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Seminário de Investigação e de Projeto II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
PG_EE13 |
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Sigla: |
SIP2 |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PG_EE |
27 |
Plano de estudos_14 |
1º |
5,0 |
25 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Espera-se que os estudantes desenvolvam, no terreno, um projeto individual, fazendo um estudo de caso proposto pelos docentes ou um projeto proposto por si. O estudo proposto pelos docentes é analisar o processo de consolidação do Decreto Lei 54/2018 numa escola ou agrupamento de escolas, segundo a opinião um docente de educação especial (necessariamente) e também de outro(s) docente(s) e/ou Encarregado(s) de Educação.
No final, cada estudante deverá entregar um relatório do projeto desenvolvido. Este trabalho será discutido pelos docentes da UC e por um docente convidado.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos desta UC serão abordados como uma revisitação dos conteúdos das UCs "Seminário de Investigação e de Projeto I" e "Pedagogia Diferenciada e Desenvolvimento Curricular", mas de forma aplicada a cada um dos projetos desenvolvidos pelos formandos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos fundamentam e permitem aos estudantes atingirem o grande objetivo da UC: o desenvolvimento de um projeto de investigação qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, utilizando entrevistas e análise documental como instrumentos de recolha de dados, com o fim de analisar o processo de consolidação do Decreto Lei 54/2018 numa escola ou agrupamento de escolas, segundo a opinião um docente de educação especial (necessariamente) e também de outro(s) docente(s) e/ou Encarregado(s) de Educação.
Metodologias de ensino
As aulas desta UC assumem a forma de partilha do trabalho desenvolvido e de apoio tutorial, sendo que se espera que nas sessões se possam elaborar e "ensaiar" as apresentações finais. Assume-se, também, que a natureza coletiva dos relatórios implica que muitos deles terão trechos ou partes comuns aos relatórios de outros colegas. Serão essencialmente diferentes nas partes: da caracterização do local/contexto/escola, da caracterização do aluno escolhido e da apresentação e análise dos dados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os estudantes participem ativamente na apresentação e no debate sobre os projetos de todos os colegas, numa construção coletiva e partilhada. Com esta metodologia, pretende-se que os estudantes construam os seus projetos de investigação, realizem o projeto tal como planeado e analisem, criticamente, os resultados.
Com esta metodologia, procurar-se-á dar o apoio necessário para que cada estudante reflita, aprofundadamente, sobre a consolidação da Educação Inclusiva em Portugal e analise criticamente o seu próprio percurso enquanto investigador.
Metodologia e provas de avaliação
O estudante redigirá um relatório que não deverá ter mais de 15.000 palavras (aproximadamente, 30 páginas) seguindo as orientações trabalhadas na UC de Seminário de Investigação e Projeto I, relativas à escrita académica e as orientações do Instituto Politécnico de Setúbal relativas à apresentação de teses (indicações relativas à capa).
O trabalho escrito terá um peso de 60% e a apresentação oral de 40%.
Nesta UC não existe avaliação por exame. Esta unidade curricular é avaliada por prova pública seguindo as orientações do IPS relativas à realização das mesmas.
Observações
O relatório escrito deverá ter a seguinte estrutura:
1 - Introdução, com explicação da proposta de trabalho da UC desenvolvida e organização do relatório.
2 - Fundamentação teórica, onde se enquadra o Decreto Lei 54/2018 e os outros normativos nacionais e internacionais que o contextualizam. Nesta fundamentação, as estudantes são encorajados a demonstrar todo o conhecimento construído ao longo do curso.
3 - Metodologia: descrição da opção por estudo de caso, face à natureza do projeto; caracterização do agrupamento/escola/pré-escola escolhida e do aluno-caso analisado com breve descrição do mesmo; caracterização dos entrevistados; instrumentos de recolha de dados utilizados, incluindo em anexo o guião da entrevista, e procedimentos para a realização do estudo onde se descreve todos os passos do processo, desde o contacto com o agrupamento e pedido de autorização, até a duração das entrevistas, o registo e o tratamento dos dados.
4 - Apresentação e análise dos dados, com a apresentação da opinião dos entrevistados relativamente às dimensões em análise: Compromissos com a inclusão, Participação dos pais ou encarregados de educação, Abordagem Multinível e Desenho Universal para a Aprendizagem, Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, Mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, Avaliação, progressão e certificação das aprendizagens, Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.
5 - Considerações finais, incluindo uma síntese dos principais resultados ou reflexões sobre o processo de inclusão na opinião dos entrevistados e na opinião do próprio estudante, bem como uma síntese das barreiras e facilitadores à realização do estudo em si.
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