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Didática das Expressões

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - A

Código: MP1C20019    Sigla: DEXP
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 25 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
António Ângelo de Jesus Ferreira de VasconcelosResponsável
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
António Vasconcelos   1,16
Cátia Ferreira   0,50
Sónia Patrícia Limpo   0,66

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar e problematizar processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos do 1.o ciclo do Ensino Básico.
2. Compreender e analisar os diferentes processos artísticos numa perspetiva integradora.
3. Planificar, implementar e avaliar práticas artísticas nos contextos educativos do 1.o ciclo do Ensino Básico.
4. Compreender os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis susceptíveis de facilitar este processo.

Conteúdos programáticos

A. Processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos do 1.o ciclo do Ensino Básico
B. Processos de integração artística
C. Planificação, implementação e avaliação de práticas artísticas nos contextos educativos do 1.o ciclo do Ensino Básico
D. Organização/planificação das sessões; estimulação e facilitação do processo de desenvolvimento das habilidades motoras no pré-escolar e 1o ciclo do ensino básico; observação e avaliação das habilidades motoras.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados à didática das expressões no 1.º ciclo, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização de aprendizagens artísticas e motoras. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão (a) a experimentação prática, individual e em grupo, de processos artísticos, com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem e (b) a exposição e debate em torno das temáticas programáticas Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza artística.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos experimentação prática, de exposição oral, debate, pesquisa, leitura e produção de materiais artísticos e motores permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.

Metodologia e provas de avaliação

Os/as estudantes poderão optar pela modalidade de avaliação contínua ou de exame final

A avaliação contínua inclui os seguintes elementos:
1. Assiduidade – 10%
2. Desempenho nas atividades das sessões 30%
3. Elaboração de um guião do processo de criação do grupo 10%
4. Realização e apresentação pública de um trabalho performativo englobando diferentes componentes musicais, visuais, dramáticas e de movimento – 30%
5. Reflexão escrita individual 20%. Reflexão individual sobre estratégias de implementação||interação||interligação e desenvolvimento curricular e de conteúdos. Reflexão fundamentada na literatura

A classificação final resulta de uma média ponderada das áreas envolvidas:
Expressões artísticas – 75%
Educação Física – 25%

Os elementos de avaliação propostos e respetiva ponderação são os seguintes, para a educação física:
1. Assiduidade e participação – 40%
2. Dinamização de uma atividade físico-motora – 60%

N caso do exame final implica a realização de uma prova teórico-prática que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos.

Regime de assiduidade

Os estudantes que usufruírem de estatuto especial (consultar o Regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS) e que não puderem satisfazer as condições de frequência indicadas, deverão entrar em contacto com a docente da UC até quinze dias após o início das aulas.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Assis, M., Gomes, E. X., Pereira, J. S. & Pires, A. L. O. (eds) (2017). Ensaios entre Arte e Educação. Fundação Calouste Gulbenkian.
Burnard, P. & Colucci-Gray, L., (eds) (2020). Why Science and Art Creativities Matter. (Re-) Configuring STEAM for Future-making Education. Brill. doi: https://doi.org/10.1163/9789004421585
Burnard, P. M. L., M. (eds) (2021). Sculpting New Creativities in Primary Education. Routledge
Khine, M. S., & Areepattamannil, S. (eds.) (2019). STEAM Education: Theory and Practice. Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-3-030-04003-1
Nabais, C. (org.) (2021). Processos criativos nas ciências e nas artes: A questão da participação pública. Afrontamento
Vasconcelos, A. Â.. (2020) "As Artes performativas e a aprendizagem do desconhecido - o envolvimento dos estudantes através da criatividade e do risco". In Feliciano H. Veiga (coord.) Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade, 334-353. Lisboa, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.
Vasconcelos, A. Â. (2023). "Creativities, Astonishment and Democracy: Learning the Unknown” in Murillo, Adolf; Tejada, Jesus; Riaño, Mª Elena; Foletto, Clarissa, Carvalho, Sara Solé, Lluís (Editors). Exploring Creativities. Creation as strategy for learning Music and the Arts. Valência: EdictOrália, pp. 17-40.

Observações

De acordo com as temáticas abordadas serão propostas bibliografias e videografias específicas

Opções
Página gerada em: 2024-04-18 às 19:36:28 Última actualização: 2010-07-19