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Didática de Educação de Infância II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
MP1C10015 |
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Sigla: |
DEI2 |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
31 |
Plano de Estudos |
1º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A Unidade Curricular Didática da Educação de Infância II contempla o desenvolvimento de saberes integrados das áreas de didática da língua portuguesa e visa o aprofundamento dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem pelas crianças, de didática das expressões que visa o desenvolvimento da expressividade e comunicação da criança através das linguagens e saberes artísticos e físico-motor, e a área da pedagogia e didática que visa a interrogação das relações entre os saberes pedagógicos e os conhecimentos didáticos.
Conteúdos programáticos
Didática da Língua Portuguesa
Questões teóricas gerais
1. Conhecimento linguístico e desenvolvimento da linguagem oral
1.1 Linguagem e aprendizagem – aquisição e desenvolvimento.
1.2 Marcos gerais do desenvolvimento linguístico.
1.3 Promoção do desenvolvimento da consciência linguística (aquisições fonéticas, lexicais, morfológicas e sintáticas).
1.4 Comunicação oral em contexto de creche.
1.5 Comunicação pré-verbal e verbal.
1.6 Promoção de práticas de comunicação verbal e não verbal em contexto de creche.
1.7 O papel do educador na promoção da comunicação oral
1.8 Ler dos 0 aos 3 anos - ambientes promotores da leitura.
1.9 Ambientes promotores da escrita em contexto de creche.
Educação Artística (música; dança; artes visuais; jogo dramático/teatro)
• Orientações curriculares para a Educação Artística
• Observação, experimentação e exploração das diferentes linguagens artísticas
• Potencialidades do corpo, da voz e das linguagens artísticas como recursos expressivos e comunicativos
• Desenvolvimento artístico na primeira infância e etapas do desenvolvimento psicomotor
• Intencionalidades educativas, planificação e avaliação formativa de propostas de aprendizagem
Pedagogia
O educador gestor do currículo que toma decisões na sua prática pedagógica.
Relação pedagógica e ambiente educativo.
Atividades integradoras na creche – o tempo e a participação da criança
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos dos tópicos explicitam um conjunto de questões específicas das intervenções pedagógico-didáticas para as quais se solicita a reflexão dos estudantes, baseada nos quadros teóricos de referência da pedagogia e das didáticas, o que constitui os dois grandes objetivos da UC: analisar e discutir, delinear e ensaiar as grandes questões emergentes na intervenção educativa.
Metodologias de ensino
Estratégias de gestão do programa
O programa organizar-se á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido em estreita articulação com os estágios.
Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As aulas desta unidade curricular assumem caracter T/P havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de planificar atividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
Com estes dispositivos e procedimentos pretende-se que os estudantes sejam capazes de discernir modalidades de intervenção pedagógico-didáticas adequadas ao contexto de creche, o que constitui o objetivo central desta UC.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incide sobre uma produção académica que apresenta duas propostas alternativas:
A) Propostas de intervenção pedagógico-didática (B) Episódios ou situações de caráter pedagógico-didático observados e/ou vivenciados e selecionados pela sua pertinência de acordo com o Documento Orientador do trabalho final.
80% - Trabalho individual
20% participação nas aulas
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os documentos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia
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Mutschen Carvalho, C. & Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche. CRECHEndo com qualidade. Porto Editora;
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