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Investigação e Prática Pedagógica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - A

Código: MEPHGP201    Sigla: IPP
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPHGP 7 Planos de Estudo 7,0 84 189,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,80
Catarina Delgado   0,00
Célia Mestre   0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

− Mobilizar conhecimentos de várias áreas do saber na compreensão dos fenómenos educativos.
− Desenvolver uma atitude investigativa relativamente à sua prática pedagógica.
− Dominar e mobilizar conhecimentos metodológicos adequados ao desenvolvimento de um projeto de investigação.
− Organizar e planear o trabalho pessoal de investigação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
− Comunicar de forma eficaz, usando a língua portuguesa com clareza e correção, evidenciando rigor científico na investigação descrita no
relatório final de estágio.

Conteúdos programáticos

Investigação em Educação:
- Questões epistemológicas, metodológicas e éticas
- Atitude de investigação sobre a prática profissional
Abordagens de investigação em Educação: características e finalidades
Investigação em Educação: Tipos de estudos
- Estudos extensivos (Surveys); Estudos experimentais; Estudos de caso; Estudos etnográficos; Investigação-ação
Investigação na prática profissional do professor
- Conceito de investigação sobre a prática
- Prática de investigação sobre a prática
- Critérios de qualidade de investigação sobre a prática
Realização de uma investigação
- Como se faz investigação na prática?
- Fases de investigação: Formulação do problema e das questões de estudo;Recolha de dados;Interpretação da informação recolhida; Conclusões
e divulgação de resultados
- Elaboração de um plano de ação
Técnicas e instrumentos de recolha e análise de informação
- Observação; entrevista; questionário, recolha documental
- Análise estatística; análise documental,análise de conteúdo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A investigação educacional é essencial para a compreensão, em profundidade, dos fenómenos educativos que são, reconhecidamente, complexos. Simultaneamente, permite a construção de saberes multifacetados que são favoráveis à inovação educativa e ao desenvolvimento profissional de quem nela se envolve.
Esta unidade curricular visa contribuir para o envolvimento dos estudantes em processos de investigação que lhes permitam desenvolver uma perspetiva compreensiva e problematizadora da realidade educativa ao nível da sua prática pedagógica, mas também dos significados dos atos educativos em geral. Esta perspetiva requer uma abordagem crítica, flexível e, paralelamente, rigorosa da investigação educacional. Em particular, pretende-se que a unidade curricular contribua e apoie os projetos de investigação sobre as próprias práticas que os estudantes desenvolverão nas suas turmas nas escolas de1.º e 2º ciclo do ensino básico em que realizarão os seus estágios.

Metodologias de ensino

As metodologias de trabalho utilizadas procuram a construção de uma aprendizagem significativa para o estudante. Assim, os processos de trabalho incluem: sessões de enquadramento teórico e de análise e interpretação de informação de caráter empírico; sessões centradas no apoio aos projetos de investigação sobre a prática pedagógica a realizar pelos estudantes; sessões de apoio tutorial dos orientadores dos projetos de investigação; apresentações, pelos estudantes, de partes do projeto de investigação em desenvolvimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular Investigação e Prática Pedagógica desenvolve-se ao longo de todo o segundo ano do curso de mestrado e está fortemente relacionada com o trabalho de investigação que os estudantes realizarão,
nomeadamente no âmbito da unidade curricular Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos. Neste âmbito, as atividades a desenvolver serão, por um lado, balizadas pelos objetivos e conteúdos referidos no programa desta UC e, por outro, procurarão ter em conta as necessidades e experiências dos estudantes no âmbito de práticas de investigação em desenvolvimento (ou já desenvolvidas) ao longo do seu percurso académico.
Em particular, as metodologias adotadas visam contribuir para que os estudantes sejam capazes de formular, de forma clara e fundamentada, o problema de investigação que constitui o ponto de partida para o desenvolvimento do seu projeto nas escolas do 1.º ou do 2.º ciclos em que realizarão os estágios. Visam, também, proporcionar o conhecimento necessário para que elaborem uma fundamentação teórica do projeto que tenha rigor científico e precisão conceptual e que se apoie numa seleção criteriosa de referências bibliográficas adequadas, atuais e relevantes.Visam, ainda, promover o contacto com informação de caráter metodológico e empírico que lhes permita fazer escolhas informadas sobre os procedimentos a adotar para recolher e analisar dados. Pretendem, por último, apoiar a conceção e desenvolvimento de projetos pertinentes, coerentes e apresentados corretamente do ponto de vista formal e linguístico.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá na produção dos seguintes produtos: Análise de um relatório de investigacão (grupos) (20%); Elaboração do anteprojeto (individual) (15%); Caracterização do contexto de estágio (pares) (15%); Elaboração do Projeto de investigação (50% =20%+30%).

A avaliação por recurso/exame consistirá na entrega dos trabalhos previstos na avaliação contínua; nesse sentido, as estudantes que venham a realizar esta UC por exame/recurso deverão contactar previamente as docentes.

Regime de assiduidade

Os estudantes com Estatutos Especiais devem combinar com a RUC da UC formas alternativas de participação e de avaliação, de acordo com o RFA.

Bibliografia

Afonso, N. (2014). A investigação naturalista em educação: um guia prático e crítico. Fundação Manuel Leão
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70
Bogdan, R., & Biklen, S. (2000). Investigação qualitativa em educação. Porto Editora.
Coutinho, C. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Edições Almedina.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds.). (2000). Handbook of qualitative research. Sage.
Graue, M., & Walsh, D (2003). Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. FCG
GTI (Ed.) (2002). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. APM.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da Investigação-acção. Porto Editora
Patton, M. (2002). Qualitative research & evaluation methods. London: Sage
Quivy, R. & Campenhout, L. (2005). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva
Sousa, A. (2005). Investigação em Educação. Livros Horizonte
Yin, R. (2003). Case study research: Design and methods. London: Sage

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