|
Ciências Sociais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
EDB10049 |
|
Sigla: |
CS |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
15 |
Plano de Estudos 2015_16 |
1º |
5,0 |
30 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Sabe observar a realidade social e reflecte criticamente sobre a diversidade dos grupos sociais, suas dinâmicas e seus contextos.
- Compreende as características das sociedades actuais como contextos de regularidades e mudança.
- Utiliza adequadamente os instrumentos conceptuais básicos das ciências sociais.
- Utiliza instrumentos de recolha, análise e tratamento de informação diversificada sobre objectos de trabalho desta UC.
Conteúdos programáticos
As Ciências Sociais vs. senso comum
As Ciências Sociais e os obstáculos ao conhecimento científico: a naturalização dos factos sociais, senso comum e ideologias
A unidade do social e a pluralidade das ciências sociais
A diferenciação das ciências sociais e humanas
Pluri/interdisciplinaridade
As metodologias das Ciências Sociais
Metodologias quantitativas e metodologias qualitativas
Temáticas centrais das Ciências Sociais
Natureza/ Cultura
Indivíduos/ Sociedade
«Nós»/ «Outros»
Estratificação, hierarquização e desigualdades sociais
A diferenciação geracional
A desigualdade de género
A discriminação étnico-cultural
A desigualdade perante a riqueza: trabalho, emprego e profissão; classes sociais
Famílias e Parentesco
Genealogias
Identidade e pertença
Tradição e modernidade
Os espaços sociais
Os lugares antropológicos: a comunidade
A cidade e os não-lugares
As novas reconfigurações do rural e do urbano
As Ciências Sociais no Estudo do Meio
Kieran Egan e a crítica ao Expanding Horizons
As Ciências Sociais a partir de narrativas
Kiean Egan: o pensamento mítico e o pensamento romântico e a construção de atividades didáticas no âmbito das ciências sociais
Software
Zoom colibri
Moodle
Zoom colibri
Moodle
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Sendo as C. Sociais, por natureza, pluri/interdisciplinares, a UC procura fornecer quadros conceptuais que permitem uma melhor compreensão do indivíduo social, da sociedade e suas dinâmicas, bem como da rede de relações culturais que regulam a vida dos indivíduos e das sociedades. Uma vez que as realidades sociais, pela sua complexidade, não se podem compreender ou explicar cabalmente através de olhares disciplinarmente fragmentados, procura-se promover uma abordagem pluri/interdisciplinar dos fenómenos sociais, utilizando perspectivas teóricas e metodológicas destas diversas ciências. Os conteúdos, conceitos e metodologias desta UC estão ancorados nas diferentes disciplinas – antropologia, ciência política, economia, história, geografia, psicologia social, sociologia – e centram-se, sobretudo, nos fenómenos sociais que caracterizam as modernas sociedades, nos aspectos do comportamento humano, grupos sociais, e da organização societária na diversidade das suas culturas.
Metodologias de ensino
Nas aulas, as diferentes temáticas são organizadas pelos docentes com utilização de meios multimédia. Os processos de trabalho incluirão: (a) participação nas aulas e atividades; (b) leitura, análise e discussão de textos; (c) elaboração de resumos escritos e/ou de comentários críticos a investigações realizadas; (d) elaboração de pequenos trabalhos de investigação empírica; (e) participação nas sessões de tutoria para apoio à elaboração do trabalho de investigação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino procuram fundamentalmente levar os estudantes a um contacto com o saber específico das diversas ciências sociais e, muito em particular, com os produtos resultantes de trabalhos de investigação empírica centrados na multifacetada realidade portuguesa. Daí os estudantes serem incentivados a procurar estudos recentes, divulgados na imprensa diária e nas revistas científicas da especialidade, e a partilharem-nos nas aulas e no moodle.
As sessões de tutoria são predominantemente orientadas para a preparação dos instrumentos de recolha de dados, acompanhamento e supervisão do respetivo trabalho de investigação empírica.
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares pelo que a componente nuclear dos trabalhos de avaliação é realizada em pequenos grupos (exceto para os trabalhadores-estudantes, se estes assim o quiserem). Tal não invalida a concretização de atividades individuais, ligadas ao trabalho autónomo e à pesquisa documental.
No sentido de uma continuidade de trabalho e de uma permuta constante e atualizada de recursos educativos, o uso da plataforma Moodle é um instrumento imprescindível nas aprendizagens e na coesão do grupo-turma.
Metodologia e provas de avaliação
Os/as estudantes são sujeitos a um processo de avaliação contínua, a decorrer ao longo do semestre. Parâmetros a ter em conta na classificação final:
- Participação pertinente nas atividades de turma - 10%
- Trabalho de investigação em grupo: 45%
- Trabalho prático individual: 45%
|
|