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Sociologia da Educação e das Organizações Educativas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB20010    Sigla: SEOE
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 51 Plano de Estudos até 2014/15 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Maria Isabel Jesus   6,40


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Isabel de Chagas Henriques de JesusResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Com esta UC pretende­-se que os estudantes obtenham conhecimentos e competências acerca das seguintes
questões:
O papel da escola na construção das sociedades;
O papel da escola na formação de cidadãos nas sociedades democráticas;
A realidade educativa actual no contexto da globalização;
A análise de contextos educativos diferenciados;
Os processos de reprodução social e cultural induzidos pela escola;
Alguns momentos marcantes e determinantes na história da educação;
As recentes transformações vividas pelo Sistema Educativo Português
Os modos de funcionamento e organização das instituições educativas
Compreender as lógicas subjacentes às atitudes e comportamentos dos diferentes actores (ou grupos de
actores) sociais em presença na escola – professores, alunos, famílias, outras instituições

Programa

Escola e contexto social: transformações sociais e sistema educativo em Portugal, nos últimos 40 anos
A escola como instrumento de mudança ou de reprodução social
A escola para todos e a escola igual para todos: igualdade de oportunidades e desigualdade de realizações
As relações sociais na escola ou a interacção entre os agentes: actores e estratégias na instituição educativa
O clima das organizações escolares
Escola e territórios: o caso das periferias urbanas
Autonomia, participação e projecto educativo
A escola enquanto comunidade educativa
A escola e os seus parceiros: famílias e comunidade educativa
Auto­avaliação dos estabelecimentos de ensino: um instrumento de regulação
Identidades colectivas e estratégias identitárias nos estabelecimentos de ensino
Ser professor numa sociedade em mudança: que saberes? Que competências?
O papel do professor na escola democrática


Métodos de Ensino

Nas aulas são fornecidas informações pelo professor ou analisam­se textos teóricos fundamentais ou outros
recursos, i.e.videos. Os estudantes apresentem, individualmente ou em pequenos grupos os resultados das
leituras ou das reflexões feitas. Valorizam­se também exposições, em aula, que partam de análise dos media,
de filmes relacionados com o programa, de regulamentos ou de outros normativos que enquadrem o trabalho
dos professores.
Os estudantes devem optar por avaliação contínua ou exame final. No primeiro caso, é­lhes pedida uma
recensão crítica, um teste e uma apresentação oral, resultado de um pequeno trabalho empírico aprovado e
acompanhado pelo professor. Qualquer uma destas componentes de avaliação não poderá ter nota inferior a 8;
caso contrário, o estudante deverá apresentar­se a exame final.
Os estudantes contam com sessões de tutoria, presenciais ou à distancia de acompanhamento aos seus
processos de trabalho

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
BARROSO, João (2003) (org.), A escola pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Ed. ASA
BENAVENTE, Ana (1994) Democratização e qualidade de ensino­Contributos para a análise da situação,
Parecer nº3/93 do Conselho Nacional de Educação in Diário da República ­ II Série, 15­2­1994, pp.1520­(48) ­
1529­(58)
BOURDIEU, Pierre (1971) (1982) Reprodução cultural e reprodução social in GRACIO, Sérgio et alli (orgs.),
Sociologia da Educação I, Lisboa, Livros Horizonte, 327­368
CARVALHO, Rómulo de (1986) História do Ensino em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian,
FORMOSINHO, João (1992), O Dilema Organizacional da Escola de Massas, in Revista Portuguesa da Educação,
Universidade do Minho, 5 (3), pp. 23­24.
SÉRGIO, António, (2008), Ensaios sobre educação, Lisboa, Imprensa Nacional­Casa da Moeda
STOER, Stephen, (1986) Educação e mudança social em Portugal. 1870­1980, uma década de transição, Porto,
Edições Afrontamento

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