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Organização e Produção de Eventos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
LAS105 |
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Sigla: |
OPE |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais, Artes |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LAS |
11 |
Plano de estudos_2021 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Entender a importância do consumo cultural para a formação de cidadãos ativos e interventivos na(s) comunidade(s) e sociedade de que fazem parte.
- Integrar nas competências socioprofissionais o apelo ao consumo cultural e à formação de públicos para a cultura.
- Conhecer eventos sociais, culturais e/ou artísticos de referência promovidos no âmbito local, nacional e ou internacional e saber caracterizá-los.
- Distinguir o que é um evento enquanto formato específico de programação cultural.
- Proporcionar informação de sustentação à organização e produção de eventos culturais.
- Incentivar a criação de competências criativas, organizativas, analíticas e interpretativas em relação a eventos sociais, culturais e/ou artísticos.
- Ser capaz de produzir, no âmbito da UC, um evento de pequena dimensão (ou média se incluir outros parceiros) como experiência teórico-prática e de analisá-lo do ponto de vista da concretização dos seus objetivos face aos públicos envolvidos.
Conteúdos programáticos
1. Cidadania, Animação Sociocultural e Consumo cultural.
2.Consumo e oferta cultural: tipificação de eventos e de consumidores.
2. Princípios e práticas da organização e produção de eventos.
3. Produção de eventos culturais: elaboração de uma planificação.
4. Gestão de meios: humanos, técnicos e materiais.
5. Orçamentos e mapas organizacionais.
6. Imagem, marketing e divulgação de eventos culturais.
8. Avaliação: objetivos, metodologias e ferramentas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
As temáticas relacionam-se com um referencial concetual e aplicado que pretendem dar resposta às necessidades de todos os que entendem e valorizam o papel do animador sociocultural na conceção e produção de eventos com cariz cultural, social e artístico. Assim, os conteúdos propostos permitirão que os estudantes conheçam as principais teorias, conceitos e metodologias inerentes à organização e produção de eventos culturais, e entendam que a sua natureza multifacetada acarreta uma complexidade de fatores que estão envolvidos no seu planeamento e gestão.
Metodologias de ensino
Deste modo, as sessões serão dinamizadas com recurso à: a) leitura, discussão e análise de textos, imagens, vídeos, páginas...; b) caracterização de eventos; c) exposição de determinadas temáticas; d) elaboração de tarefas de aula; e) conceção, organização e implementação de uma planificação de um evento cultural.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a formação do estudante sobre esta área, visto não só como a apropriação de conceitos básicos, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade.
As sessões teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão de temáticas que evidenciam a construção de saberes em torno da organização e produção de eventos culturais. Paralelamente será promovida uma participação ativa dos alunos. Estes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a implementação do evento.
Metodologia e provas de avaliação
Os alunos que possuírem estatutos especiais deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.
Avaliação:
PROCESSO (25%) - Individual
Desempenho do estudante durante as sessões de aula e no produto desenvolvido individualmente.
• Assiduidade e atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas;
• Capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos.
• Relatório Descritivo de um Evento.
PRODUTO (75%) - Grupo
Desempenho do estudante em produtos desenvolvidos em grupo. Os produtos de avaliação serão os seguintes:
• Construção de um guião que contemple todas as fases de trabalho e materiais produzidos durante a organização, produção e dinamização do Evento Cultural - (15%);
• Organização e montagem de um evento - 25%;
• Dinamização de sessões - 35%.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
a) capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados ligados à produção de eventos culturais;
b) capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos;
d) produção de textos e imagens adequadas aos eventos (por exemplo: textos de divulgação; folhas de sala das exposições; etc.);
e) capacidade de planificar, produzir e divulgar um evento social, cultural e/ou artístico;
f) Capacidade de avaliar um evento um evento social, cultural e/ou artístico.
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