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História de Portugal
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
MEPHGP208 |
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Sigla: |
HP |
Áreas Científicas: |
Área de Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEPHGP |
9 |
Planos de Estudo |
2º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer a História de Portugal, numa perspetiva crítica, como forma de pensar sobre o passado e o presente.
Compreender a importância da História de Portugal para a formação pessoal, o desenvolvimento social e a cidadania.
Aplicar os conhecimentos da História de Portugal à compreensão do mundo atual: narrativas estabilizadas, investigação e polémicas sobre o passado.
Ser capaz de apresentar, na forma escrita, oral ou noutros suportes, os saberes adquiridos utilizando a terminologia própria da História
Procurar, organizar e analisar informação, proveniente de diversas fontes (documentos escritos, iconográficos, mapas, cronologias, testemunhos orais e outros), integrando os contributos da mais recente investigação na área.
Compreender, interpretar e questionar, de forma crítica, fontes e elementos diversificados de informação.
Conceber e planificar projetos de investigação em História de Portugal, numa perspetiva de história local ou outras temáticas.
Conteúdos programáticos
HP ou interpretar o passado: Questões metodológicas.
Fontes e bibliografia.
HP - Evolução, tendências e tensões:
Heranças civilizacionais.
Formação da nação e do Estado.
Evolução política e protagonistas.
Globalização e a nova rede mundial – rotas, circulação de mercadorias e cultura.
Colonizadores e colonizados: resistências, confrontos e miscigenações.
Ascensão e queda do império.
Minorias e (in)visibilidades.
Revoluções liberais – de 1820 à atualidade.
Do Liberalismo ao Republicanismo e às ideias autoritárias.
Ditadura militar e Estado Novo.
Consolidação do salazarismo, marcelismo e “transição falhada”.
Contemporaneidade – Do 25 de abril de 74 à atualidade constitucional.
Portugal em democracia – paradigmas, investigação, tendências, polémicas, desafios e cidadania europeia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se o desenvolvimento dos conteúdos programáticos previstos, feito a partir dos resultados da mais recente investigação que, no último meio século, foi feita na da História de Portugal, por investigadores/as de diversas áreas, nacionalidades e conceções ideológicas. Também é possível dotar as estudantes de um conjunto de conhecimentos da História de Portugal que lhes permitem conhecer, discutir e refletir sobre opassado e o tempo recente, numa evolução de umpaís periférico a país colonial e, hoje europeu.
A utilização da investigação recente, em contexto de sala de aula e de trabalhos a realizar, permite a reflexão sobre os diversos discursos presentes nas narrativas históricas.
Metodologias de ensino
As sessões de enquadramento teórico, com recurso a metodologias diversificadas, com apoio tutorial em grupo ou individualmente, privilegiam a discussão orientada sobre temas específicos, baseada em bibliografia e documentos em suportes variados.
Para uma análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico sobre temas da contemporaneidade, as estudantes realizam trabalhos de investigação, em grupo, sobre temas do Programa.
Metodologia e provas de avaliação
a) Trabalho individual (40%) - Reflexão crítica a partir da análise de um documentário histórico
b) Trabalho de grupo (45%) - Aprendizagens ativas através da História local: Trabalho de investigação ou proposta de visita de estudo sobre um tema programa da UC, a partir da mobilização de fontes primárias e do meio local (toponímia, vestígios e tradições, desocultação de invisibilidades, história oral, ...). Este trabalho deve integrar a enquadramento e fundamentação científico-teórica do tema, a construção de dossier de materiais de apoio para crianças e propostas de trabalho a desenvolver em contexto de estágio.
c) Tarefas práticas desenvolvidas em aula – 15%
Bibliografia
Alves, L. A. (2006). A História local como estratégia para o ensino da História. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: Sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30 (03), 549-566
Costa, L., Lains, P., Miranda, S. (2011) História económica de Portugal (1143-2010). Esfera dos Livros.
Fiolhais, C. et al (Dir.) (2020). História Global de Portugal. Temas e Debates
Fishman, R. (2011). Democratic practice after the Revolution. Politics and Society, 39 (2) 233-267. https://doi.org/10.1177%2F0032329211405439
Martins, L. A. (2015) História não oficial de Portugal. Almedina.
Mattoso, J. (2015). Identificação de um país. Temas e Debates
Mattoso, J. (2013). História de Portugal: edição 20 anos. Lisboa: Círculo de Leitores.
Mauad, A. (1996). Através da imagem: Fotografia e história interfaces. Tempo, 1, (2), 73-98.
Rosas, F. et al. (2022). O século XX português. Tinta da China
Rosas, F. & Oliveira, P. A. (2012). A Transição falhada: o Marcelismo e o fim do Estado Novo (1968-1974). Editorial Notícias.
Sardica, J. M.(2011). O Século XX português. Texto.
Silva, G. (2009). Prisioneiras do esquecimento: A representação das mulheres nos livros didáticos de História. Dimensões. 23 (23), 45-66.
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