This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10014
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Materiais na Experiencia Matemática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: EDB10014    Sigla: MEM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 16 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Maria Boavida   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Dias Roque Lemos BoavidaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­Identifica vantagens e limitações da utilização de diversos materiais, incluindo materiais manipuláveis, no
desenvolvimento do pensamento matemático.
­Seleciona e utiliza criteriosamente materiais diversificados na resolução de problemas matemáticos.
­Evidencia a capacidade de conetar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos mobilizando este
conhecimento para seleccionar e usar materiais propiciadores do aprofundamento de saberes matemáticos.
­Utiliza e incorpora, de uma forma adequada, uma variedade de ferramentas de comunicação e informação,
incluindo as TIC, para promover a própria aprendizagem.
­Revela autonomia na identificação e resolução de problemas de carácter matemático.

Programa

­ O papel e importância dos materiais na exploração de situações de carácter matemático.
­ Pensamento matemático e jogo.
­ Construção de materiais manipuláveis e sua utilização na resolução de problemas.
­ Problematização do uso de materiais no ensino e aprendizagem da matemática.
­ Construção de materiais didáticos.


Métodos de Ensino

Será privilegiada a participação ativa dos estudantes em trabalho individual e de grupo, procurando promover
uma construção de conhecimentos sustentada em actividades de exploração de jogos interativos e de
utilização de materiais na resolução e discussão de problemas. Serão encorajados a refletir sobre as
experiências vividas nas aulas conectando­as com a análise de textos sobre conteúdos relevantes do
programa. Além disso, serão incentivados a conceber uma oficina, a concretizar na aula, que envolva a uso de
materiais na resolução de problemas. Há, ainda, sessões de apoio tutorial destinadas a apoiar os estudantes na
organização do estudo e a esclarecer dúvidas.
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular. Considerar-­se-­á a
participação nas aulas, a conceção e dinamização de uma oficina e a elaboração de um trabalho individual. Em
alternativa os estudantes poderão fazer um exame final.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Alsina, C. Burgués & C. Fortuny, J. (1991). Materiales para Construir la Geometria. Madrid: Editorial Sintesis.
Bolt, B. (1996). Puzzles de Matemática. Lisboa: Terramar.
Davis, P. & Hersh, R. (1995). A Experiência Matemática Lisboa: Gradiva.
Gardner, M. (1991). Matemática, Magia e Mistério. Lisboa: Gradiva.
Hart­Davis, A. (1999). Admiráveis Puzzles Matemáticos. Lisboa: Bertrand Editora.
Lopes, A. et al. (1990). Actividades matemáticas na sala de aula Lisboa: Texto Editora
Loureiro, C., Silva, A. & Veloso, G. (1989). Calculadoras na educação matemática. Lisboa: APM
Neto, J.& Silva, J. (2004). Jogos matemáticos, jogos abstractos. Lisboa: Gradiva.
Serrazina, L. & Matos, J. (1988). O Geoplano na sala de aula. Lisboa: APM
Serrazina, L. (1991). Aprendizagem da Matemática: A importância da utilização de materiais. In Noesis.
Sites de referência
http://nctm.org/
http://www.fi.uu.nl/en/
http://mat.fc.ul.pt/mej/
http://www.atractor.pt/
http://nrich.maths.org/public/index.php

Opções
Página gerada em: 2025-12-07 às 17:24:53 Última actualização: 2010-07-19