This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10039
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Geografia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: EDB10039    Sigla: G
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 82 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Carlos Cruz   8,00
Ricardo Coscurão   2,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhece os fundamentos do raciocínio geográfico e contextualiza-o no espaço e no tempo
Conhece e relaciona os fundamentos epistemológicos da Geografia e relaciona-os com outras ciências no contexto da história da ciência e da tecnologia
Identifica e compreende a localização de diferentes fenómenos físicos e humanos
Identifica padrões de distribuição dos fenómenos físicos e humanos e a sua interrelação
Identifica dinâmicas territoriais quer do ponto de vista humano quer físico
Relaciona os padrões de distribuição dos fenómenos e as dinâmicas espaciais a várias escalas
Conhece algumas das principais teorias de distribuição dos fenómenos e processos físicos e humanos
Reconhece e aplica os conhecimentos teóricos na identificação das características geográficas do espaço a várias escalas
Conhece as principais técnicas de representação do espaço e as suas limitações e potencialidades
Realiza cartografias simples e análises de distribuição dos fenómenos a várias escalas
Conhece e utiliza instrumentos e técnicas de localização espacial
Identifica in situ as principais características do espaço geográfico
Conhece as características dos principais instrumentos de Ordenamento do Território de âmbito local e reconhece as opções territoriais que contêm

Conteúdos programáticos

1. A Geografia: ideias e Geografias
• Os precursores da Geografia
• A Geografia Regional, a Geografia Geral e as várias Geografias
• A expressão gráfica e as representações do espaço
• As técnicas de identificação e de análise do espaço geográfico

2. A distribuição dos fenómenos no espaço
• Modelos de localização das atividades humanas e da organização do espaço em geral
• Os fenómenos e processos físicos em Geografia Física

3. O Ordenamento do Território
• A Península de Setúbal: caracterização e dinâmicas
• O Ordenamento do Território face ao desafio do sustentabilidade: das economias de aglomeração à identificação do genius locci através da paisagem


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão estruturados em torno do raciocínio geográfico, e, particularmente, da análise geográfica desenvolvida a várias escalas.
A primeira parte “Geografia, ideias e Geografias” centra-se exatamente na passagem de uma geografia regionalista, para uma geografia locativa e centrada na análise da distribuição dos fenómenos no espaço.
O segundo bloco fornece aos alunos as teorias e elementos explicativos principais da Geografia, quer nos aspetos humanos quer nos aspetos físicos e naturais.
A terceira parte dos conteúdos centrada “Ordenamento do Território” permite pôr em prática os diversos instrumentos de análise geográfica na resolução dos problemas espaciais existentes na Península de Setúbal e na Área Metropolitana de Lisboa. A análise das dinâmicas do espaço natural, bem como do território, entendido como espaço vivido, concretiza-se aqui na abordagem dos vários problemas territoriais existentes, como a localização das grandes infraestruturas, pontes, autoestradas e aeroportos e concretiza, na prática, as abordagens teóricas abordadas.

Metodologias de ensino

As metodologias de ensino procuram realizar atividades ativas. Estas estão centradas na resolução de fichas de trabalho, individualmente e em grupo, no visionamento e posterior discussão de documentários, da leitura de textos e posterior discussão em grupo-turma, bem na realização de trabalhos de grupo. Grande parte destas atividades são complementadas por momentos de exposição teórica.
É também central a existência de pelo menos uma grande saída de campo ou visitas de estudo, normalmente de dia inteiro (autocarro) à Península de Setúbal.
O acompanhamento tutorial dos trabalhos de grupo é feito em sala de aula, presencialmente e também via Zoom de forma síncrona. O acompanhamento tutorial individual será realizado fundamentalmente a distância.
Nas sessões de síncronas a distância privilegia-se a realização de atividade em salas simultâneas, seguidas de discussão em grupo-turma.
A plataforma Moodle será utilizada em todas as sessões pelo docente e a sua organização e materiais, como fichas de trabalho, hiperligações, textos para leitura, excertos de jornais, mapas, etc., estão disponíveis na plataforma Moodle de forma cronológica, sessão a sessão.
Estas metodologias estão em consonância com o Modelo Pedagógico da ESE/IPS, que refere explicitamente o uso de uma pluralidade de métodos e recursos, entendida como condição necessária para atender à diversidade dos estudantes, às suas preferências de aprendizagem, bem como às características das unidades curriculares e em estudo.
Em todas as sessões será feito amplo recurso a mapas a várias escalas, bem como a fotografias de satélite, de forma a desenvolver mais especificamente as competências relacionadas como a graficacidade e com a correta leitura e interpretação de mapas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

- Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial será feito para os trabalhos de grupo e poderá ser presencial e/ou a distância.

- Participação dos estudantes
Espera-se dos estudantes que participem ativamente nas aulas, mas também que sejam capazes de desenvolver trabalho de campo, de acordo com os objetivos a alcançar em cada um dos trabalhos práticos de grupo.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
- avaliação formativa
Os elementos de avaliação sumativa serão: trabalhos individuais, trabalhos de grupo e um teste presencial. As modalidades de avaliação serão negociadas com os alunos nos primeiros quinze dias de aulas, de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação, e publicadas posteriormente na plataforma Moodle.

Regime de assiduidade

Nas sessões teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 50% e para as saídas de campo é de 100%.

Bibliografia

Barry, R., Chorley, R. (2021). Atmosphere, weather & climate. Routledge.
Cruz, M. (1973). A margem sul do estuário do Tejo. Edição da autora
Daveau, S. (2021). O ambiente geográfico natural. Edições João Sá da Costa
Domingues, A. (2021). Paisagens transgénicas. Museu da Paisagem
Marshall, T. (2021). O poder da Geografia. Dez mapas que revelam o futuro do mundo. Desassossego.
Mattoso, J., BELO, D.; DAVEAU, S. (2011). Portugal.O sabor da Terra. Temas e Debates.
Medeiros, C. A. (Coord.) (2009). Geografia de Portugal. 4 vol. Círculo de Leitores.
Ribeiro, O. (1998). Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico. Esboço de relações geográficas. Livraria Sá da Costa.
Salgueiro, T. B. (2001). Lisboa, periferia e centralidades. Celta.

Opções
Página gerada em: 2024-06-13 às 02:03:13 Última actualização: 2010-07-19