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Antropologia Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
CS100005 |
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Sigla: |
AC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Conhecer os conceitos operatórios do saber antropológico.
- Compreender a complexidade holística do ser humano no quadro da sua diversidade cultural.
- Analisar mecanismos geracionais de enculturação conducentes à apropriação do património (material e imaterial) e da herança sociocultural em diferentes comunidades.
- Compreender valores e saberes de outras culturas, relativizando as diferenças.
- Equacionar processos de reconfiguração das identidades, marcados por modos de organização social periféricos.
- Participar em actividades de iniciação à investigação antropológica através de uma prática etnográfica de trabalho de campo: recolher, analisar e interpretar dados empíricos e artefactos culturais, no contexto da cultura popular portuguesa; discutir implicações sociais e metodológicas.
- Gerir o saber antropológico como uma fonte de conhecimento relevante para a sua área profissional.
Conteúdos programáticos
1. Introdução à Antropologia
- A Antropologia Cultural no contexto das ciências sociais
- Etnografia, Etnologia e Antropologia. A evolução do pensamento antropológico
- A diversidade, razão de ser da Antropologia. Os domínios da Antropologia
- Noções de Cultura. O fenómeno social total
- As especificidades metodológicas da investigação antropológica: Trabalho de campo e observação participante. Método biográfico/histórias de vida
2. Sociabilidades e Identidades Culturais
- Indivíduo e Sociedade: Padrões de Cultura
- Identidade e alteridade. As identidades híbridas
- Diversidade cultural e relativismo cultural
- Etnocentrismo, Racismo e Xenofobia
3. Globalização, Cultura e Cidadania
- A Mundialização da cultura e a erosão das culturas singulares
- Memória e Esquecimento: Património Cultural e Imaterial da Humanidade
- Antropologia da multiculturalidade. Do colonialismo à pós-independência
- Imigração e os processos de integração/exclusão
4. Etnografias Urbanas e Diversidades
- As sociedades complexas. A Antropologia Urbana
- Etnografias Urbanas em Portugal
- Os laboratórios do global: as cidades
- Rituais da contemporaneidade urbana
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Um forte constrangimento da UC reside no percurso académico dos estudantes pois a Antropologia não esteve presente na sua formação geral no Ensino Secundário. Assim sendo, parte significativa da UC é dedicada aos conceitos operatórios, especificidade metodológica e evolução histórica desta ciência.
Procura-se que os estudantes desenvolvam a compreensão das grandes transformações, das últimas décadas, fruto de avanços científicos e tecnológicos num mundo cada vez mais globalizado, onde as distâncias (geográficas e culturais) se vão esbatendo e as desigualdades (económicas e sociais) acentuando.
Daí, conhecer os povos que têm tornado as nossas sociedades mais multiculturais; nelas se entrecruzam populações com diferentes costumes e estilos de vida. Tal traduz-se na emergência de novas realidades: p.e., as relacionadas com a (re)configuração de identidades étnico-culturais.
Apropriação dos dispositivos metodológicas da Antropologia implica a prática do trabalho de campo, pelo que os estudantes realizam actividades de observação participante, de preferência, em contextos da sua futura área profissional.
Metodologias de ensino
Espera-se uma participação ativa das e dos estudantes no desenrolar de todas atividades (letivas e não letivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através de uma presença assídua nas aulas, nos encontros de orientação tutória e na moodle; esta plataforma informática será um meio privilegiado para, em particular os trabalhadores-estudantes, acompanharem as atividades da UC.
As diferentes temáticas serão organizadas pela docente em aulas teóricas e teórico-práticas com utilização de meios multimédia. As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:
- Leitura comentada de textos antropológicos de referência;
- Reflexão crítica a partir de visionamento de vídeo-documentários e de outro material audiovisual;
- Prática etnográfica de trabalho de campo, com apoio tutorial: iniciação aos processos de observação participante;
- Realização de visitas de estudo a museus etnográficos, etnológicos e/ou antropológicos;
- Dinamização de eventos com individualidades da comunidade antropológica, exteriores à ESE;
- Exercícios escritos (genograma, histórias de vida, resumo crítico, relatório etnográfico).
As/os estudantes serão incentivadas/os a desenvolver atividades de cooperação com entidades/personalidades científico-profissionais ligadas à Antropologia.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino procuram, em primeiro lugar, levar as/os estudantes a um contacto direto com o saber antropológico, quer pela visita a museus etnográficos quer pela leitura e análise de monografias antropológicas produzidas, principalmente, por investigadores nacionais em contexto europeu ou, ainda, pela aproximação às instituições/personalidades relevantes desta comunidade científica. Em segundo lugar, incentiva-se as/os estudantes a uma prática etnográfica de trabalho de campo, em interacção directa com as culturas locais e/ou contextos profissionais ligados à sua área profissional. A apropriação dos métodos próprios desta ciência social tem, naturalmente, pelos constrangimentos temporais, um caráter introdutório. Daí que as sessões de tutoria tenham especial enfoque na preparação e acompanhamento dos trabalhos de campo e da observação participante.
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares pelo que a parte nuclear dos trabalhos de avaliação é realizada em pequenos grupos (excepto para os trabalhadores-estudantes, se assim o desejarem). Tal não invalida a concretização de atividades individuais: tanto as ligadas à elaboração exercícios de observação participante como as que questionam os processos de construção de identidade(s) das pessoas.
No sentido de uma continuidade de trabalho e de uma partilha permanente e atual de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível.
Metodologia e provas de avaliação
As/os estudantes serão sujeitas/os a um processo de avaliação contínua.
A classificação final terá em conta os seguintes parâmetros:
(i) 50%: Participação nas atividades da turma: qualidade das apresentações e intervenções na aula e realização de três atividades (15% apresentação oral de tema antropológico conducente à realização de trabalho de grupo final; 15% exercício escrito de observação; 15% relatório de visita de estudo a um museu);
(ii) 50% - Trabalho etnográfico, apresentação oral e escrita: estudo etnográfico - iniciação à prática de trabalho de campo (vila, aldeia, bairro, outros grupo etc.); conhecimentos adquiridos; domínio e aplicação dos conceitos; capacidade de pesquisa, análise e interpretação dos dados empíricos; clareza, rigor e precisão na linguagem (argumentação articulada e coerente; distinção entre essencial e acessório) – deverá incluir reflexão escrita individual entre o trabalho realizado e os conteúdos lecionados, a definir.
Regime de assiduidade
Aconselha-se a consulta do Regulamento de Frequência e Avaliação, aprovado a 04/12/12.
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