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Projeto Pessoal de Vida

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: AF17    Sigla: PPV
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 16 Plano de Estudos 2015_16 3,0 27 81,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Isaura Fernanda Graça PedroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,80
Antónia Fernandes   0,93
Isaura Pedro   0,87

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Entender como se processa a construção da identidade pessoal, designadamente a consciência de si; Compreender o papel dos fatores sociais e psicosociais no desenvolvimento e capacitação pessoal;
Saber o que significa um projeto de vida e uma história de vida, o que os une e os distingue concetualmente;
Compreender a importância da participação social da pessoa na determinação do seu percurso de vida;
Saber como se podem apoiar as pessoas e/ou as famílias a delinear os seus projectos de vida.

Conteúdos programáticos

Fatores pessoais e psicosociais na construção identitária;
Fatores motivacionais, expetativas e valores na formação da identidade pessoal;
A consciência de si no desenvolvimento pessoal e social;
Os conceitos de projeto de vida e histária de vida;
A perceção de suporte social e de capacitação na construção dos projetos de vida;
Hisstórias de vida: identificação de momentos chave, processos de transição, crises e conflitos;
Histórias de vida:Análise e identificação de capacidades, desejos, potencialidades e limites;
A metodologia de projeto em Intervenção Social;
Diagnóstico/avaliação de uma situação, definição de objetivos e clarificação de estratégias de intervenção.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos essenciais desta UC estão inequivocamente relacionados com a Psicologia Educacional e do Desenvolvimento e com a perspetiva, entre outros, de Carl Rogers sobre a participação ativa da pessoa na definição da sua própria vida, a partir de um trabalho sobre a consciência de si (que mais tarde outros irão trabalhar e explorar, António Damásio, por exemplo). Estes conteúdos enquadram a metodologia que se pretende trabalhar – o projecto pessoal de vida (PPV) e cujo objectivo é dotar os futuros técnicos de intervenção social de ferramentas que lhes possam ser úteis no exercício da profissão.

Metodologias de ensino

Irá utilizar-se uma metodologia que propicie ativamente a apropriação dos conteúdos da UC pelos estudantes:
- Aulas dialogadas e com recurso ao sociodrama.
- Leitura e debate de pequenos textos
- Visualização de alguns documentos audiovisuais
- Leitura e análise de histórias de vida, detetando quais os seus problemas e que tipo de trabalho de poderia realizar com a pessoa
- Realização de tarefas relacionadas com a construção do PPV
- Conhecimento e aplicação de uma diversidade de técnicas e instrumentos que estão relacionados com a construção do PPV
- Realização de uma história de Vida e de um projecto pessoal de vida associado (em articulação a UC de SAD).
- Realização de sínteses de aula

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A natureza da UC exige uma apurada articulação entre a partilha de experiências (dos próprios sujeitos da formação ou de relatos publicados) e as atividades de natureza teórico-conceptual que confiram sentido e organizem essas experiências. Essa alternância metodológica permite espaços de análise conceptual mas também emocional, dando lugar à reflexão sobre o “outro” partindo do “eu” e à identificação participada dos elementos que devem constar de um projeto de vida.

Assim, as metodologias escolhidas permitem trabalhar o quadro teórico de base na sua ligação à metodologia de construção do PPV, incentivando os alunos a descobrir e a experimentar, primeiro com eles e entre eles e depois experimentando no terreno (crianças, jovens, adultos e idsoso de um bairro), em contexto, a própria metodologia.

Metodologia e provas de avaliação

Realização de duas tarefas de sala e elaboração de reflexão individual escrita (40%)
Trabalho de Grupo (três elementos) avaliação partilhada entre as UC Projeto Pessoal de Vida /Apoios Sociais no domicilio - Elaboração o de um projeto pessoal de vida: planificação de uma intervenção em contexto domiciliário (60%).
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade avaliativa. Esta classificação corresponde à classificação final obtida na Unidade Curricular em época de avaliação contínua. No caso de o estudante não ter obtido classificação superior a 9,5 valores na atividade realizada em avaliação contínua, em época de exame tem que submeter novo Projeto Pessoal de Vida.


Bibliografia Principal

Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes Editores, 1983
Rogers, C.;Terapia Centrada no Paciente, Moraes Editores, 1983
Miranda, Mª João & Ana Beja;Programa de Treino de Competências Funcionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais, Psicosoma, 2012
Abreu, J. L. Pio;O modelo do psicodrama moreniano, Quarteto Editora, 2001
Schoen-Ferreira, Teresa Helena et al;“A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório”, 2003 (Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n1/17240)
Catalão, João Alberto e Penim, Ana Teresa;Ferramentas de Coaching, Lidel – Edições e Técnicas, Lda, 2000
Costa, E.;Gerontodrama: a velhice em cena, estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade., Ágora, 1998
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes Editores, 1983
Rogers, C.;Terapia Centrada no Paciente, Moraes Editores, 1983
Miranda, Mª João & Ana Beja;Programa de Treino de Competências Funcionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais, Psicosoma, 2012
Abreu, J. L. Pio;O modelo do psicodrama moreniano, Quarteto Editora, 2001
Schoen-Ferreira, Teresa Helena et al;“A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório”, 2003 (Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n1/17240)
Catalão, João Alberto e Penim, Ana Teresa;Ferramentas de Coaching, Lidel – Edições e Técnicas, Lda, 2000
Costa, E.;Gerontodrama: a velhice em cena, estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade., Ágora, 1998
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