|
|
Materiais na Experiencia Matemática
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
| Código: |
EDB10014 |
|
Sigla: |
MEM |
| Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade |
|---|
| Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida | Responsável |
|
| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identifica vantagens e limitações da utilização de diversos materiais, incluindo materiais manipuláveis, no
desenvolvimento do pensamento matemático.
Seleciona e utiliza criteriosamente materiais diversificados na resolução de problemas matemáticos.
Evidencia a capacidade de conetar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos mobilizando este
conhecimento para seleccionar e usar materiais propiciadores do aprofundamento de saberes matemáticos.
Utiliza e incorpora, de uma forma adequada, uma variedade de ferramentas de comunicação e informação,
incluindo as TIC, para promover a própria aprendizagem.
Revela autonomia na identificação e resolução de problemas de carácter matemático.
Programa
O papel e importância dos materiais na exploração de situações de carácter matemático.
Pensamento matemático e jogo.
Construção de materiais manipuláveis e sua utilização na resolução de problemas.
Problematização do uso de materiais no ensino e aprendizagem da matemática.
Construção de materiais didáticos.
Métodos de Ensino
Será privilegiada a participação ativa dos estudantes em trabalho individual e de grupo, procurando promover
uma construção de conhecimentos sustentada em actividades de exploração de jogos interativos e de
utilização de materiais na resolução e discussão de problemas. Serão encorajados a refletir sobre as
experiências vividas nas aulas conectandoas com a análise de textos sobre conteúdos relevantes do
programa. Além disso, serão incentivados a conceber uma oficina, a concretizar na aula, que envolva a uso de
materiais na resolução de problemas. Há, ainda, sessões de apoio tutorial destinadas a apoiar os estudantes na
organização do estudo e a esclarecer dúvidas.
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular. Considerar-se-á a
participação nas aulas, a conceção e dinamização de uma oficina e a elaboração de um trabalho individual. Em
alternativa os estudantes poderão fazer um exame final.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Alsina, C. Burgués & C. Fortuny, J. (1991). Materiales para Construir la Geometria. Madrid: Editorial Sintesis.
Bolt, B. (1996). Puzzles de Matemática. Lisboa: Terramar.
Davis, P. & Hersh, R. (1995). A Experiência Matemática Lisboa: Gradiva.
Gardner, M. (1991). Matemática, Magia e Mistério. Lisboa: Gradiva.
HartDavis, A. (1999). Admiráveis Puzzles Matemáticos. Lisboa: Bertrand Editora.
Lopes, A. et al. (1990). Actividades matemáticas na sala de aula Lisboa: Texto Editora
Loureiro, C., Silva, A. & Veloso, G. (1989). Calculadoras na educação matemática. Lisboa: APM
Neto, J.& Silva, J. (2004). Jogos matemáticos, jogos abstractos. Lisboa: Gradiva.
Serrazina, L. & Matos, J. (1988). O Geoplano na sala de aula. Lisboa: APM
Serrazina, L. (1991). Aprendizagem da Matemática: A importância da utilização de materiais. In Noesis.
Sites de referência
http://nctm.org/
http://www.fi.uu.nl/en/
http://mat.fc.ul.pt/mej/
http://www.atractor.pt/
http://nrich.maths.org/public/index.php
|
|