This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP10010
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: DESP10010    Sigla: DAM
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20



Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhece as determinantes biológicas e sociais que influenciam os processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora.
Compreende os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos críticos, às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras e aos processos de desenvolvimento percetivo-motor.
Compreende os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis susceptíveis de optimizar ou facilitar este processo.
Demonstra ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos à análise de situações concretas de natureza comportamental.

Programa

1. Teorias e variáveis influentes no Desenvolvimento Motor
Crescimento e maturação: fatores reguladores e variáveis influentes. Fases e curvas do crescimento. Crescimento e proporcionalidade, composição corporal e dimorfismo sexual. Princípios fundamentais do processo de desenvolvimento motor. Fatores de ordem genética e de ordem ambiental. Relação maturação-estimulação. Noção de períodos críticos. Modelo teórico do desenvolvimento motor de Gallahue.
2. Teorias e variáveis influentes na Aprendizagem Motora
Distinção entre performance e aprendizagem. A medida em aprendizagem motora. Curvas de aprendizagem. Noção de programa motor e de feedback sensorial. Memória e esquecimento motor. O transfer na aprendizagem motora. Noção de tarefa motora e análise da tarefa. Taxonomias das tarefas motoras. Aprendizagem e organização das condições de prática. Aprendizagem e conhecimento dos resultados.


Métodos de Ensino

O processo compreende: (a) a abordagem expositiva e de síntese de temas pelo docente; (b) a realização de trabalhos práticos/aplicados nas aulas solicitando a análise/discussão de temas por parte dos alunos; (c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais; (d) o apoio tutorial, presencial e à distância, na orientação do estudo e no acompanhamento dos trabalhos dos estudantes.
A avaliação na UC compreende:
- participação nas atividades e tarefas realizadas nas aulas: trabalhos práticos; fichas de aplicação e/ou consolidação da matéria; discussão de temas.
- realização de um trabalho escrito, em grupo, com discussão oral.
- teste escrito para avaliação de conhecimentos e sua aplicação à análise de situações práticas de natureza comportamental.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia Principal:
Fragoso, I., & Vieira, F. (2000). Morfologia e crescimento. Cruz Quebrada: FMH.
Gallahue, D., & Ozmun, J. (2005). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebés, crianças, adolescentes e adultos (1ª ed.). São Paulo: Phorte Editora.
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (2002). Controlo motor e aprendizagem: Fundamentos e aplicações (2ª ed.). Cruz Quebrada: FMH.
Haywood, K.M., & Getchell, N. (2011). Desenvolvimento motor ao longo da vida (4ª edição). Porto Alegre: Artmed Editora S.A..
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: Conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher LTDA.
Malina, R.M., Bouchard, C., & Bar-Or, O. (2004). Growth, maturation and physical activity (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

Opções
Página gerada em: 2025-05-10 às 06:52:55 Última actualização: 2010-07-19