This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAS09
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Políticas Sociais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: LAS09    Sigla: PS
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 34 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Cristina Maria Gomes da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Cristina Gomes da Silva   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Discutir a natureza do Estado ­Providência nas sociedades modernas e, em particular, na União Europeia.
­ Refletir sobre a natureza e o âmbito da política social e as novas formas de a conceptualizar como resposta a
novas categorias de problemas e a alterações nas condições de produção de bem­estar
­ Posicionar­se perante alguns dos significados e controvérsias na definição das Politicas Sociais em
diferentes domínios, do emprego à prevenção da exclusão, da habitação à saúde.
­ Problematizar políticas e perspetivas legislativas que sustentam os processos de animação e intervenção
sociocultural em diferentes domínios e campos profissionais (do domicílio, do acolhimento, da inserção; do
local, da deficiência, …)
­ Refletir sobre as formas de organização da produção de bem­estar, das formas de atuação do Estado (aos
nível central e local) à sua articulação com outros atores sociais (mercado, economia social e sociedade civil).

Conteúdos programáticos

A ­ Estado­Providência, Políticas Sociais e funções sociais do Estado
1. Estado–Providência e funções sociais do Estado. Conceito e âmbito das Políticas Sociais
2. Da crise à reforma do Estado Social. Pluralidades dos atores: o Welfare­mix. Novas cidadanias e novos
movimentos sociais
3. Os profissionais do social: “arte” de fazer, urgências sociais e riscos institucionais
B – Contextos e situações, perspetivas sociais, opções políticas e instrumentos
1. Vida ativa, trabalho, emprego e desemprego. Precarização e polivalência no trabalho.
2. Pobreza e exclusão social. Os “desencorajados”. As populações juvenis em situação de risco. As empresas
de inserção. O envelhecimento ativo.
3. As descriminações de género e as políticas de apoio à família
4. Imigração, diversidade étnica e integração social
5. O alojamento, a habitação e a cidade.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta UC serão abordadas questões relativas o Estado Social e às funções do Estado na promoção e garantia de direitos essenciais.
Assim, conhecer e discutir, por um lado, diferentes posicionamentos sobre a reforma do Estado Social, inscrevendo-os no âmbito das teorias sociais, e, por outro, as propostas que lhes estão associadas relativamente aos vários campos do trabalho social e, em particular, da animação e intervenção sociocultural, é a via seguida para a consecução dos objetivos fixados para a UC, o que passa por conhecer e problematizar os significados das formas organizativas e do mix de atores presentes nas respostas sociais e nessas propostas.

Metodologias de ensino

Compreende: (a) Exposição do bloco A, pela/pelo docente; (b) Apresentação de comentários, escritos ou orais, a textos ou filmes; (c) Apresentação e discussão dos trabalhos finais de grupo, centrados nos temas do bloco B e incluindo trabalho empírico sobre instituições da área escolhida com elaboração prévia de uma ficha de projeto (leituras e referências ao trabalho empírico) ; (d) Acompanhamento tutorial.
É fomentado o debate a partir da informação apresentada e de “casos” de atualidade (comunicação social), e o contacto direto ou via web com entidades públicas ou privadas para conhecimento de programas de políticas sociais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As sessões letivas em grande grupo, teóricas e teórico-práticas, recorrem a diversos tipos de materiais, para leitura e debate, sobre as temáticas em análise os quais são posteriormente colocados no moodle para disponibilização a todos os estudantes e, em particular, aos que apresentam menor frequência das aulas e/ou não estão em avaliação contínua.
Nestas sessões o essencial das metodologias de ensino passa pela introdução dos temas pela/pelo docente e pelo debate em grande grupo. Estabelece-se assim a relação entre os conteúdos do programa e a problematização das propostas e das respostas sociais com que nos confrontamos.
As sessões de orientação tutória, são geralmente concretizadas com grupos de 3 ou 4 estudantes, exigem a presença obrigatória de todos os elementos do grupo e estão direcionadas para o apoio e esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos/pelas estudantes.
A apresentação oral do trabalho de grupo, tem uma primeira etapa que consiste na elaboração e entrega à/ao docente de uma ficha de pré-projecto do trabalho final, onde já constam algumas leituras de suporte à análise do tema escolhido pelo grupo.
As metodologias de avaliação, e os processos de trabalho a ela associados, procuram igualmente garantir a consecução dos objetivos de aprendizagem. Neste sentido, a realização de um trabalho individual em sala de aula, no final do primeiro bloco de conteúdos, procura garantir que conceitos e ideias-chave das principais problemáticas do programa são aprendidos.
O trabalho final inclui obrigatoriamente, para além do enquadramento teórico sobre a temática escolhida, o estudo de um objeto empírico, o que implica a recolha de informação sobre uma instituição cuja atividade se desenvolva no âmbito de do tema escolhido pelas/pelos estudantes.
Finalmente, a apresentação à turma das ideias chave presentes nos trabalhos finais, com presença obrigatória de todos os grupos, permite a abordagem e discussão alargada sobre os respetivos temas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação desta UC realizar-se-á de acordo com as atividades propostas e os princípios expressos no programa. Assim, a classificação final de cada estudante será o resultado de um processo contínuo tendo em conta o seu desempenho nas seguintes componentes de avaliação:
a) Trabalho escrito individual, a realizar em aula – 50%
b) Apresentação oral, em grupo, sobre um tema do programa – 40%
c) Participação regular e pertinente - (10%).
Para que seja assegurada a continuação na avaliação contínua, as/os estudantes deverão cumprir todos os momentos de avaliação.
Em cada produto de avaliação serão mobilizados os seguintes critérios
Apresentação de trabalho de grupo
- Contextualização histórica
- Discussão conceptual
- Capacidade de análise e competência crítica
- Capacidade de síntese e assertividade
- Cumprimento das regras do trabalho académico
Trabalho escrito individual
- Apropriação dos principais conceitos em causa
- Capacidade crítica e de síntese
- Capacidades linguísticas escritas
Participação
- Assiduidade
- Pertinência das intervenções
- Participação no trabalho coletivo/colaborativo
- Contribuição para o aprofundamento das temáticas abordadas em aula

Bibliografia

Antunes, Gonçalo. 2019. «Políticas de habitação social em Portugal: de 1974 à actualidade». Fórum Sociológico, no. 34: 7-17.
Cardoso, Susana, et al. 2012.«Estado e políticas sociais sobre a velhice em Portugal (1990-2008)». Análise Social, vol. XLVII, no. 3: 606-630.
Diogo, Fernando, coord. 2021. A pobreza em Portugal. Trajetos e quotidianos. Lisboa: FFMS.
Esping-Andersen, Gosta. 1991. «As três economias políticas do Welfare State». Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 24: 85-116.
Fraser, Nancy e Linda Gordon. 1992 «Contrato versus Caridade: porque não existe cidadania social nos Estados Unidos?». Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 42: 27-52.
Hirschman, Albert O. 1992. A retórica da intransigência: futilidade, perversidade, ameaça. Rio de Janeiro: Companhia das Letras.
Marshall, T.H. 1967 [1949] «Cidadania e classe social». Em Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 57-114.
Pais, José Machado, et al. 2022. Inquérito às práticas culturais dos portugueses. 2020, Síntese dos resultados. Lisboa: ICS.
Santos, Boaventura Sousa de. 1992. «O Estado, as relações salariais e o bem estar social na semiperiferia: o caso português». Oficina do CES, Centro de Estudos Sociais: Coimbra.
Tomás, Catarina e Gabriela Trevisan, eds.. 2021. Sociologia da infância em Portugal. Lisboa, APS: 26-49.
Truninger, Monica e Vasco Ramos. 2019. Alimentação em tempos difíceis – Entre a família e a escola. Lisboa: Observatório Permanente da Juventude.
Waquant, Loic. 2014 «Marginalidade, etnicidade e penalidade na cidade neoliberal. Uma cartografia analítica». Tempo Social, vol. 26, n. 2: 139-164.

Opções
Página gerada em: 2024-06-25 às 12:36:11 Última actualização: 2010-07-19