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Geografia de Portugal

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: MEPHGP206    Sigla: GP
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPHGP 9 Planos de Estudo 4,0 38 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,10
Carlos Cruz   2,13

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhece a originalidade do território português dos pontos de vista físico e humano, e da interação entre ambos
Conhece a originalidade da posição geográfica de Portugal e a evolução temporal da sua inserção nos sistemas e redes internacionais a várias escalas
Conhece a importância dos fatores mediterrâneos e atlânticos nas características do território português, no povoamento, clima, sistemas culturais, políticos e económicos
Reconhece e identifica as principais regiões portuguesas, as suas características geográficas as suas dinâmicas
Conhece as características da rede urbana nacional e é capaz de a analisar do ponto de vista das principais teorias geográficas, com particular ênfase para a teoria dos Lugares Centrais
Reconhece a ausência de unidade do território português, desde a formação do reino e da nacionalidade até à atualidade
Conhece e é capaz de problematizar o sistema urbano nacional dos pontos das acessibilidades, da competitividade e da qualidade de vida
Conhece a importância de Portugal na globalização ou mundialização, desde a conquista de Ceuta à atualidade
Conhece a inserção de Portugal na União Europeia e no mundo, e problematiza-a face às políticas de Bruxelas e às alterações na geopolítica mundial
Conhece os principais problemas de Ordenamento do Território português e as soluções preconizadas
Conhece as características principais das cidades portuguesas dos pontos de vista morfológico, funcional e das suas dinâmicas
É capaz de realizar e de interpretar cartografias temáticas de Portugal a várias escalas
Reconhece e identifica as principais paisagens portuguesas, a sua originalidade, e os fatores que as originaram
Conhece a originalidade portuguesa enquanto país altamente centralizado e desconcentrado
É capaz de criticar ativamente as paisagens humanas e de propor soluções à escala local

Conteúdos programáticos

1. A originalidade do território português
• Localização e inserção nas redes mundiais ao longo do tempo
• A influência do Mediterrâneo e do Atlântico nas características físicas e humanas
• A expansão portuguesa e a globalização
• A centralização, a regionalização e a desconcentração

2. O território e as paisagens portuguesas
• As regiões
• As características físicas e humanas
• A litoralização

3. O Ordenamento do Território
• O Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT)
• O sistema urbano
• O Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROTAML)
• O projeto Nós Propomos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos de aprendizagem, como se evidencia pela escolha dos temas e pela constante foco na análise espacial e na sua imbricação a várias escalas.

Metodologias de ensino

4.1 Estratégias de gestão do programa
O trabalho realizado com os alunos utilizará temas do quotidiano português e da história de Portugal tão fortemente marcados pelas polémicas em torno do uso do território, numa perspetiva ativa e de descoberta.
Os alunos realizarão um trabalho de grupo, de carácter regional ou local com uma maior ou menor incidência sobre os aspetos físicos ou naturais.

4.2 Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial será feito para os trabalhos de grupo e individuais presencialmente ou a distância.

4.3. Participação dos estudantes
A assiduidade obrigatória é de 50 % nas sessões de grupo/turma a distância, de 70 % nas tutorias de grupo e de 100 % nas tutorias individuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O uso de temas de quotidiano português, de questões geográficas históricas e de polémicas de ordenamento do território está de acordo com as competências que se espera que os(as) estudantes venham a adquirir, na medida em que se centram na chamada espacialidade diferencial e no reconhecimento das características do território português e da sua inserção regional e internacional.
Por outro lado o recurso a trabalhos de grupo e a tutorias individuais fomenta o desenvolvimento de competências sociais essenciais. E também da aquisição de valores e atitudes, todas essenciais para a compreensão das características de Portugal na medida em que se parte do princípio da preeminência dos factos sociais do ponto de vista da didática da Geografia.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
- avaliação formativa
Os elementos de avaliação sumativa serão: trabalhos individuais, trabalhos de grupo e um teste presencial. As modalidades de avaliação serão negociadas com os alunos nos primeiros quinze dias de aulas, de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação, e publicadas posteriormente na plataforma Moodle.

Regime de assiduidade

A assiduidade obrigatória é de 50 % nas sessões de grupo/turma a distância, de 70 % nas tutorias de grupo e de 100 % nas tutorias individuais.

Bibliografia

Daveau, S. (2021). O ambiente geográfico natural. Edições João Sá da Costa
Domingues, A. (2021). Paisagens transgénicas. Museu da Paisagem
Marshall, T. (2021). O poder da Geografia. Dez mapas que revelam o futuro do mundo. Desassossego.
Mattoso, J., BELO, D.; DAVEAU, S. (2011). Portugal.O sabor da Terra. Temas e Debates.
Medeiros, C. A. (Coord.) (2009). Geografia de Portugal. 4 vol. Círculo de Leitores.
Ribeiro, O. (1998). Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico. Esboço de relações geográficas. Livraria Sá da Costa.
Salgueiro, T. B. (2001). Lisboa, periferia e centralidades. Celta.

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Página gerada em: 2024-06-25 às 13:39:21 Última actualização: 2010-07-19