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Didática das Ciências da Natureza

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: M12C10006    Sigla: DCN
Áreas Científicas: Didáctica Específica
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
M12C1 2 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisa o papel da educação científica no ensino básico, com base na teoria que sustenta as orientações didáticas actuais.
Reconhece e integra, nas suas perspectivas sobre as práticas, orientações que evidenciam o caráter dinâmico das ciências e as dimensões da construção do conhecimento científico.
Planifica as experiências de aprendizagem necessárias à construção dos conceitos e ao desenvolvimento das
competências específicas em ciências da natureza, tendo em conta as caraterísticas do alunos do 1º e 2º CEB.
Utiliza estratégias para a compreensão e análise das conexões ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, recorrendo, nomeadamente, ao uso de modelos, à resolução de problemas e ao debate e análise de casos reais
Formula soluções originais e criativas na conceção dos planos de actividades, na elaboração de materiais
pedagógicos e de instrumentos de avaliação, adequadas aos alunos.

Conteúdos programáticos

Introdução: As ciências e o ensino das ciências na escolaridade básica do 1º e 2º ciclos.

1- Organização e orientações curriculares para o ensino básico:
1.1- Conteúdo e justificação do currículo de ciências da natureza;
1.2- A ciência, a construção da ciência e o ensino das ciências;
1.3- Perspectivas de ensino e de aprendizagem das ciências - as estratégias e as experiências de aprendizagem:
(a) trabalho prático e laboratorial (investigações experimentais), (b) actividades de discussão, (c) resolução de problemas, (d) mudança conceptual.

2 – Organização do ensino/aprendizagem das ciências da natureza:
2.1- Planeamento e prática docente:
(a) análise e discussão sobre as orientações curriculares e programas;
(b) análise e avaliação de manuais escolares do 1º e 2º CEB.
2.2 – Concepção de projectos didáctico-pedagógicos visando a sua implementação prática nas escolas do 1º e 2º CEB.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta UC pretende-se que os estudantes aprofundem os conhecimentos sobre Didática do Estudo do Meio, tanto
ao nível da reflexão e do estudo teórico como ao nível da prática. Pretende-se, ainda, que prossigam o
desenvolvimento de competências que lhes permitam analisar criticamente diferentes mediadores curriculares,
conceber e concretizar situações de ensino favoráveis à aprendizagem dos temas científicos centrais dos
programas do ensino básico e problematizar questões de caráter pedagógico com base nos contributos das
ciências cognitivas, da história e epistemologia das ciências e da teoria do currículo. Procura- se conferir uma
visão mais alargada do que é aprender ciências, através da realização de pesquisas e investigações laboratoriais e
da vivência de outros processos da actividade científica, ou seja, aprender ciências como mais uma atividade
humana que partilha saberes com todo o universo do conhecimento.

Metodologias de ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica dos fundamentos da didáctica, actividades de discussão dos temas programáticos e elaboração de actividades práticas para o ensino no 1º e 2º CEB. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Análise e discussão de textos e documentos variados através de comentários em foruns online; b) Discussão orientada de temas sobre os recentes contributos da investigação em didáctica das ciências partir da literatura especializada; c) Análise e avaliação de materiais diversificados (manuais, sítios em www, entre outros; d) Planificação de actividades práticas e laboratoriais com ênfase nas várias dinâmicas da actividade científica; e) elaboração de materiais pedagógicos; f) Apresentação, discussão e auto e heteroavaliação das actividades com análise crítica das suas potencialidades educativas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A orientação metodológica desta UC, centrada nos estudantes e orientada para uma reflexão crítica do processo do ensino/aprendizagem das ciências, procura fornecer as ferramentas e instrumentos necessários à concretização dos programas oficiais de ciências quer seja na componente do Estudo do Meio (1º CEB), quer na componente de Ciências da Natureza (2º CEB). Daí que, um ponto de partida para o desenvolvimento das atividades tenham sido os programas oficiais e as orientações curriculares para o ensino básico na área das ciências Físicas e Naturais e outros recursos para ensinar ciências, como os manuais escolares. Estes foram objeto de análise e reflexão crítica, visando apreciar a sua adequação ao ensino e à aprendizagem das ciências nestes níveis de escolaridade.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é regular e sistemática e incidirá sobre os processos e produtos de trabalho, a saber:
- um teste individual (ponderação de 40%)
- um trabalho de grupo (ponderação 40%)
- participação de qualidade nas sessões presenciais (ponderação 20%).

Bibliografia

AFONSO, M.M. (2008). A educação científica no 1º ciclo do ensino básico. Das teorias às práticas. Porto: Porto
Editora.
CACHAPUZ, A., PRAIA J. & JORGE, M. (2002). Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa:
Ministério da Educação.
LEITE, C. e FERNANDES, P. (2003). Avaliação das aprendizagens dos alunos. Rio Tinto: Asa.
MILLER, R., LEACH, J. & OSBORNE, J. (2000). Improving Science education. The contribution of research.
Buckingham: Open University Press.
Revista de Educação http://revista.educ.fc.ul.pt/index.html
REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS http://reec.uvigo.es/index.htm
Revista Eureka: sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciências http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio
/HomRevRed.jsp?iCveEntRev=920
Revista Noesis http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/
Projeto Ciência Viva - http://www.cienciaviva.pt/

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