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História Contemporânea e Cidadania

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: CS200011    Sigla: HCC
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 39 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Catarina Pinto   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

­Conhecer os grandes momentos da História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua complexidade e correlação;  ­ 
Saber relacionar as diferentes dimensões espácio­-temporais inerentes ao período contemporâneo e compreendê-­las numa perspetiva simultaneamente sincrónica e diacrónica
Identificar os principais atores políticos do Portugal contemporâneo analisando criticamente a sua ação.
Mobilizar conhecimentos numa perspetiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro.
­Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação de acordo com as regras da investigação histórica.
­Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual, por forma a que o estudante revele conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico; distinga os discursos do senso comum e da ciência histórica.

Conteúdos programáticos

I PARTE O LIBERALISMO 1. A revolução liberal. II PARTE  A REPÚBLICA 1. O novo regime político republicano 1.1 Estado laico e a questão religiosa. 2. A República e os movimentos sociais. 3. O sidonismo 3.1. Elementos de modernidade do sidonismo III PARTE  O ESTADO NOVO 1. A crise do regime republicano e o contexto internacional 1.1.Uma nova geografia europeia no pós­guerra. 1.2. As principais fontes ideológicas do Estado Novo. 2. A consolidação do regime 3. A estrutura social portuguesa dos anos 30 aos anos 50. 4. Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo. 5 . As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo. 6. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo 7. A política educativa do Estado Novo
IV PARTE  GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL

Software

Moodle

Zoom-Colibri


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração regional e mundial, dos seus valores e do seu devir, constituem aspetos fundamentais da construção e afirmação de identidade, para o que a História, enquanto disciplina, pode e deve contribuir. A formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção é reforçada pela forma como se encara aqui o contributo da História Contemporânea. Com estes conteúdos programáticos pretende­se ainda que o/a estudante se aproprie de “referências fundamentais” que lhe permitam uma leitura diacrónica e sincrónica dos principais momentos da História Contemporânea de Portugal.

Metodologias de ensino

­Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas. Estas sessões decorrerão preferencialmente em plenário.
Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes variados.
Análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico.  
Elaboração de análise crítica e comentário de um texto ou trabalho científico de História Contemporânea, em grupo e apresentação e comunicação oral dos resultados em aula.
Realização de um projeto de investigação individual a partir de fontes primárias.
O apoio tutorial assumirá privilegiadamente a forma a distância, recorrendo-­se ao mail e a video-cenferência na plataforma ZOOM.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino pretendem confrontar os estudantes com o saber histórico pela leitura e análise de trabalhos de investigação histórica produzidas por investigadores da História Contemporânea no sentido de se apropriarem de aspetos teóricos fundamentais desta área do saber.  O incentivo para a realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias, preferencialmente relacionadas com a história local, assume grande relevância no conjunto dos trabalhos produzidos pelos estudantes. A apropriação dos métodos próprios da investigação histórica constitui um momento de grande relevância vivenciado no percurso deste processo de trabalho.  As sessões de tutoria desempenham um papel fundamental na preparação e acompanhamento destes projetos de investigação.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação: 
1) Participação e intervenção pertinente nas aulas  práticas e teórico/práticas – 15%
2) Trabalho de investigação (individual) – 60%;
3) Apresentação oral em aula da análise crítica de um artigo / documentário relativo a uma investigação em História Contemporânea (trabalho em grupo) – 25%;

Regime de assiduidade

Seguem-se as disposições previstas no Regulamento de Frequência e Avaliação da ESE (2022) e ashttps://www.si.ips.pt/ips_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-519467408/20230627_Regulamento_RAA.pdf

Observações

Situações específicas serão discutidas entre estudantes e docente e/ou RUC.

Opções
Página gerada em: 2024-06-13 às 02:00:01 Última actualização: 2010-07-19