|
Didática do Português e das Expressões
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - A
Código: |
MPE10018 |
|
Sigla: |
DPE |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE |
28 |
Plano de Estudos_15_16 |
1º |
12,0 |
144 |
324,0 |
Nº de semanas letivas: |
30 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Analisar e problematizar processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos da Creche e do Jardim-de-Infância.
2. Compreender os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis suscetíveis de facilitar este processo.
3. Aprofundar o estudo da aquisição da linguagem em diferentes domínios do conhecimento linguístico, reconhecendo marcos do desenvolvimento da linguagem oral.
4. Compreender a importância de comportamentos emergentes da linguagem escrita, promovendo o desenvolvimento das literacias de leitura e de escrita.
5. Promover metodologias específicas para a educação de infância numa perspetiva integradora de contacto com manifestações literárias e com outras formas de expressão artística.
6. Observar Planificar, implementar e avaliar propostas artísticas e de desenvolvimento da consciência linguística e da linguagem oral, em contextos educativos da creche e do jardim-de-infância.
7- Compreender a relação pedagógica adulto(s)/ criança(s) e a intencionalidade educativa na prática dos educadores em creche e ji
Conteúdos programáticos
1. Processos de execução, criação e apreciação artística nos contextos educativos da creche e do jardim-de-infância
2. Facilitação do processo de desenvolvimento motor na educação de infância; observação e avaliação das habilidades motoras.
3. Conhecimento linguístico e desenvolvimento da linguagem oral.
3.1. Marcos do desenvolvimento linguístico.
3.2. Promoção do desenvolvimento da consciência linguística (fonológica, lexical, sintática, discursiva).
3.3. Comunicação oral na creche e no jardim-de-infância.
3.4. Promoção de práticas de comunicação verbal em contextos de educação de infância.
4. Abordagens à escrita:
4.1. Literacia emergente.
4.2. Descoberta da funcionalidade da linguagem escrita.
4.3. Ambientes promotores da leitura e da escrita na creche e no jardim-de-infância.
5. Processos de integração artística
6. A observação Planificação, implementação e avaliação de práticas artísticas e do desenvolvimento verbal nos contextos educativos da creche e do jardim-de-infância.
7- A relação pedagógica adulto criança e a intencionalidade educativa - o educador gestor do currículo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A principal finalidade da UC consiste em assegurar aos futuros educadores competências que permitam práticas profissionais reflexivas e autonomia nos processos de tomada de decisão nas intervenções educativas. Os conteúdos selecionados incidem em áreas matriciais da didática da língua materna e das didáticas das expressões, fundamentando competências de observação, planificação, implementação e avaliação, numa perspetiva integradora do desenvolvimento curricular em contexto de creche e de jardim-de-infância. A mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes, no domínio da língua e das expressões, para o desenvolvimento de objetivos de formação dos futuros educadores concorre para uma visão de desenvolvimento curricular global e integradora, atenta à especificidade da educação de infância- creche e ji
Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos, de desenvolvimento de linguagem verbal e da expressão físico-motora com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza didática.
A avaliação será contínua e pontual através da participação e desempenho nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a planificação e a avaliação pedagógica no âmbito do Português e das Expressões.
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita, na planificação e avaliação pedagógica e nos desempenhos específicos no âmbito do Português e das diferentes Expressões.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais, bem como capacidades de planificação e avaliação pedagógica criando condições para que ocorram aprendizagens no âmbito das áreas da UC .
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: participação nas aulas (10%); descrição e análise de uma situação com crianças em idade de creche, relacionada com o Português e/ou as Expressões (40%) e planificação de uma proposta integradora, descrição e análise da sua exploração em contexto de jardim de infância (50%).
Durante a primeira semana de aulas, os alunos com estatuto de trabalhador estudante deverão contactar o docente responsável pela UC, a fim de optarem por avaliação continua ou avaliação por exame. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle e colocar as suas dúvidas aos docentes.
A avaliação será contínua e pontual através da participação e desempenho nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a planificação e a avaliação pedagógica no âmbito das áreas da UC.
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita, na planificação e avaliação pedagógica e nos desempenhos específicos no âmbito do Português, das diferentes Expressões e da Pedagogia
Regime de assiduidade
Os estudantes, se estatuto especial, deverão participar em 75% das aulas.
Bibliografia
Aguilar, L. F. (2001). Expressão e Educação Dramática. Guia Pedagógico para o 1.º ciclo do Ensino Básico: Instituto de Inovação Educacional.
Franco, M. (2003). A pedagogia para além dos confrontos. Educação On – Line. Fonte html: http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option =com_content&view=article&id=325:a-pedagogia-para-alem-dos-confrontos&catid=4:educacao&Itemid=15
Fumoto, H., Robson, S.,Greenfield, S., Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2012). Understanding Motor Development: Infants, children, adolescent and adults (7th ed.): McGraw-Hill.
Gasparin, J. (2002).Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Editora Autores Associados Ltda.
Gasparin, J. (2007). Da homogeneidade à diversidade: uma didática alternativa para um novo processo histórico de educação. Revista HISTEDBR On-line, n.25,pp.192-199mar.2007.FontePDF: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art15_25.pdf
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância: DGIDC.
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years.Routledge.
Libâneo, J. (2004). A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp. 5-24. Fonte PDF: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782004000300002&script=sci_ &tlng=pt
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância: ME.DGIDC.
Ministério da Educação (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.ME. DGE.
Neto, C. (2001). Motricidade e Jogo na Infância (3ª ed.). Sprint.
Plummeridge, C. (2001). Music and combined arts. In Philpott, C. & Plummeridge, C. (Eds). Issues in Music Teaching. Taylor & Francis.
Rigolet, S. (1998). Para uma Aquisição Precoce e Optimizada da linguagem – linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. Porto Editora
Severino, J. (2008). O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In I. Fazenda (Ed.). Didatica e interdisciplinaridade: M.R. Cornacchia Livraria e Editora Ltda: Papirus Editora.
Sim-Sim, I., Silva, A. e Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância: ME.DGIDC.
Veiga, I. (2008). Didática: uma perspetiva histórica. In B. Marchesini (Ed.). Repensando a didática. S. Paulo: M.R. Cornacchia Livraria e Editora Ltda: Papirus Editora.
Zabalza, M. (1998). Didática da Educação Infantil. :Edições ASA
Observações
Dependendo da sessão será fornecida bibliografia mais específica de acordo com os temas e o trabalho
|
|