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Artes, Cultura e Comunidades

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: MEPAI09    Sigla: ACC
Áreas Científicas: Ciências da Educação(integra Educação e Pedagogia), Artes, Ciências Sociais
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPAI 12 Plano de Estudos 6,0 45 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
António Ângelo de Jesus Ferreira de VasconcelosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
António Vasconcelos   1,33
Teresa Isabel Matos Pereira   1,66

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender as principais características e transformações concetuais, políticas e de intervenção dos mundos das artes e da cultura
2. Conhecer as possibilidades diferenciadas das Artes e da cultura (visuais, literárias e performativas) nas (re)configurações individuais e comunitárias;
3. Contribuir para o conhecimento crítico e analítico aprofundado de Projetos que, em termos nacionais e internacionais, têm as Artes como elemento estruturante nos processos de Inclusão Social e de desenvolvimento comunitário
4.Debater as principais as principais problemáticas relacionadas com as Artes, a Cultura e os processos de reconfiguração individual e comunitária
5. Desenvolver competências técnicas e analíticas potenciadores da criação de projetos de intervenção, criativos e transformadores

Conteúdos programáticos

1. Os mundos das Artes e da Cultura nas sociedades contemporâneas
- dos significados, dos sujeitos e dos contextos
- os novos media e as reconfigurações do campo artístico e cultural
2. As artes, a cultura e a convivialidade entre diferentes
- os papéis das artes e da cultura na construção e reconstrução identitária: das singularidades e das
subjetividades
- as artes e a cultura e a cidadania cosmopolita
- as práticas artísticas comunitárias e a construção de um bem comum
- as políticas públicas e democratização da cultura
3. Dos projetos artísticos e da intervenção inclusiva: uma ecologia de ação
- os projetos e as comunidades de práticas e de sentidos
- a co-construção e a partilha do trabalho


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos da UC encontram-se intrinsecamente articulados com os objetivos de aprendizagem. A compreensão dos mundos das artes e da cultura nas sociedades contemporâneas alicerçam a compreensibilidade dos diferentes tipos de papéis que as artes e a cultura desempenham na subjetivação e na criatividade individual e coletiva. Deste modo, os objetivos 1 relaciona-se com os conteúdos temáticos 1, os objetivos 2 com a temática e; o objetivo 3 com a temática 3 e os objetivos 4 e 5 como os conteúdos 1, 2 e 3.

Metodologias de ensino

A metodologia de trabalho desenvolve-se na articulação de atividades de natureza teórica e teórico-prática através de seminários, nos quais se analisam e debatem as principais problemáticas subjacentes à conceptualização das Artes e da Cultura nas sociedades contemporâneas e as suas relações com as Comunidades. O processo compreende a pesquisa de informação, análise, debate, trabalhos de grupo, discussão e apresentações orais, relacionados com as temáticas abordadas. Enfatiza-se a pesquisa e análise de projectos de investigação e de intervenção e a discussão de abordagens teóricas que poderão contribuir para o quadro teórico dos projetos individuais a serem desenvolvidos no 2º ano do mestrado.
As sessões online, de carater teórico-prático, são síncronas, com uma componente expositiva e trabalho de pequeno grupo, sobre alguns dos conceitos fundamentais da UC. As sessões de pequeno grupo serão realizadas em salas simultâneas (Zoom), seguidas de discussão em grande grupo. Algumas das sessões online contam com participação de convidados, de várias zonas do país para partilhar o seu conhecimento na área e/ou a sua experiência de trabalho.
As sessões de acompanhamento tutorial, presencial e online) potenciam a orientação e apoio ao trabalho programadas no âmbito da componente presencial, quer no trabalho autónomo desenvolvido pelos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As estratégias de ensino são equacionadas de forma a promover a compreensão das temáticas enunciadas e a aquisição dos objectivos propostos, através da leitura, análise e discussão de textos e de vídeos de referência de modo a contribuir para um conhecimento e debate mais aprofundado, cientificamente e empricamente sustentado.
As sessões centradas no envolvimento e na participação dos estudantes, articulando os saberes experienciais e atividades de natureza teórico e teórico-prática, a realização de seminários e de outras atividades afiguram-se como elementos estruturantes que promovam apropriação de um conjunto diversificado de conceitos e a reflexão crítica potenciadores de desenvolvimento de projetos de intervenção e de investigação de acorod com os contextos e as problemáticas contemporâneas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação tem as seguintes ponderações: (a) assiduidade, qualidade e pertinência da participação nas sessões (30%) e (b) elaboração de um texto sobre um dos temas do programa com o formato de artigo ou comunicação seguindo as normas de algumas revistas e congressos de referência (70%).

Bibliografia

APPG (2017). Creative Health: The Arts for Health and Wellbeing. London: APPG
Assis, M., Gomes, E. X., Pereira, J. S. & Pires, A. L. O. (eds) (2017). Ensaios entre Arte e Educação. Fundação Calouste Gulbenkian.
Cruz, H., Bezelga, I., Rodrigues, P. S. (2017). Práticas Artísticas Comunitárias. Pele.
Matarasso, F. (2019). Uma Arte Irrequieta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Vasconcelos, A. Â.. (2020) "As Artes performativas e a aprendizagem do desconhecido - o envolvimento dos estudantes através da criatividade e do risco". In Feliciano H. Veiga (coord.) Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade, 334-353. Lisboa, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.
Won, S. K. S. (2019). Applying an ethological perspective of art to the community arts and socially engaged arts, Journal of Visual Art Practice, 18:3, 205-220.
Xavier, J. B. (Coord.) (2011). Arte e Delinquência. Fundação Calouste Gulbenkian

Observações

Consoante as temáticas do programa será apresentada outra bibliografia e videografia.

Opções
Página gerada em: 2024-04-18 às 18:59:20 Última actualização: 2010-07-19