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História de Portugal
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
| Código: | 
MEPHGP208 | 
   | 
Sigla: | 
HP | 
 
| Áreas Científicas: | 
Área de Docência | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| MEPHGP | 
9 | 
Planos de Estudo | 
2º | 
  4,0 | 
48 | 
 108,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer a História de Portugal, numa perspetiva crítica, como forma de pensar sobre o passado e o presente. 
 Compreender a importância da História de Portugal para a formação pessoal, o desenvolvimento social e a cidadania. 
 Aplicar os conhecimentos da História de Portugal à compreensão do mundo atual: narrativas estabilizadas, investigação e polémicas sobre o passado. 
 Ser capaz de apresentar, na forma escrita, oral ou noutros suportes, os saberes adquiridos utilizando a terminologia própria da História 
 Procurar, organizar e analisar informação, proveniente de diversas fontes (documentos escritos, iconográficos, mapas, cronologias, testemunhos orais e outros), integrando os contributos da mais recente investigação na área. 
 Compreender, interpretar e questionar, de forma crítica, fontes e elementos diversificados de informação. 
 Conceber e planificar projetos de investigação em História de Portugal, numa perspetiva de história local ou outras temáticas.
  
Conteúdos programáticos
HP ou interpretar o passado: Questões metodológicas. 
 Fontes e bibliografia. 
 HP - Evolução, tendências e tensões: 
 
 Heranças civilizacionais. 
 Formação da nação e do Estado. 
 Evolução política e protagonistas. 
 Globalização e a nova rede mundial – rotas, circulação de mercadorias e cultura.
 Colonizadores e colonizados: resistências, confrontos e miscigenações. 
 Ascensão e queda do império. 
 Minorias e (in)visibilidades.
 Revoluções liberais – de 1820 à atualidade. 
 Do Liberalismo ao Republicanismo e às ideias autoritárias. 
 Ditadura militar e Estado Novo. 
 Consolidação do salazarismo, marcelismo e “transição falhada”. 
 Contemporaneidade – Do 25 de abril de 74 à atualidade constitucional. 
 Portugal em democracia – paradigmas, investigação, tendências, polémicas, desafios e cidadania europeia.
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se o desenvolvimento dos conteúdos programáticos previstos, feito a partir dos resultados da mais recente investigação que, no último meio século, foi feita na da História de Portugal, por investigadores/as de diversas áreas, nacionalidades e conceções ideológicas. Também é possível dotar as estudantes de um conjunto de conhecimentos da História de Portugal que lhes permitem conhecer, discutir e refletir sobre opassado e o tempo recente, numa evolução de umpaís periférico a país colonial e, hoje europeu.
 A utilização da investigação recente, em contexto de sala de aula e de trabalhos a realizar, permite a reflexão sobre os diversos discursos presentes nas narrativas históricas.
  
Metodologias de ensino
As sessões de enquadramento teórico, com recurso a metodologias diversificadas, com apoio tutorial em grupo ou individualmente, privilegiam a discussão orientada sobre temas específicos, baseada em bibliografia e documentos em suportes variados.
 Para uma análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico sobre temas da contemporaneidade, as estudantes realizam trabalhos de investigação, em grupo, sobre temas do Programa. 
Metodologia e provas de avaliação
a) Trabalho individual (40%) - Reflexão crítica a partir da análise de um documentário histórico         
 b) Trabalho de grupo (45%) - Aprendizagens ativas através da História local: Trabalho de investigação ou proposta de visita de estudo sobre um tema programa da UC, a partir da mobilização de fontes primárias e do meio local (toponímia, vestígios e tradições, desocultação de invisibilidades, história oral, ...). Este trabalho deve integrar a enquadramento e fundamentação científico-teórica do tema, a construção de dossier de materiais de apoio para crianças e propostas de trabalho a desenvolver em contexto de estágio.
 c) Tarefas práticas desenvolvidas em aula – 15% 
Bibliografia
Alves, L. A. (2006). A História local como estratégia para o ensino da História. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 
 Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: Sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30 (03), 549-566 
 Costa, L., Lains, P., Miranda, S. (2011) História económica de Portugal (1143-2010). Esfera dos Livros. 
 Fiolhais, C. et al (Dir.) (2020). História Global de Portugal. Temas e Debates
 Fishman, R. (2011). Democratic practice after the Revolution. Politics and Society, 39 (2) 233-267. https://doi.org/10.1177%2F0032329211405439
 Martins, L. A. (2015) História não oficial de Portugal. Almedina. 
 Mattoso, J. (2015). Identificação de um país. Temas e Debates
 Mattoso, J. (2013). História de Portugal: edição 20 anos. Lisboa: Círculo de Leitores.
 Mauad, A. (1996). Através da imagem: Fotografia e história interfaces. Tempo, 1, (2), 73-98. 
 Rosas, F. et al. (2022). O século XX português. Tinta da China
 Rosas, F. & Oliveira, P. A. (2012). A Transição falhada: o Marcelismo e o fim do Estado Novo (1968-1974). Editorial Notícias. 
 Sardica, J. M.(2011). O Século XX português. Texto. 
 Silva, G. (2009). Prisioneiras do esquecimento: A representação das mulheres nos livros didáticos de História. Dimensões. 23 (23), 45-66.
  
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