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Sociologia da Educação e das Organizações Educativas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
| Código: |
EDB20010 |
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Sigla: |
SEOE |
| Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade |
|---|
| Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus | Responsável |
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| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta UC pretende-se que os estudantes obtenham conhecimentos e competências acerca das seguintes
questões:
O papel da escola na construção das sociedades;
O papel da escola na formação de cidadãos nas sociedades democráticas;
A realidade educativa actual no contexto da globalização;
A análise de contextos educativos diferenciados;
Os processos de reprodução social e cultural induzidos pela escola;
Alguns momentos marcantes e determinantes na história da educação;
As recentes transformações vividas pelo Sistema Educativo Português
Os modos de funcionamento e organização das instituições educativas
Compreender as lógicas subjacentes às atitudes e comportamentos dos diferentes actores (ou grupos de
actores) sociais em presença na escola – professores, alunos, famílias, outras instituições
Programa
Escola e contexto social: transformações sociais e sistema educativo em Portugal, nos últimos 40 anos
A escola como instrumento de mudança ou de reprodução social
A escola para todos e a escola igual para todos: igualdade de oportunidades e desigualdade de realizações
As relações sociais na escola ou a interacção entre os agentes: actores e estratégias na instituição educativa
O clima das organizações escolares
Escola e territórios: o caso das periferias urbanas
Autonomia, participação e projecto educativo
A escola enquanto comunidade educativa
A escola e os seus parceiros: famílias e comunidade educativa
Autoavaliação dos estabelecimentos de ensino: um instrumento de regulação
Identidades colectivas e estratégias identitárias nos estabelecimentos de ensino
Ser professor numa sociedade em mudança: que saberes? Que competências?
O papel do professor na escola democrática
Métodos de Ensino
Nas aulas são fornecidas informações pelo professor ou analisamse textos teóricos fundamentais ou outros
recursos, i.e.videos. Os estudantes apresentem, individualmente ou em pequenos grupos os resultados das
leituras ou das reflexões feitas. Valorizamse também exposições, em aula, que partam de análise dos media,
de filmes relacionados com o programa, de regulamentos ou de outros normativos que enquadrem o trabalho
dos professores.
Os estudantes devem optar por avaliação contínua ou exame final. No primeiro caso, élhes pedida uma
recensão crítica, um teste e uma apresentação oral, resultado de um pequeno trabalho empírico aprovado e
acompanhado pelo professor. Qualquer uma destas componentes de avaliação não poderá ter nota inferior a 8;
caso contrário, o estudante deverá apresentarse a exame final.
Os estudantes contam com sessões de tutoria, presenciais ou à distancia de acompanhamento aos seus
processos de trabalho
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
BARROSO, João (2003) (org.), A escola pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Ed. ASA
BENAVENTE, Ana (1994) Democratização e qualidade de ensinoContributos para a análise da situação,
Parecer nº3/93 do Conselho Nacional de Educação in Diário da República II Série, 1521994, pp.1520(48)
1529(58)
BOURDIEU, Pierre (1971) (1982) Reprodução cultural e reprodução social in GRACIO, Sérgio et alli (orgs.),
Sociologia da Educação I, Lisboa, Livros Horizonte, 327368
CARVALHO, Rómulo de (1986) História do Ensino em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian,
FORMOSINHO, João (1992), O Dilema Organizacional da Escola de Massas, in Revista Portuguesa da Educação,
Universidade do Minho, 5 (3), pp. 2324.
SÉRGIO, António, (2008), Ensaios sobre educação, Lisboa, Imprensa NacionalCasa da Moeda
STOER, Stephen, (1986) Educação e mudança social em Portugal. 18701980, uma década de transição, Porto,
Edições Afrontamento
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