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Didática das Ciências Naturais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - A

Código: MEMCN2004    Sigla: DCN
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEMCN 15 Plano de Estudos 3,0 36 81,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sílvia Cristina dos Reis FerreiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Sílvia Ferreira   1,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a) Analisar o papel da educação científica no ensino básico, com base na teoria que sustenta as orientações didáticas atuais.
b) Compreender e integrar, nas suas perspetivas sobre as práticas, orientações que evidenciem o caráter dinâmico das ciências e as dimensões da natureza da ciência.
c) Desenvolver capacidades de análise crítica de currículos e materiais pedagógicos do 2.º CEB.
d) Planificar experiências de aprendizagem necessárias à construção de conhecimento e ao desenvolvimento de competências específicas em ciências naturais, tendo em conta os documentos curriculares atuais e as caraterísticas dos alunos do 2.º CEB.
e) Implementar estratégias para a compreensão e análise da inter-relação entre CTSA, recorrendo, por exemplo, ao uso de modelos, à resolução de problemas e ao debate de casos reais.
f) Formular soluções originais e criativas na conceção dos planos de atividades, na elaboração de materiais pedagógicos e de instrumentos de avaliação, adequadas aos alunos do 2.º CEB.

Conteúdos programáticos

1- Ensino e aprendizagem das ciências naturais no ensino básico
1.1- Conteúdo e justificação do currículo de ciências naturais
1.2- A ciência, a construção da ciência e o ensino das ciências
1.3- Perspetivas e estratégias de ensino e aprendizagem das ciências: trabalho prático, resolução de problemas, conceções alternativas, movimento CTS
2 – Organização do ensino e aprendizagem das ciências naturais
2.1- Planeamento e prática docente: análise e discussão das orientações curriculares e de manuais escolares do 2º CEB
2.2 – Conceção de projetos didático-pedagógicos visando a sua implementação prática nas escolas do 2º CEB


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta unidade curricular tem subjacente a ideia central de que uma prática pedagógica conducente a um elevado nível de literacia científica pressupõe a compreensão da construção do conhecimento científico nas suas diferentes dimensões e a consideração do ensino e da aprendizagem das ciências em termos filosóficos, psicológicos e sociológicos. Pretende-se, assim, que os estudantes desenvolvam um conjunto de conhecimentos e de competências necessários à compreensão e análise crítica dos processos de investigação científica, assim como do processo de ensino e aprendizagem das ciências.
Pretende-se que prossigam o desenvolvimento de competências que lhes permitam analisar criticamente diferentes mediadores curriculares, conceber e concretizar situações de ensino favoráveis à aprendizagem dos temas científicos centrais dos documentos curriculares oficias e problematizar questões de caráter pedagógico com base nos contributos das ciências cognitivas, da história e epistemologia das ciências.

Metodologias de ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica, atividades de discussão e atividades práticas sobre temas de educação em Ciências Naturais do 2.º CEB.
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) análise e discussão de documentos em fóruns online; b) discussão de temas sobre os contributos da investigação em didática das ciências a partir da literatura especializada; c) análise e avaliação de materiais diversificados; d) planificação de atividades práticas com ênfase nas várias dinâmicas da atividade científica; e) elaboração de materiais pedagógicos; f) apresentação, discussão e avaliação das potencialidades educativas das atividades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A orientação metodológica desta UC, centrada nos estudantes e orientada para uma reflexão crítica do processo de ensino e aprendizagem das ciências, procura fornecer as ferramentas e instrumentos necessários à operacionalização dos documentos curriculares oficiais de Ciências Naturais do 2.º CEB.
A diversidade de processos de trabalho visa conferir aos estudantes a oportunidade de porem em prática sequências de aprendizagem adequadas aos alunos do 2.º CEB, fundamentadas em linhas de investigação atuais que sustentam as perspetivas de ensino das ciências. Pretende-se ainda que reflitam sobre as potencialidades educativas dessas práticas e que valorizem a relação entre a teoria e a prática.
A UC é anual para permitir o apoio ao estágio. A gestão da UC é feita de forma flexível para apoiar o percurso de aprendizagem e de intervenção dos estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é regular e sistemática e incidirá sobre os processos e produtos de trabalho, a saber: um teste individual (ponderação de 40%); um trabalho de grupo (ponderação 40%); participação de qualidade nas sessões presenciais (ponderação 20%).

Bibliografia

Afonso, M., et al. (2013). Que ciência se aprende na escola? Lisboa: FFMS.
Duschl, R., Schweingruber, H., & Shouse, A. (Ed.) (2007). Taking science to school: Learning and teaching science in grade K-8. Washington: National Academies Press.
Galvão, C., et al. (2006). Avaliação de competências em ciências. Porto: ASA.
Gillies, R. (2020). Inquiry-based science education. CRC Press.
Morais, A. M., Neves, I. P., & Ferreira, S. (2014). Currículos, manuais escolares e práticas pedagógicas: Estudo de processos de estabilidade e mudança no sistema educativo. Lisboa: Sílabo.
Osborne, J. & Dillon, J. (2010). Good practice in science teaching: what research has to say. London: Open University.
Vasconcelos, C., & Almeida, A. (2012). Aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino das ciências. Porto: Porto Editora.
Páginas online:
Academia Ciência Viva. https://academia.cienciaviva.pt/
Casa das Ciências. https://www.casadasciencias.org/
The Science Teacher. https://www.nsta.org/science-teacher

Opções
Página gerada em: 2024-05-07 às 21:27:41 Última actualização: 2010-07-19