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Processos e Práticas de Inclusão

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: MEPAI04    Sigla: PPI
Áreas Científicas: Artes, Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPAI 12 Plano de Estudos 6,0 45 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Carla Cibele Figueiredo   1,00
Rita Assunção   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender quais os conceitos fundamentais implicados na área da inclusão social e educativa
- Compreender o que significa a exclusão social enquanto fenómeno social à escala global, nacional e local e as políticas situadas nesses diferentes níveis, bem como a interação multinível.
- Entender as diferentes ruturas causadas pela exclusão social e as consequências produzidas ao nível da comunidade e da coesão social
- Conhecer situações, populações e/ou grupos excluídos e/ou em vias de exclusão e respetivas especificidades e sobre estratégias diferenciadas conducentes à sua inclusão.
- Conhecer práticas de combate ao estereótipo e ao preconceito enquanto fatores de discriminação
- Desenvolver processos e práticas de intervenção com vista ao combate a situações de discriminação e exclusão social e educativa, designadamente as que recorrem a práticas artísticas.

Conteúdos programáticos

1. Enquadramento socio-histórico de conceitos Inclusão e exclusão Social; Estereótipo, Preconceito e Discriminação, Comunidade, grupo ou pessoa em risco social, Comunidade e Coesão Social; Cidadania, participação social e direitos sociais; Empoderamento e Bem Estar.
2. Modalidades e/ou tipologias de exclusão social e educativa: Económica (Desemprego, pobreza, etc); Cultural (privação de bens culturais, acesso à escola, abandono e insucesso escolar, fraca escolarização, analfabetismo funcional, iliteracia digital, etc); Social (privação de direitos humanos, em particular de direitos sociais, de participação social, de mobilidade e deslocação no território, etc); Relacional (de acesso e contacto humano, de afeto, solidão, isolamento social, etc)
3. Comunidades, grupos e pessoas em risco de Exclusão Social
4.Políticas de combate à exclusão Social: Políticas de combate à exclusão social; de acesso à cultura e/ou de promoção da Cidadania e de inclusão social e educativa.
5. Processos e projetos de Inclusão Social e Educativa, com recurso às práticas artísticas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos propostos estão intrinsecamente ligados aos objetivos enunciados: o enquadramento conceptual (ponto 1) é importante para a construção de uma linguagem e saber comum, permitindo que se aprofunde depois a compreensão dos vários tipos de exclusão social que sociedade produz, analisando o que têm em comum e as diferencia (ponto 2). Tendo em conta os últimos três objetivos que visam dotar cada formando/a de mais competências para atuar na sua esfera pessoal e profissional, os três últimos tópicos consideram conteúdos que apoiam essa potencial intervenção.

Metodologias de ensino

Serão adotadas em relação com os diferentes tópicos do programa as seguintes metodologias:
- Breves apresentações de conceitos/temáticas por parte do/a docente
- World café: para a discussão de conceitos e temáticas sociais
- Narrativas e histórias de Vida: para situar conceitos, políticas e projetos numa narrativa, entendendo-as em situações e pessoas concretas
- Leitura dialógica: leitura e discussão de textos científicos, com destaque para resultados de investigação na área.
- Elaboração de poster científico enquanto dinâmica de participação numa comunidade epistémica..

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Atendendo à menor ou maior familiaridade dos/as formando/as com os conceitos, será proporcionada uma primeira abordagem da temática pelo formador/a, sempre que tal se considere necessário. Contudo, serão sobretudo adotadas metodologias ativas para apropriação dos conteúdos mencionados, incentivando-se o relato de experiências, a leitura e análise de documentos escritos e/ou audiovisuais, o debate de ideias e a partilha de estratégias de trabalho. Estas metodologias que consideram o formando/a como alguém que já tem uma história, uma experiência e uma visão do mundo, permitindo que evolua em termos dos seus saberes e competências na relação com os conteúdos que são trabalhados e na partilha de ideias com os outros são as mais adequadas aos objetivos de aprendizagem desta Unidade Curricular.

Metodologia e provas de avaliação

a) Um ensaio autobiográfico de cariz pessoal e/ou profissional incidindo nas questões da UC (individual- 35%)
b) um poster científico sobre uma temática e uma prática ou projeto de inclusão social (a par-50%)
c) Assiduidade/participação (individual - 15%).

Regime de assiduidade

De acordo com o regulamento.

Bibliografia

Azevedo, N. (2017). Artes e Inclusão Social: projectos e ações enquanto experiências metodológicas.
Sociologia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, p. 28-41.
Costa, A., Carrilho, P., Perista, P., Baptista, I (2008). Um olhar sobre a pobreza: vulnerabilidade e exclusão
social no Portugal Contemporâneo. Lisboa: Gradiva.
Carmo (2014) A educação para a Cidadania no século XXI. Lisboa: Escolar Editora.
Cruz, H, (coord), et al (2016). Arte e Comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Figueiredo, C.C. (2014) Narrativas de Inclusão Social nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. In Actas do IV Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação e VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação (pp. 1-12). Fórum Português de Administração Educacional.
Rodrigues, T. (2017). Arte e Comunidade: Projetos de Intervenção Artística e Inclusão Social.
Farol, nº 17, p.101-109.

Opções
Página gerada em: 2024-06-13 às 02:58:46 Última actualização: 2010-07-19