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Pedagogias Expressivas e Educação Inclusiva

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: MEPAI03    Sigla: PEEI
Áreas Científicas: Ciências da Educação(integra Educação e Pedagogia)
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPAI 12 Plano de Estudos 6,0 45 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Luzia Lima-Rodrigues   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre as pedagogias expressivas no campo da Educação Inclusiva. 
Analisar criticamente projetos, ações e investigações no âmbito das Pedagogias Expressivas.
Demonstrar capacidade para enfrentar desafios e solucionar problemas educacionais de forma criativa, inovadora e cooperativa, favorecendo a participação e o sucesso de todos os alunos.
Planear, realizar e avaliar propostas de pedagogias expressivas para a motivação, a promoção da participação e da relação interpessoal, para o ensino de conteúdos e a avaliação e a investigaçãos, em contextos educativos. 

Conteúdos programáticos

I - Pedagogias Expressivas e Educação Inclusiva:​
O lugar dos Métodos Activos na Educação Inclusiva
O lugar das Pedagogias Expressivas nos Métodos Activos
As impressões e as expressões do corpo​.
O corpo como lugar de exclusão. 
Investigação em Pedagogias Expressivas

II - Pedagogias Expressivas: efeitos e efetividade com base em evidências.
Efeitos das expressões na aprendizagem, no desenvolvimento e na identidade estética e sociocultural.
Pedagogias expressivas: Indicadores de efetividade na construção de uma educação mais inclusiva.

III - Pedagogias expressivas na Intervenção em Educação Inclusiva:​
Sociodrama
Artepedagogia
Musicopedagogia
Dançopedagogia
Outras dimensões pedagógico-expressivas ​


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para adquirir e aprofundar conhecimentos, bem como para analisar criticamente projetos, ações e investigações no âmbito das Pedagogias Expressivas, serão apresentados e discutidos os conteúdos relativos às Pedagogias Expressivas e à Educação Inclusiva.
Para demonstrar capacidade para enfrentar desafios e solucionar problemas educacionais de forma criativa, inovadora e cooperativa, favorecendo a participação e o sucesso de todos os seus alunos, os estudantes irão experienciar aulas práticas de educação inclusiva desenvolvidas por meio de pedagogias expressivas. 
Para planear, realizar e avaliar propostas de pedagogias expressivas para a motivação, a promoção da participação e da relação interpessoal, o ensino de conteúdos, a avaliação de saberes e a investigação, em contextos educativos, serão apresentados os efeitos e os indicadores de efetividade das pedagogias expressivas e vivenciados exemplos de pedagogias expressivas, nas suas diversas dimensões


Metodologias de ensino

As Pedagogias Expressivas serão a própria metodologia utilizada para abordar os conteúdos previstos nesta UC. Role-play, fishbowl, sociodrama, musicopedagogia e outras ações provenientes das expressões serão utilizadas para a construção, a consolidação e a avaliação de saberes.
As sessões a distância são síncronas e destinadas a momentos expositivos-dialogados, tutorias e vivência de pedagogias expressivas em contexto virtual. Para isso, serão utilizados vários ambientes digitais de aprendizagem expressiva e colaborativa, nomeadamente o Wonder.Me, VideoAnt, Kumospace e Zoom. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão diretamente relacionadas com os objetivos de aprendizagem, uma vez que a aquisição de conhecimentos e a análise crítica acontecerão de forma ativa e expressiva. A demonstração da capacidade criativa e de planeamento e implementação de propostas de ação por meio das pedagogias expressivas dar-se-ão de forma ativa, prática e covisionada pela docente e pelo conjunto de estudantes que partilham das experiências de aprendizagem ocorridas a cada aula.
As metodologias, para além disso, têm o isomorfismo pedagógico desejado em contextos de formação profissional, uma vez que os estudantes serão ensinados de uma forma simétrica à que se pretende que os mesmos ensinem os seus futuros alunos, em contextos reais de educação formal, não-formal e/ou informal.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será composta por 
- portfólio das aprendizagens construídas e aprofundadas ao longo das aulas (2 a 3 páginas) (30%)
- planeamento e apresentação de uma sessão, sobre um conteúdo ou área de competência a escolher, desenvolvida por meio de Pedagogias Expressivas (70%).

Regime de assiduidade

Conforme o regulamento.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Blatner, A. (Ed.) (2019) Action Explorations: using psychodramatic methods in non-therapeutic settings. Seatle, Parallax Productions.
Florian, L. (2015) Inclusive Pedagogy, Scottish Educational Review 47(1), 5-14. 
Mreiwed, H., Carter, M. & Shabtay, A. (2017) Building classroom community through drama education, NJ, 41:1, 44-57. 
Lima-Rodrigues, L.M.S. (2017) Formação ativa e expressiva de professores: “bagunçando o coreto” para estimular a inclusão! Revista Educação Especial, 30(59), 709-722. 
Lima-Rodrigues, L.M.S. As atividades expressivas como alavanca para o desenvolvimento, a aprendizagem e a identidade estética e sociocultural das crianças. Educação Inclusiva, Vol. 3, n.º 2, 2012.
Rodrigues, D.; Lima-Rodrigues, L.M.S. Formação de professores e Inclusão: como se reformam os reformadores? Educar em Revista, Curitiba, n. 41, jul./set., 2011. 
Udvari‐Solner, A. & Kluth, P. (2017) Joyful Learning: Active and Collaborative Learning in Inclusive Classrooms. 2nd Ed. California: Corwin Press.

Opções
Página gerada em: 2024-06-25 às 13:51:13 Última actualização: 2010-07-19