|
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP10010 |
|
Sigla: |
DAM |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
|
Plano de Estudos |
1º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhece as determinantes biológicas e sociais que influenciam os processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora.
Compreende os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos críticos, às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras e aos processos de desenvolvimento percetivo-motor.
Compreende os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis susceptíveis de optimizar ou facilitar este processo.
Demonstra ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos à análise de situações concretas de natureza comportamental.
Programa
1. Teorias e variáveis influentes no Desenvolvimento Motor
Crescimento e maturação: fatores reguladores e variáveis influentes. Fases e curvas do crescimento. Crescimento e proporcionalidade, composição corporal e dimorfismo sexual. Princípios fundamentais do processo de desenvolvimento motor. Fatores de ordem genética e de ordem ambiental. Relação maturação-estimulação. Noção de períodos críticos. Modelo teórico do desenvolvimento motor de Gallahue.
2. Teorias e variáveis influentes na Aprendizagem Motora
Distinção entre performance e aprendizagem. A medida em aprendizagem motora. Curvas de aprendizagem. Noção de programa motor e de feedback sensorial. Memória e esquecimento motor. O transfer na aprendizagem motora. Noção de tarefa motora e análise da tarefa. Taxonomias das tarefas motoras. Aprendizagem e organização das condições de prática. Aprendizagem e conhecimento dos resultados.
Métodos de Ensino
O processo compreende: (a) a abordagem expositiva e de síntese de temas pelo docente; (b) a realização de trabalhos práticos/aplicados nas aulas solicitando a análise/discussão de temas por parte dos alunos; (c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais; (d) o apoio tutorial, presencial e à distância, na orientação do estudo e no acompanhamento dos trabalhos dos estudantes.
A avaliação na UC compreende:
- participação nas atividades e tarefas realizadas nas aulas: trabalhos práticos; fichas de aplicação e/ou consolidação da matéria; discussão de temas.
- realização de um trabalho escrito, em grupo, com discussão oral.
- teste escrito para avaliação de conhecimentos e sua aplicação à análise de situações práticas de natureza comportamental.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Principal:
Fragoso, I., & Vieira, F. (2000). Morfologia e crescimento. Cruz Quebrada: FMH.
Gallahue, D., & Ozmun, J. (2005). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebés, crianças, adolescentes e adultos (1ª ed.). São Paulo: Phorte Editora.
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (2002). Controlo motor e aprendizagem: Fundamentos e aplicações (2ª ed.). Cruz Quebrada: FMH.
Haywood, K.M., & Getchell, N. (2011). Desenvolvimento motor ao longo da vida (4ª edição). Porto Alegre: Artmed Editora S.A..
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: Conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher LTDA.
Malina, R.M., Bouchard, C., & Bar-Or, O. (2004). Growth, maturation and physical activity (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
|
|