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História de Portugal

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: MEPHGP208    Sigla: HP
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPHGP 9 Planos de Estudo 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Ramos AlcântaraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Ana Alcântara   2,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer a História de Portugal, numa perspetiva crítica, como forma de pensar sobre o passado e o presente.
Compreender a importância da História de Portugal para a formação pessoal, o desenvolvimento social e a cidadania.
Aplicar os conhecimentos da História de Portugal à compreensão do mundo atual: narrativas estabilizadas, investigação e polémicas sobre o passado.
Ser capaz de apresentar, na forma escrita, oral ou noutros suportes, os saberes adquiridos utilizando a terminologia própria da História
Procurar, organizar e analisar informação, proveniente de diversas fontes (documentos escritos, iconográficos, mapas, cronologias, testemunhos orais e outros), integrando os contributos da mais recente investigação na área.
Compreender, interpretar e questionar, de forma crítica, fontes e elementos diversificados de informação.
Conceber e planificar projetos de investigação em História de Portugal, numa perspetiva de história local ou outras temáticas.

Conteúdos programáticos

HP ou interpretar o passado: Questões metodológicas.
Fontes e bibliografia.
HP - Evolução, tendências e tensões:

Heranças civilizacionais.
Formação da nação e do Estado.
Evolução política e protagonistas.
Globalização e a nova rede mundial – rotas, circulação de mercadorias e cultura.
Colonizadores e colonizados: resistências, confrontos e miscigenações.
Ascensão e queda do império.
Minorias e (in)visibilidades.
Revoluções liberais – de 1820 à atualidade.
Do Liberalismo ao Republicanismo e às ideias autoritárias.
Ditadura militar e Estado Novo.
Consolidação do salazarismo, marcelismo e “transição falhada”.
Contemporaneidade – Do 25 de abril de 74 à atualidade constitucional.
Portugal em democracia – paradigmas, investigação, tendências, polémicas, desafios e cidadania europeia.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se o desenvolvimento dos conteúdos programáticos previstos, feito a partir dos resultados da mais recente investigação que, no último meio século, foi feita na da História de Portugal, por investigadores/as de diversas áreas, nacionalidades e conceções ideológicas. Também é possível dotar as estudantes de um conjunto de conhecimentos da História de Portugal que lhes permitem conhecer, discutir e refletir sobre opassado e o tempo recente, numa evolução de umpaís periférico a país colonial e, hoje europeu.
A utilização da investigação recente, em contexto de sala de aula e de trabalhos a realizar, permite a reflexão sobre os diversos discursos presentes nas narrativas históricas.

Metodologias de ensino

As sessões de enquadramento teórico, com recurso a metodologias diversificadas, com apoio tutorial em grupo ou individualmente, privilegiam a discussão orientada sobre temas específicos, baseada em bibliografia e documentos em suportes variados.
Para uma análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico sobre temas da contemporaneidade, as estudantes realizam trabalhos de investigação, em grupo, sobre temas do Programa.

Metodologia e provas de avaliação

a) Trabalho individual (40%) - Reflexão crítica a partir da análise de um documentário histórico
b) Trabalho de grupo (45%) - Aprendizagens ativas através da História local: Trabalho de investigação ou proposta de visita de estudo sobre um tema programa da UC, a partir da mobilização de fontes primárias e do meio local (toponímia, vestígios e tradições, desocultação de invisibilidades, história oral, ...). Este trabalho deve integrar a enquadramento e fundamentação científico-teórica do tema, a construção de dossier de materiais de apoio para crianças e propostas de trabalho a desenvolver em contexto de estágio.
c) Tarefas práticas desenvolvidas em aula – 15%

Bibliografia

Alves, L. A. (2006). A História local como estratégia para o ensino da História. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: Sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30 (03), 549-566
Costa, L., Lains, P., Miranda, S. (2011) História económica de Portugal (1143-2010). Esfera dos Livros.
Fiolhais, C. et al (Dir.) (2020). História Global de Portugal. Temas e Debates
Fishman, R. (2011). Democratic practice after the Revolution. Politics and Society, 39 (2) 233-267. https://doi.org/10.1177%2F0032329211405439
Martins, L. A. (2015) História não oficial de Portugal. Almedina.
Mattoso, J. (2015). Identificação de um país. Temas e Debates
Mattoso, J. (2013). História de Portugal: edição 20 anos. Lisboa: Círculo de Leitores.
Mauad, A. (1996). Através da imagem: Fotografia e história interfaces. Tempo, 1, (2), 73-98.
Rosas, F. et al. (2022). O século XX português. Tinta da China
Rosas, F. & Oliveira, P. A. (2012). A Transição falhada: o Marcelismo e o fim do Estado Novo (1968-1974). Editorial Notícias.
Sardica, J. M.(2011). O Século XX português. Texto.
Silva, G. (2009). Prisioneiras do esquecimento: A representação das mulheres nos livros didáticos de História. Dimensões. 23 (23), 45-66.

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Página gerada em: 2024-06-25 às 13:38:40 Última actualização: 2010-07-19