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Dissertação/Projeto de Intervenção
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - A
Código: |
MEPAI14 |
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Sigla: |
D/PI |
Áreas Científicas: |
Ciências da Educação(integra Educação e Pedagogia), Artes, Ciências Sociais |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEPAI |
17 |
Plano de Estudos |
2º |
48,0 |
45 |
###### |
Nº de semanas letivas: |
30 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Para além do cumprimento do estipulado na alínea b) do ponto 1 do artigo 20º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, que obriga a realização de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, sendo originais e realizados para este fim, são também objetivos desta unidade curricular o aprofundamento dos conhecimentos numa área específica do curso, bem como o desenvolvimento da capacidade de investigação e pesquisa, de comunicação e argumentação.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos são de dupla natureza:
1. Processos de pesquisa e de organização de bibliografia, de análise de dados recolhidos e de escrita científica.
2. Aprofundamento do tema do trabalho a realizar pelo estudante, no âmbito das temáticas do mestrado, e, sempre que possível, em articulação com as linhas de investigação do centro de investigação da instituição (CIEF-IPS).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC pretende criar condições para a realização do projeto de investigação /intervenção dos estudantes, encorajando o seu envolvimento em pesquisas relevantes para a área do estudo. O tema da dissertação/projeto deve ser adequado ao programa de mestrado, tanto em termos de dificuldade como de extensão.
Metodologias de ensino
Orientação Tutorial: cada estudante terá um orientador, nomeado entre os docentes que integram a equipa do CE. O trabalho de orientação tutorial passará pelo apoio na tomada de decisões ao longo do processo de investigação/intervenção, bem como da sua concretização escrita, assegurando o cumprimento de um trabalho ético e comprometido com critérios de qualidade e de cientificidade trabalhados nas UC de Metodologia de Investigação e Intervenção (1º ano) e Seminário de Investigação e de Projeto (2.º ano).
As sessões de orientação tutorial serão realizadas presencialmente e a distancia, de forma síncrona (através de plataforma Zoom e Teams).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
O aprofundamento dos conhecimentos numa área específica do curso e a capacidade de investigação são desenvolvidos através do esforço individual dos estudantes ao longo do processo de realização do seu trabalho de dissertação ou de projeto, com orientação tutorial realizado por parte do orientador, sendo sujeitos a avaliação do relatório final e respetiva defesa pública. A individualização do trabalho não exclui a inserção dos estudantes em grupos/equipas de investigação do CIEF, de acordo com as temáticas a aprofundar. Por outro lado, ao longo da realização da dissertação/projeto, os estudantes têm a oportunidade de discutir/partilhar coletivamente o desenvolvimento do seu trabalho, nas aulas do Seminário de Investigação e de Projeto (2º ano).
A apresentação e discussão em ato público contribuirá para o desenvolvimento da capacidade de comunicação e de argumentação do estudante, que serão, também, objeto de avaliação na referida prova.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação é realizada através de um trabalho escrito / relatório e respetiva apresentação, com defesa pública perante um júri.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia
A bibliografia específica será selecionada pelo estudante e orientador/a, de acordo com o tema em estudo.
Referências transversais:
Alves, M. e Azevedo, N. (2010) (Eds.), Investigar em educação: Desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. Caparica: UIED-FCT/UNL
Nóvoa, A. (2015). Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em Educação, II Série Nº3, 13-22
Ó, J. do (2019) Fazer a mão. Por uma escrita inventiva na universidade. Edições do Saguão.
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