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Didática de Educação de Infância I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
MP1C10011 |
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Sigla: |
DEI1 |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
31 |
Plano de Estudos |
1º |
10,0 |
120 |
270,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais das didáticas relativas às áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar.
Enquadrar os fundamentos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no contexto do
desenvolvimento linguístico-comunicativo, artístico, do conhecimento do mundo e do pensamento matemático.
Reconhecer a importância de situações do quotidiano, de jogo e experimentais para o desenvolvimento do pensamento artístico e científico.
Mobilizar e integrar conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relevantes na planificação de experiências de aprendizagem nas áreas de conteúdo, numa perspetiva integradora da intervenção do educador de infância.
Planificar e avaliar práticas linguístico-comunicativas, artísticas e científicas no contexto da Educação Pré-Escolar.
Desenvolver uma visão global e integrada do currículo de Educação de Infância.
Aprofundar capacidades de construção e gestão curricular no âmbito da Educação de Infância.
Conteúdos programáticos
Aquisição e desenvolvimento da linguagem
- Comunicação, linguagem e língua materna
- Estratégias de desenvolvimento da oralidade e da literacia emergente.
Desenvolvimento do sentido de número, sentido espacial e da capacidade de organização e análise de dados
- Noções matemáticas que suportam a evolução das crianças
- Tarefas matemáticas: articulação e potencialidades
Desenvolvimento do conhecimento científico, das capacidades associadas aos processos científicos e das atitudes face à Ciência
- Papel das atividades de exploração: questionamento, observação, registo e análise de dados relativos às realidades sociais e naturais
- Tarefas que envolvem experiências sensoriais, de verificação/ilustração e investigações.
Desenvolvimento de processos de execução, criação e apreciação artística.
Tarefas integradoras: potencialidades e articulação.
Planeamento e avaliação de experiências de aprendizagem no contexto da Educação Pré-Escolar.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
O propósito principal desta UC é apoiar a construção do conhecimento didático do futuro educador. Por isso, os conteúdos programáticos incidem nas questões-chave das didáticas das áreas que integram a Educação Pré-Escolar. Focam-se as primeiras aprendizagens associadas ao desenvolvimento linguístico-comunicativo, artístico, do conhecimento do mundo e do pensamento matemático da criança, identificam-se experiências e oportunidades educativas que as promovem e analisam-se materiais curriculares que podem suportar essas aprendizagens.
Destacam-se as tarefas integradoras, que articulam entre si as várias áreas de conteúdo. A planificação e avaliação de experiências de aprendizagem permitem ao futuro educador a mobilização e integração de conhecimentos, bem como a reflexão sobre situações que promovem o desenvolvimento, por parte da criança, de aprendizagens associadas às áreas de Expressão e Comunicação e do Conhecimento do Mundo.
Metodologias de ensino
O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, procurando o aprofundamento de conhecimentos relativos às temáticas abordadas. As atividades a realizar incluem: discussão de textos; exploração e análise crítica de materiais curriculares e análise e construção/adaptação de propostas didáticas que articulem as várias áreas da Educação Pré-Escolar. O acompanhamento tutorial visará a orientação do estudo, o esclarecimento de dúvidas e a monitorização dos trabalhos a realizar. Poderá ser feito presencialmente e a distância, via plataforma Moodle.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As aprendizagens esperadas incluem os seguintes aspetos: usar adequadamente as atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar; mobilizar conceitos relacionados com as Didáticas associadas às áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar; revelar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise de textos e episódios no contexto da Educação Pré-Escolar e usar criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos na construção/adaptação de propostas didáticas que contribuam para o desenvolvimento das expressões, da comunicação e do conhecimento do mundo de crianças em idade pré-escolar. Assim, serão desenvolvidas atividades de discussão de textos; de exploração e análise crítica de tarefas e materiais adequados ao trabalho com crianças em idade pré-escolar e de adaptação de tarefas e indicações sobre o modo de as explorar que refletem as OCEPE, no que se refere à Expressão e Comunicação e ao Conhecimento do Mundo.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
A avaliação inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: realização de atividades propostas no decurso das aulas (15% - 3% para cada área de conteúdo); análise crítica de um episódio com crianças em idade pré-escolar relacionado com as áreas de Expressão e Comunicação e/ou Conhecimento do Mundo (30%); planificação de uma tarefa integradora (15%); planificação reformulada de uma tarefa integradora, descrição e análise da sua exploração em contexto de Estágio (40%).
Regime de assiduidade
Para usufruir da forma de avaliação contínua, cada estudante tem de assistir a 75% das sessões presenciais. Caso tal se não verifique tem de recorrer a exame. Excetuam-se os casos dos estudantes com estatuto especial que deverão negociar a sua avaliação com os docentes da UC durante os primeiros 15 dias do início das aulas.
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