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Problemas Sociais Contemporâneos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: AF12    Sigla: PSC
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 21 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Cristina Roldão   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender a complexidade do mundo atual e os grandes desafios que a humanidade enfrenta num quadro de globalização hegemónica.
- Caracterizar as crises económica, demográfica/migratória e cultural, examinando os principais pontos de vista sobre os problemas sociais contemporâneos delas decorrentes.
- Analisar os processos identitários, marcados pela crescente mobilidade e interação de estilos de vida em espaços urbanos.
- Debater os problemas decorrentes da explosão demográfica, do envelhecimento e das migrações.
- Avaliar alguns problemas como o da violência sobre as crianças, o racismo, a xenofobia, os fundamentalismos e os atropelos aos direitos humanos.
- Gerir o saber das várias ciências sociais e humanas como fontes de conhecimento relevante para a sua área profissional.

Conteúdos programáticos

1. Problemas Sociais Contemporâneos

Identificação dos principais problemas sociais contemporâneos em Portugal, na Europa e no Mundo.
As perspectivas dos cientistas sociais e a participação cívica em contextos nacionais e transnacionais.
As crises económica, demográfica e cultural.

2. As Ciências Sociais face aos problemas sociais contemporâneos
Migrações S-N. A integração na UE das minorias étnico-culturais e os fenómenos de racismo e xenofobia.
O terrorismo internacional. Globalização hegemónica.
Explosão demográfica. Envelhecimento da população. Crise da família.
Crise económica e financeira. Desemprego. Consumismo e endividamento.
Os fogos e o ordenamento do território. Os recursos naturais e a pobreza no mundo. Desertificação do mundo rural.
O choque de Civilizações.
Maus tratos infantis e crianças em risco. As identidades híbridas em sociedades multiculturais.
O narcotráfico. Insegurança e violência urbanas. Culturas juvenis e marginalidades. Os sem-abrigo.
A crise da democracia: o abstencionismo.

3. Implicações Educacionais e de Cidadania

A Juventude e ação social e cívica.
Aprendizagem e Cidadania em torno dos problemas sociais contemporâneos.

Software

Moodle

Zoom-colibri


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Renovados desafios se apresentam às sociedades contemporâneas. No mundo globalizado, os problemas sociais são cada vez menos locais. Na óptica de uma cidadania global, os problemas dos outros são também os nossos. Esses desafios têm de ser problematizados e enfrentados de diferentes perspectivas: política, cultural, económica, sociológica, antropológica, geográfica.
Enfrentar, de forma séria, os graves problemas sociais contemporâneos exige análise e reflexão, para identificar algumas das suas causas e os tentar resolver ou, pelo menos, atenuar as suas nefastas consequências. A sua (re)solução, em muitos dos casos, implica disponibilidade, empenhamento cívico e novas formas de cooperação.
Não sendo possível (nem necessário) uma abordagem (transdisciplinar) exaustiva de todos os problemas sociais, por limites temporais e por razões didácticas, foram seleccionados alguns dos mais significativos (havendo abertura a outras propostas vindas dos estudantes).

Metodologias de ensino

Espera-se uma participação activa dos estudantes no desenrolar de todas actividades (lectivas e não lectivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através da participação nas aulas, nos encontros de orientação tutória e na moodle.

Os diferentes temas e conteúdos serão organizadas pela docente em aulas teóricas e práticas. E através do trabalho autónomo proposto através de matérias disponibilizados na plataforma Moodle.
As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:

- Leitura comentada e reflexão crítica de textos da imprensa escrita.
- Organização e dinamização de debates na turma.
- Acompanhamento tutorial com especial enfoque nas atividades de pesquisa documental e empírica e a na dinamização de aulas-seminário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Primeiramente, cada grupo de estudantes escolhe um problema social contemporâneo (PSC) para um estudo analítico aprofundado que deverá ter conta (i) as suas manifestações em Portugal e, pelo menos, num outro país; (ii) as diversas implicações (sociais, politicas, culturais, educacionais, …) decorrentes do PSC em questão; (iii) a enunciação fundamentada de hipóteses de (re)solução do PSC estudado.
Numa segunda etapa, o grupo apresenta o seu trabalho de pesquisa aos restantes colegas através da dinamização de uma aula síncrona, onde é privilegiado o espaço para o debate/contraditório.
Procura-se assim incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos interpares. Tal não invalida a concretização de atividades individuais: (i) pesquisa, na imprensa nacional e internacional, de material relativo ao problema social contemporâneo selecionado para estudo e análise; (ii) redação de um comentário critico a textos e/ou documentos divulgados (na moodle) pelo docente.
No sentido de uma continuidade de trabalho, que apenas uma aula síncrona por semana e o ensino à distância dificulta, e de uma partilha constante e actualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível na dinamização das aprendizagens e na coesão do grupo-turma.

Metodologia e provas de avaliação

Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua.
A classificação final terá em conta os seguintes parâmetros:
• Participação pertinente nas aulas. (15%)
• Relatório/reflexão critica (individual) sobre um PSC com base em notícias da imprensa nacional e internacional pesquisadas pelo/a estudante (40%)
• Trabalho de pesquisa (em grupo) sobre um problema social contemporâneo à escolha entre os tratados nos conteúdos programáticos da UC e dinamização de uma aula síncrona / seminário com base na investigação produzida. (45%)

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0
Opções
Página gerada em: 2024-06-25 às 11:59:41 Última actualização: 2010-07-19