This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PG_EE13
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Seminário de Investigação e de Projeto II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: PG_EE13    Sigla: SIP2
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 27 Plano de estudos_14 5,0 25

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,66
Luísa Ramos de Carvalho   0,60
Luzia Lima-Rodrigues   1,07

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se que os estudantes desenvolvam, no terreno, um projeto individual, fazendo um estudo de caso proposto pelos docentes ou um projeto proposto por si. O estudo proposto pelos docentes é analisar o processo de consolidação do Decreto Lei 54/2018 numa escola ou agrupamento de escolas, segundo a opinião um docente de educação especial (necessariamente) e também de outro(s) docente(s) e/ou Encarregado(s) de Educação.
No final, cada estudante deverá entregar um relatório do projeto desenvolvido. Este trabalho será discutido pelos docentes da UC e por um docente convidado.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos desta UC serão abordados como uma revisitação dos conteúdos das UCs "Seminário de Investigação e de Projeto I" e "Pedagogia Diferenciada e Desenvolvimento Curricular", mas de forma aplicada a cada um dos projetos desenvolvidos pelos formandos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos fundamentam e permitem aos estudantes atingirem o grande objetivo da UC: o desenvolvimento de um projeto de investigação qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, utilizando entrevistas e análise documental como instrumentos de recolha de dados, com o fim de analisar o processo de consolidação do Decreto Lei 54/2018 numa escola ou agrupamento de escolas, segundo a opinião um docente de educação especial (necessariamente) e também de outro(s) docente(s) e/ou Encarregado(s) de Educação.

Metodologias de ensino

As aulas desta UC assumem a forma de partilha do trabalho desenvolvido e de apoio tutorial, sendo que se espera que nas sessões se possam elaborar e "ensaiar" as apresentações finais. Assume-se, também, que a natureza coletiva dos relatórios implica que muitos deles terão trechos ou partes comuns aos relatórios de outros colegas. Serão essencialmente diferentes nas partes: da caracterização do local/contexto/escola, da caracterização do aluno escolhido e da apresentação e análise dos dados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os estudantes participem ativamente na apresentação e no debate sobre os projetos de todos os colegas, numa construção coletiva e partilhada. Com esta metodologia, pretende-se que os estudantes construam os seus projetos de investigação, realizem o projeto tal como planeado e analisem, criticamente, os resultados.
Com esta metodologia, procurar-se-á dar o apoio necessário para que cada estudante reflita, aprofundadamente, sobre a consolidação da Educação Inclusiva em Portugal e analise criticamente o seu próprio percurso enquanto investigador.

Metodologia e provas de avaliação

O estudante redigirá um relatório que não deverá ter mais de 15.000 palavras (aproximadamente, 30 páginas) seguindo as orientações trabalhadas na UC de Seminário de Investigação e Projeto I, relativas à escrita académica e as orientações do Instituto Politécnico de Setúbal relativas à apresentação de teses (indicações relativas à capa).

O trabalho escrito terá um peso de 60% e a apresentação oral de 40%.



Nesta UC não existe avaliação por exame. Esta unidade curricular é avaliada por prova pública seguindo as orientações do IPS relativas à realização das mesmas.

Observações

O relatório escrito deverá ter a seguinte estrutura:
1 - Introdução, com explicação da proposta de trabalho da UC desenvolvida e organização do relatório.
2 - Fundamentação teórica, onde se enquadra o Decreto Lei 54/2018 e os outros normativos nacionais e internacionais que o contextualizam. Nesta fundamentação, as estudantes são encorajados a demonstrar todo o conhecimento construído ao longo do curso.
3 - Metodologia: descrição da opção por estudo de caso, face à natureza do projeto; caracterização do agrupamento/escola/pré-escola escolhida e do aluno-caso analisado com breve descrição do mesmo; caracterização dos entrevistados; instrumentos de recolha de dados utilizados, incluindo em anexo o guião da entrevista, e procedimentos para a realização do estudo onde se descreve todos os passos do processo, desde o contacto com o agrupamento e pedido de autorização, até a duração das entrevistas, o registo e o tratamento dos dados.
4 - Apresentação e análise dos dados, com a apresentação da opinião dos entrevistados relativamente às dimensões em análise: Compromissos com a inclusão, Participação dos pais ou encarregados de educação, Abordagem Multinível e Desenho Universal para a Aprendizagem, Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, Mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, Avaliação, progressão e certificação das aprendizagens, Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.

5 - Considerações finais, incluindo uma síntese dos principais resultados ou reflexões sobre o processo de inclusão na opinião dos entrevistados e na opinião do próprio estudante, bem como uma síntese das barreiras e facilitadores à realização do estudo em si.

Opções
Página gerada em: 2024-06-25 às 13:54:58 Última actualização: 2010-07-19