This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > AF11
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Contextos e Práticas de Apoio a Idosos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: AF11    Sigla: CPAI
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 21 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Patricia Arguello ArguelloResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Isabel Filipe   2,00
Patricia Arguello   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar as necessidades da família face aos idosos que nela se integram.
Conhecer redes de apoio informal (família, vizinhos, amigos) aos idosos: valorizá-las e incentivá-las.
Identificar espaços de formação ao longo da vida, especialmente os que se destinam às pessoas idosas.
Compreender a necessidade de apoiar formal ou informalmente os prestadores de cuidados no seio familiar
Incentivar no seio familiar a ligação das várias gerações da família aos idosos
Identificar atividades de lazer, exercício e atividade física adequadas à população idosa
Propor atividades sociocognitivas e socioeducativas intergeracionais e para toda a famíli

Conteúdos programáticos

Redes de cuidados formais e informais: diferenças, semelhanças, complementaridade.
O voluntariado no apoio aos idosos e os idosos como voluntários.
As instituições/organizações de saúde de apoio aos idosos no sistema de saúde português – serviços hospitalares, cuidados de saúde primários, rede de cuidados continuados integrados, rede de cuidados paliativos e de saúde mental.
As especificidades dos idosos nas relações interpessoais e de cuidados Necessidades da família e de outros cuidadores informais que apoiam aos idosos.
O papel e estatuto dos cuidadores informais
Especificidades no atendimento ao idoso dependente (conforto, higiene e alimentação).
O acompanhamento de idosos aos serviços de saúde – relação com os profissionais de saúde.
Atividades e dinâmicas de estímulo sociocognitivo e socioeducativo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

É proposta uma interação dos estudantes com vários programas, projetos e contextos de apoio a idosos e com diferentes abordagens de intervenção, quer aquela que é proporcionada pelos técnicos quer pelos cuidadores informais. O contacto e interação com uma diversidade de profissionais, possibilitará o entendimento da mais valia do trabalho de equipa e o papel profissional destes técnicos. Considera-se que os conhecimentos são construídos articuladamente pela observação e compreensão das práticas, conduzindo os estudantes a uma apropriação mais motivadora e contextualizada.

Metodologias de ensino

O processo de aprendizagem incluirá:
1. Análise e leitura, por cada um dos grupos, de textos que enquadram teoricamente um dos contextos/práticas que irão ser visitados online pelos estudantes e respectiva apresentação à turma.
2. Seminários temáticos com a presença de profissionais e técnicos associados a vários contextos e práticas de apoio a idosos,
3. Testemunhos de técnicos, cuidadores e idosos, no contexto da sala de aula( Ensino a distancia - HEaD - Horas Presenciais com Streaming HPS)
4. Visita a um contexto de apoio aos idosos para conhecimento global da instituição e para a realização de uma entrevista ao responsável e/ou a técnicos da instituição (estudantes organizados em grupos de 3).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas e abordagens desenvolvidos nas aulas e a respectiva articulação com o conhecimento dos contextos e dos cuidadores formais e informais, constituem a metodologia central da UC, considerando-se que esta permitirá aos estudantes apropriarem-se dos objectivos da UC, começando assim a perspectivar as bases e as exigências do trabalho de serviço familiar e comunitário na área dos idosos.

Metodologia e provas de avaliação

A Metodologia terá em conta os seguintes elementos:
INDIVIDUAL
Participação nos trabalhos/atividades promovidas nas aulas 10%
Reflexão sobre os conteúdos abordados na UC de contextos e práticas de apoio a idosos 30%
GRUPO
Apresentação da pesquisa sobre a temática escolhida 30%
Relatório escrito do contexto a visita 20%
Apresentação oral do Relatório do contexto a visitar 10%

Regime de assiduidade

A assiduidade dos estudantes rege-se por um minimo de 75% de frequência nas aulas de aplicação excentuando-se os estudantes com estatuto especial ( Artigo 24º do RFA)

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

World Health Organization ;World report on ageing and health. World Health Organization. [Online] (http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/186463/1/9789240694811_eng.pdf?ua=1)
Segurança Social;Segurança Social , 2023 (https://www.seg-social.pt/inicio)
Carta Social, 2023 (https://www.cartasocial.pt/inicio)
Silva,J.A(coord) (2021).;Os Novos Idosos: Envelhecimento ativo e direito., Almedina
Pereira, J. D., Lopes, M. L. & Rodrigues, T. M. (2015);. Animação Sociocultural, Gerontologia, Educação Intergeracional: estratégias e métodos de intervenção para um envelhecimento ativo. Intervenção, Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.. ISBN: ISBN: 978-989-97571-7-2.
Desmet, L. M. (coord.) (2015);Envelhecer no estrangeiro: retalhos de vida., Casa da Misericórdia de Lisboa. ISBN: ISBN 978-989-8712-26-4
Viegas, S. M. & Gomes, C. A. (2007). ;A identidade na velhice., Ambar. ISBN: ISBN: 978-972-43-1261-3.
Pinto, F. C. & Requejo Osorio, A.(coord.) (2007). ;. As pessoas idosas: contexto social e intervenção educativa., Instituto Piaget. ISBN: 978-972-54077-4-5
Pinto, J. C. & Pinto, H. R. (coord.) (2021). ;Envelhecimento: dimensões e contextos, Universidade Católica Editora
Valente, A., Nunes, S. & Santos, M. (2019). ;Antes de morrer quero… , Cultura Editora. ISBN: 978-989-54374-6-7.
Opções
Página gerada em: 2024-06-13 às 01:12:22 Última actualização: 2010-07-19