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Tecnologias Digitais em Contexto Educativo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1T

Código: MEMCN1009    Sigla: TDCE
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEMCN 11 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
João Vitor TorresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 12,80
Ana Rute Martins   6,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Identifica e compreende as principais conclusões da investigação sobre o papel das tecnologias digitais no contexto educativo.
- Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das tecnologias digitais nas atividades de aprendizagem dos alunos.
- Conhece diferentes perspetivas de utilização das tecnologias digitais na educação e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas.
. Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das tecnologias digitais em contexto curricular.
No termo da Unidade Curricular espera-se que os alunos sejam capazes de;
- Utilizar as tecnologias digitais em contexto de sala de aula.
- Criticar, planear e desenvolver atividades letivas com recurso às tecnologias digitais.

Conteúdos programáticos

• O papel das Tecnologias Digitais na Educação.
• A Internet como recurso educativo.
• Atividades educativas baseadas na Internet.
• Plataformas colaborativas.
• Pensamento Computacional, Programação e Robótica – potencialidades e implicações para a educação.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC possui duas componentes: uma mais teórica, vocacionada para as questões de investigação e outra cujo foco é as atividades de sala de aula com as tecnologias digitais. Na componente mais teórica pretende-se que os alunos conheçam as principais conclusões de investigação nomeadamente quanto às metodologias apropriadas à utilização das Tecnologias Digitais em educação, quanto à validade das propostas educativas e ainda no papel que podem desempenhar no desenvolvimento profissional dos professores, por via da participação em comunidades de prática. A componente mais prática da UC procura que os alunos construam atividades educativas com base na Internet, no pensamento computacional, na robótica e na programação e as discutam com os colegas procurando que adquiram competências relacionadas com o desenvolvimento crítico deste tipo de atividades.

Metodologias de ensino

As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
- Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
- Atividades práticas envolvendo propostas de utilização das tecnologias digitais em contexto educativo.
- Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização educativa das tecnologias digitais.
- Atividades envolvendo a criação de propostas educativas para promoção do pensamento computacional, da robótica educativa e da programação.
A avaliação da UC deve ter em conta, não só os trabalhos realizados pelos alunos, como a sua participação nas sessões de formação.
Assim, devem ser valorizados os trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos, a participação nas sessões presenciais e os contributos deixados na plataforma colaborativa de apoio ao trabalho teórico.
Os pesos relativos são: trabalho teórico e colaboração (40%); trabalhos práticos (60%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens relacionadas com a investigação devem ser desenvolvidas a partir de leitura e discussão de artigos. Algumas das discussões serão presenciais outras decorrerão a distância suportadas pela plataforma Moodle. Esta dinâmica permite que os alunos vivenciem uma pequena comunidade de prática cujo objetivo é a discussão temática com vista à produção de um trabalho teórico.
Nalgumas das aulas, os alunos construirão jogos e outras atividades educativas baseadas na Internet e na utilização de robôs, que serão também discutidas presencialmente. Deste modo os alunos terão oportunidade de construir e criticar propostas educativas de utilização das Tecnologias Digitais em contexto educativo.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é composta por:

Riqueza do portefólio digital (em grupo): 5%

Trabalho teórico sobre estratégias de ensino com as Tecnologias Digitais (em grupo): 30%

Desenvovimento de uma atividade educativa com a robótica ou o pensamento computacional (grupo): 20%

Desenvolvimento de uma atividade educativa com o Scratch (individual): 30%

Reflexão final sobre a UC (individual): 15%

Observações

Araújo, I., & Carvalho, A. A. (2018). Gamificação no ensino: casos bem-sucedidos. Revista Observatório, 4(4), 246–283. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246
Pires, A. L. O., & Rodrigues, M. R. (2018). Teachers’ work in a student-centred approach to ePortfolio. Empowering EPortfolio Process. HAMK Unlimited Journal, Higher edu. https://unlimited.hamk.fi/ammatillinen-osaaminen-ja-opetus/teachers-work-in-a-student-centred-approach-to-ePortfolio
Rodrigues, M. R., & Felício, P. (2019). The use of ground robots in primary education: students’ perspectives. International Symposium on Computers in Education, 107–111. https://bit.ly/2Rtm7z6
Bates, T. (2017). EDUCAR NA ERA DIGITAL. Design, ensino e aprendizagem (B.C.OpenTextbook). Araújo, I., & Carvalho, A. A. (2018). Gamificação no ensino: casos bem-sucedidos. Revista Observatório, 4(4), 246–283. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246
Pires, A. L. O., & Rodrigues, M. R. (2018). Teachers’ work in a student-centred approach to ePortfolio. Empowering EPortfolio Process. HAMK Unlimited Journal, Higher edu. https://unlimited.hamk.fi/ammatillinen-osaaminen-ja-opetus/teachers-work-in-a-student-centred-approach-to-ePortfolio
Rodrigues, M. R., & Felício, P. (2019). The use of ground robots in primary education: students’ perspectives. International Symposium on Computers in Education, 107–111. https://bit.ly/2Rtm7z6
Bates, T. (2017). EDUCAR NA ERA DIGITAL. Design, ensino e aprendizagem (B.C.OpenTextbook). https://opentextbc.ca/teachinginadigitalage/wp-content/uploads/sites/29/2019/10/Educar-na-Era-Digital-pdf.pdf

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Página gerada em: 2024-05-07 às 13:12:02 Última actualização: 2010-07-19