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Técnicas e Processos em Expressão Gráfica e Motora
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
| Código: |
EDB20004 |
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Sigla: |
TPEGM |
| Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade |
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| Fernando Alberto Pinho Alves | Responsável |
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| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Manifestar capacidades e competências de gestão do currículo nas áreas de Expressão Plástica e de
Educação Física no préescolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Manifestar um domínio conceptual, técnico e metodológico específico, apropriado e adequado para saber
conceber, operacionalizar e avaliar o processo de intervenção pedagógica nas áreas de Expressão Plástica e
de Educação Física.
Compreender a importância das atividades físicas no processo de desenvolvimento motor e na aquisição e
manutenção de hábitos saudáveis na criança.
Conhecer os meios da educação física, com aplicabilidade ao nível do préescolar e do 1º Ciclo do Ensino
Básico, perspectivando as orientações curriculares em vigor.
Manifestar competências de seleção de tarefas, materiais e formas de organização apropriadas à intervenção
no pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Programa
A atividade física, a saúde e o bemestar.
Atividade física, Educação Física e Desenvolvimento Motor na Infância.
A Educação Física no Currículo Escolar
A planificação e os seus factores condicionantes/instalações, equipamentos e materiais/O plano de aula.
Estrutura da sessão. Objetivos e Seleção de atividades. Seleção e disposição dos recursos materiais para a
prática. Condições de segurança e estratégias de otimização da prática.
Quadros de desenvolvimento da Expressão Gráfica na Infância e na Adolescência.
Estádios de Desenvolvimento do Pensamento e da Expressão Artística
Estádios do Desenvolvimento da Expressão Gráfica
Meios e materiais expressivos e suas aplicações práticas.
Adequação de Técnicas e Processos Expressivos.
Adaptação dos materiais, técnicas, processos e atividades às faixas etárias ou estádios de desenvolvimento.
Métodos de Ensino
As sessões serão de natureza teóricoprática e práticolaboratorial. O processo compreenderá a: Vivência
prática de situações individuais ou em grupo, relacionadas com a aptidão física e com a educação física;
Análise documental; Apresentação e discussão dos trabalhos; Exposição de determinadas temáticas;
Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teóricopráticas a interação entre docentealuno e
alunoalunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação.
PROCESSO (35%) Atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas e na
capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos (fichas, recensões,
questionamento, resumos etc).
PRODUTO (65%) Desempenho do estudante em produtos individuais e em grupo (testes/trabalhos), a realizar.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
BURTON, J. (1982). Representing Objects from Memory and from Observation. Rio de Janeiro: Schools Arts.
COTTINELI TELMO, I. (1992). Linguagem Gráfica Infantil. Setúbal: ESE.
CRUZ, S.; CARVALHO, L.; MIRA, J.; FERNANDES, L.; BRÁS. (1998). Manual de Educação Física: 1º Ciclo do
Ensino Básico. Gabinete Coordenador do Desporto Escolar. DEB.
LOWENFELD, V. (1954). A criança e a sua Arte. São Paulo: Editora Mestre Jo.
LOWENFELD, V.; BRITTAIN, L. (1982). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan.
ME – CDSF– DGEBS (1992). A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação.
NETO, C. (2001). Motricidade e Jogo na infância. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Sprint.
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