|
História e Geografia de Portugal I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
M12C10004 |
|
Sigla: |
HGP1 |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
M12C1 |
1 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Mobilizar conhecimentos do passado humano numa perspectiva crítica. - Compreender a importância da História e da Geografia para a formação pessoal e o desenvolvimento social. - Entender a articulação entre História e Geografia no programa do 1º e 2º Ciclo - Perceber, organizar e mobilizar informação proveniente de diversas fontes de informação (documentos escritos, documentos iconográficos, mapas, cronologias, testemunhos orais e outros). - Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação - Ser capaz de apresentar escrita e oralmente os saberes adquiridos utilizando a terminologia própria da História e da Geografia.
Conteúdos programáticos
TEMA I Península Ibérica – Lugar de Passagem e de Fixação 1. A Península Ibérica na Europa e no Mundo 1.1 – A posição geográfica estratégica da Península Ibérica na Europa 1.2 – Características naturais da Península Ibérica (traços morfológicos, clima, vegetação natural, rios e recursos naturais) 2. Os recursos naturais e a fixação humana 3. Os Romanos na Península Ibérica – Resistência e Romanização 4 – Os muçulmanos na Península Ibérica 4.1 – Cristãos e muçulmanos no período da Reconquista – Resistência, confronto e convivência 4.2 – A herança muçulmana TEMA II A construção de um reino 1 – Do Condado Portucalense ao Reino de Portugal 1.1 – O reino de Portugal 1.2 – A organização territorial 1.3 – Sociedade e Economia 2 – A crise de 1383/85 TEMA III Expansão e configurações de um Império 3 – Portugal nos séculos XV e XVI 3.1 – A expansão geográfica portuguesa 4 – Da União Ibérica à Restauração
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular. Com estes conteúdos programáticos pretende-se que os futuros professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico obtenham ferramentas que lhes permita ensinar as áreas pedagógicas de Estudo do Meio e História e Geografia de Portugal. A componente geográfica será abordada de forma autónoma no primeiro tema, em que será privilegiada a geografia física, e em articulação com a componente histórica nos dois temas seguintes, procurando relacionar os conhecimentos, conteúdos e conceitos da história e da geografia. O objetivo é construir o saber histórico e geográfico de uma perspetiva articulada e interdisciplinar.
Metodologias de ensino
Sessões teóricas com recurso a estratégias e metodologias diversificadas. Sessões de discussão dos trabalhos realizados pelos alunos. Leitura, compreensão e discussão de textos e documentos diversos. Realização de atividades de pesquisa documental. Elaboração de trabalhos individuais e em grupo que serão apresentados oralmente na sala de aula. Elaboração de trabalhos individuais escritos. Teste escrito.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga à realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e refletir sobre os principais conteúdos teóricos. A observação e análise de documentos diversos permite que os estudantes tomem contacto com documentos variados que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão. Pretende-se ainda que os estudantes comprovem aprendizagens nas seguintes dimensões: - Apropriação e utilização de conceitos diferenciados; - Problematização de situações conhecidas e/ou estudadas; - Apresentação de propostas adequadas aos diferentes contextos escolares em que virão a integrar-se. O teste escrito permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos considerados indispensáveis.
Metodologia e provas de avaliação
Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (50%); intervenção nas aulas teórico/práticas (25%) e teste escrito (25%).
Regime de assiduidade
Os estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.
Bibliografia
Dicionário de História de Portugal, direcção de Joel Serrão, [2.ª edição], 6 vols, Porto, Figueirinhas, 1981. História de Portugal, direcção de José Matoso, vols III, IV e V, Lisboa, Estampa, 1993. Bibliografia específica COELHO, António Borges, Portugal na Espanha Árabe, Editorial Caminho, Lisboa, 2008. MATTOSO, José, A Identificação de um País. Ensaio sobre as origens de Portugal (1096-1325), 2 vols., Lisboa, 1985. PEREIRA, António dos Santos, Portugal. O Império Urgente (1475-1525), vol. 1 (Os Espaços, os Homens e os Produtos), vol. 2 (Quadros Mentais e Aspectos do Quotidiano), [Lisboa], Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003. VAZ, Francisco António Lourenço, Instrução e Economia. As Ideias Económicas no Discurso da Ilustração Portuguesa (1746-1820), Lisboa, Colibri, 2002.
|
|