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Didática de Educação de Infância I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: MP1C10011    Sigla: DEI1
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 31 Plano de Estudos 10,0 120 270,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Miguel FreitasResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 8,00
Ana Alcântara   0,80
Carina Rodrigues   1,60
Catarina Delgado   0,93
Filipe Fialho   1,60
Joana Filipa Oliveira Cabral   0,67
José Freitas   0,80
Maria Teresa Elvas de Matos   1,60

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais das didáticas relativas às áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar.
Enquadrar os fundamentos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no contexto do
desenvolvimento linguístico-comunicativo, artístico, do conhecimento do mundo e do pensamento matemático.
Reconhecer a importância de situações do quotidiano, de jogo e experimentais para o desenvolvimento do pensamento artístico e científico.
Mobilizar e integrar conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relevantes na planificação de experiências de aprendizagem nas áreas de conteúdo, numa perspetiva integradora da intervenção do educador de infância.
Planificar e avaliar práticas linguístico-comunicativas, artísticas e científicas no contexto da Educação Pré-Escolar.
Desenvolver uma visão global e integrada do currículo de Educação de Infância.
Aprofundar capacidades de construção e gestão curricular no âmbito da Educação de Infância.

Conteúdos programáticos

Aquisição e desenvolvimento da linguagem
- Comunicação, linguagem e língua materna
- Estratégias de desenvolvimento da oralidade e da literacia emergente.
Desenvolvimento do sentido de número, sentido espacial e da capacidade de organização e análise de dados
- Noções matemáticas que suportam a evolução das crianças
- Tarefas matemáticas: articulação e potencialidades
Desenvolvimento do conhecimento científico, das capacidades associadas aos processos científicos e das atitudes face à Ciência
- Papel das atividades de exploração: questionamento, observação, registo e análise de dados relativos às realidades sociais e naturais
- Tarefas que envolvem experiências sensoriais, de verificação/ilustração e investigações.
Desenvolvimento de processos de execução, criação e apreciação artística.
Tarefas integradoras: potencialidades e articulação.
Planeamento e avaliação de experiências de aprendizagem no contexto da Educação Pré-Escolar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O propósito principal desta UC é apoiar a construção do conhecimento didático do futuro educador. Por isso, os conteúdos programáticos incidem nas questões-chave das didáticas das áreas que integram a Educação Pré-Escolar. Focam-se as primeiras aprendizagens associadas ao desenvolvimento linguístico-comunicativo, artístico, do conhecimento do mundo e do pensamento matemático da criança, identificam-se experiências e oportunidades educativas que as promovem e analisam-se materiais curriculares que podem suportar essas aprendizagens.
Destacam-se as tarefas integradoras, que articulam entre si as várias áreas de conteúdo. A planificação e avaliação de experiências de aprendizagem permitem ao futuro educador a mobilização e integração de conhecimentos, bem como a reflexão sobre situações que promovem o desenvolvimento, por parte da criança, de aprendizagens associadas às áreas de Expressão e Comunicação e do Conhecimento do Mundo.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, procurando o aprofundamento de conhecimentos relativos às temáticas abordadas. As atividades a realizar incluem: discussão de textos; exploração e análise crítica de materiais curriculares e análise e construção/adaptação de propostas didáticas que articulem as várias áreas da Educação Pré-Escolar. O acompanhamento tutorial visará a orientação do estudo, o esclarecimento de dúvidas e a monitorização dos trabalhos a realizar. Poderá ser feito presencialmente e a distância, via plataforma Moodle.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas incluem os seguintes aspetos: usar adequadamente as atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar; mobilizar conceitos relacionados com as Didáticas associadas às áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar; revelar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise de textos e episódios no contexto da Educação Pré-Escolar e usar criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos na construção/adaptação de propostas didáticas que contribuam para o desenvolvimento das expressões, da comunicação e do conhecimento do mundo de crianças em idade pré-escolar. Assim, serão desenvolvidas atividades de discussão de textos; de exploração e análise crítica de tarefas e materiais adequados ao trabalho com crianças em idade pré-escolar e de adaptação de tarefas e indicações sobre o modo de as explorar que refletem as OCEPE, no que se refere à Expressão e Comunicação e ao Conhecimento do Mundo.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
A avaliação inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: realização de atividades propostas no decurso das aulas (15% - 3% para cada área de conteúdo); análise crítica de um episódio com crianças em idade pré-escolar relacionado com as áreas de Expressão e Comunicação e/ou Conhecimento do Mundo (30%); planificação de uma tarefa integradora (15%); planificação reformulada de uma tarefa integradora, descrição e análise da sua exploração em contexto de Estágio (40%).

Regime de assiduidade

Para usufruir da forma de avaliação contínua, cada estudante tem de assistir a 75% das sessões presenciais. Caso tal se não verifique tem de recorrer a exame. Excetuam-se os casos dos estudantes com estatuto especial que deverão negociar a sua avaliação com os docentes da UC durante os primeiros 15 dias do início das aulas.

Bibliografia

Cardona, M. J.& Guimarães, C. (2012). (Org.). Avaliação na educação de infância. Viseu: PsicoSoma.
Castro, J. & Rodrigues, M. (2008). Sentido do número e organização de dados: Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: DGIDC.
Chauvel, D. & Michel, V. (2006). Brincar com as Ciências no Jardim-de-Infância. Porto: Porto Editora.
Duarte, I. (2008). O conhecimento da Língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME
Fosnot, C. & Dolk, M. (2000). Young mathematicians at work: Constructing Number Sense.
Portsmouth: Heinemann.
Godinho, J. C. & Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: DGIDC.
Marchão, A. (2012). No jardim-de-infância e na escola do 1.º ciclo do ensino básico. Gerir o currículo e criar oportunidades para construir o pensamento crítico. Lisboa: Edições Colibri.
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância.
Lisboa: ME
Mendes, F. & Delgado, C. (2008). Geometria: Textos de apoio para Educadores de Infância.
Lisboa: DGIDC.
Martins, I. et al (2009). Despertar para a Ciência: atividades dos 3 aos 6. Lisboa: ME. Moreira, D., & Oliveira, I. (2003). Iniciação à Matemática no Jardim de Infância. Lisboa:
Universidade Aberta.
Pinto, M., Delgado, C., & Mendes, F. (2020). Didática da Educação de Infância: Tarefas Integradoras com os livros e as histórias – Língua Portuguesa e Matemática. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal. ISBN: 978-989-53045-0-9.
Plummeridge, C. (2001). Music and combined arts. In C. Phillpot & C. Plummeridge (Eds.).
Issues in music teaching (pp. 131-141). London: Routledge Falmer.
Reis, P. (2008) Investigar e descobrir: Atividades para a Educação em Ciência nas Primeiras Idades. Chamusca: Edições Cosmos.
Seefeldt, C., Castle, S. & Falconer, R. (2013). Social studies for the Preschool/Primary Child.
New York: Pearson.
Silva, I., Marques, L.; Mata, L. & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME-DGE.
Sim-Sim, I., Silva, A. & Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de- Infância. Lisboa: ME.
Vasconcelos, T. (coord.). (2012). Trabalho por projetos na Educação de Infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias. Lisboa: DGE.
http://www.casadasciencias.org/ http://www.cienciaviva.pt/home/

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