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Estágio

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: AF19    Sigla: EST
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 15 Plano de Estudos 2015_16 30,0 110 810,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável
Isaura Fernanda Graça PedroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 7,34
Antónia Fernandes   2,66
Luísa Ramos de Carvalho   2,00
Patricia Arguello   2,67

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes consigam:

-conhecer as dinâmicas dos serviços que apoiam a infância e 3ª idade: creche; jardim de infância; apoio domiciliário a idosos; apoio a crianças com NEE;
-interagir com os membros da família e da comunidade;-
-comunicar e colaborar com profissionais cooperantes;
- saber usar fundamentação de natureza pedagógica na construção da sua intervenção;
-desenvolver competências de observação e de análise crítica das práticas presenciadas, com base em conhecimentos gerais da Pedagogia da Infância e do envelhecimento;
-conhecer e saber aplicar as metodologias de planeamento da intervenção social no apoio à familia;
-revelar capacidade de reflexão sobre situações reais observadas e sobre a sua própria prática profissional.

Conteúdos programáticos

1. A construção social das profissões:

-As profissões de trabalho social
-A ética e a deontologia na intervenção social
-Construção da identidade profissional como processo social, institucional e individual.

2. Metodologia de trabalho de projeto

-Conceito de projeto
-Fases do trabalho de projeto

3. Metodologias de reflexão

-Reflexão ao longo do processo de intervenção
-Diários, portfólios, fóruns profissionais e outros instrumentos de reflexão profissional
- Formação ao longo da vida.

Software

Colibri-Zoom e Teams

Moodle


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos permitem suportar as aprendizagens que são necessárias desenvolver nos diferentes contextos de estagio apelando para conteúdos de aplicação comum a diferentes contextos como é exemplo o trabalho de projecto.

Metodologias de ensino

O ensino é realizado através de alguns seminários ao longo do semestre e tutorias individualizadas, uma vez que a Unidade Curricular não tem um horário semanal atribuído no segundo semestre. Os diferentes temas dos seminários são abordados em função das necessidades globais dos estagiários e as tutorias decorrem dos problemas práticos de cada um dos estudantes e da especificidade do seu local estágio.
O acompanhamento tutorial dos estagiários foi concretizado também, com recurso às Plataformas Colibri-Zoom, Teams e através de correio eletrónico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino suportam os objectivos de aprendizagem da UC uma vez que são adaptadas aos contextos de estágio de cada estudante, logo às diferentes aprendizagens que necessitam de fazer.

Metodologia e provas de avaliação

O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
¬ Espera-¬se que cada estudante:
(a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever problemas e apresentar soluções; (d) execute o plano de estágio; e) elabore e apresenta o relatório e dossier de estágio.
Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas sessões presenciais preparatórias do estágio.
Elementos de avaliação:
a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação e defesa do Relatório de Estágio; e) Elaboração e apresentação do Dossier de Estágio; f)Avaliação qualitativa do Supervisor edo Orientador de estágio; g) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado necessárias 700 horas presenciais a efectuar no local de estágio

Regime de assiduidade

O estágio curricular tem a duração de 700 horas a tempo inteiro

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

Sara Banks&Kirsten Nøhr [cood];Ética prática para as profissões do Trabalho Social , Porto Editora, 2008
Maria José MarotoEusebio;Desafios a pensar na Familia, Universidade Católica, 2014
Cristina de Robertis;Metodologia da Intervenção em Trabalho Social, Porto Editora, 2011
Opções
Página gerada em: 2024-10-04 às 11:59:03 Última actualização: 2010-07-19