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Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: LAS15    Sigla: RIGG
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 27 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de LemosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria Inês Peceguina   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspectivam como
imprescindíveis para as áreas profissionais da animação e intervenção sociocultural como sendo a álise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo.
Competências:
¬ analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros
¬ reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos
¬ identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo
¬ comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo
¬ pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática

Conteúdos programáticos

1. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A linguagem verbal e não-verbal
- A eficácia da comunicação
- A perceção do outro
- Os processos de influência social
- Os estilos pessoais de comunicação

2. Formação de impressões e processos de categorização
- A importância das primeiras impressões
- Fatores que contribuem para a formação das impressões
- O papel das primeiras impressões no processo de categorização

3. O conflito no âmbito do relacionamento interpessoal e intergrupal
- Significados atribuídos ao conceito de conflito
- A natureza do conflito
- Os ciclos de evolução do conflito
- As estratégias de enfrentamento do conflito
- A escuta ativa nos processos de mediação

4. Estrutura e processos de grupo
- A Pressão do grupo para a conformidade
- Modos de comunicação em grupo
- A observação dos processos de interações de grupo
- Tarefas e desempenho no funcionamento do grupo

5. O nível grupal e organizacional da comunicação
- Estrutura organizacional e comunicação
- Comunicação ascendente, descendente e lateral
- A gestão de grupos na atividade do profissional


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais em questão como sendo: a análise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo, nesta perspetiva são estes os conteúdos programáticos centrais.
O trabalho dos futuros licenciados nas áreas da animação e intervenção sociocultural estará enquadrado em dinâmicas de relacionamento interpessoal e grupal pelo que o conhecimento e domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas que permitam a gestão de pessoas e grupos se afigura como essencial.

Metodologias de ensino

O trabalho desenrolar-se-á em contexto de sessões teórico-práticas.
São promovidas estratégias de auto¬aprendizagem incentivando as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica

Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Em termos globais, os objetivos, os resultados da aprendizagem esperados, na sequência da realização da Unidade Curricular são:
a) apropriação e utilização de conceitos diferenciados e pertinentes relacionados com as temáticas desenvolvidas na UC;
b) domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas permitindo a autonomização na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do papel profissional;
d) selecção e organização de informação, a partir de diferentes tipos de suporte produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis evidenciando análise crítica e reflexão;
e) apresentação pública de trabalhos.

Para a realização destes objetivos, para além das estratégias e metodologias acima referidas são potenciadas as seguintes estratégias:
- O acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a atividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
- Uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.

Metodologia e provas de avaliação

Existem duas modalidades de avaliação na UC:

(a) Avaliação contínua e (c) Avaliação sumativa

Os estudantes deverão optar entre as modalidades de Avaliação Contínua e de Exame Final.

Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que realizar:
(1) Uma Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC(40%).
(2) Relatório de grupo (30%).
(3) Apresentação de um ponto do programa com recurso à bibliografia da UC e dinamização de uma sessão (30%).

Em alternativa à Avaliação Contínua, o estudante poderá optar pelo Exame Final, a realizar na época prevista para o efeito (100%).

Regime de assiduidade

Os estudantes que pretenderem ser avaliados de acordo com o regime de avaliação contínua (à excepção dos trabalhadores estudantes), deverão estar presentes em 75% das aulas.

Bibliografia

Caetano, A. (1993). A formação de impressões. In J. Vala & M. B. Monteiro (coord.), Psicologia Social (pp. 89 - 111). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 


Curral, L. & Chambel, M. J. (2001). Processos de comunicação nas organizações. In J. M. Carvalho, J. Neves & A. Caetano (coord.), Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 357 – 378). Lisboa: Editora McGraw-Hill.

Fachada, O. (2005). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Edições Rumo. 


Herédia, R.A.S. (2000). Resolución del Conflicto.Bilbao: 
Ediciones Mensajero.


Jesuino, J.C. (1993). Estrutura e processos de grupo: Interacções e fatores de eficácia. In J. Vala & M. B. Monteiro (coord.), Psicologia Social (pp. 259 – 286). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


Neves, J. (2001). O processo de liderança. In J. M. Carvalho, J. Neves & A. Caetano (coord.). Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 377- 403). Lisboa: Editora McGraw-Hill .

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