|
Modelos e Processos de Supervisão
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 1S
Código: |
SPFF04 |
|
Sigla: |
MPS |
Áreas Científicas: |
Formação Específica na Área de Especialização |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PGSPFF |
|
Plano_estudos_2016 |
1º |
6,0 |
25 |
162,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Com esta UC pretende-se promover a reflexão e compreensão dos modelos e processos de supervisão. O processo de supervisão é entendido como um processo de construção/reconstrução dos referenciais teóricos dos intervenientes, a partir dos conhecimentos emergentes da prática e o supervisor é encarado como o promotor de estratégias que irão desenvolver no estudante/professor/educador o desejo de uma prática reflexiva e continuada de autoformação e autoaprendizagem. São objetivos desta UC:
• Conhecer e caracterizar práticas e modelos de supervisão
• Perspetivar práticas de supervisão compatíveis com modelos de formação
• Assumir uma perspetiva crítica face a estratégias, métodos e técnicas de formação em contexto.
Conteúdos programáticos
Supervisão pedagógica – contextualização em contextos de educação e breve evolução do conceito.
Modelos de supervisão.
Relação do conceito de supervisão e o conceito de liderança.
Estabilização do conceito de supervisão.
Funções inerentes à ação do supervisor reflexivo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos da UC estão organizados de forma a permitir aos estudantes analisar compreensivamente a especificidade da intervenção em supervisão nos diferentes contexto educativos.
Os objetivos articulam-se com os conteúdos programáticos estabelecidos na medida em que permitem que os estudantes discutam e analisem os processos de supervisão em educação através dos múltiplos modelos de supervisão.
A discussão de experiências em contextos reais, permitirá construir saberes acerca das práticas de supervisão.
Metodologias de ensino
A metodologia de trabalho orienta-se fundamentalmente para a promoção de
aprendizagens experienciais e estímulo de competências de observação e reflexão
sobre essas experiências, de modo a conceptualizar as práticas com base nelas.
Assenta numa interação entre a reflexão sobre situações de prática docente e a fundamentação e aprofundamento teórico das temáticas em estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino propostas nesta UC assentam em processos de análise dos referenciais teóricos, partindo dos conhecimentos emergentes da investigação científica e situando-os nos contextos atuais de educação .
A UC estrutura-se com base no trabalho individual e no trabalho de grupo e/ou a pares, sendo solicitado aos estudantes que articulem os diferentes conhecimentos teóricos e experienciais abordados longo das sessões. Pretende-se promover a reflexão crítica em educação mediante espaços colaborativos de análise dos contextos reais.
Metodologia e provas de avaliação
Prevêem-se as seguintes modalidades de trabalho:
Debate de questões com base na leitura de textos indicados e preparados entre as sessões - 40%
Apresentação e discussão de reflexões produzidas pelos formandos – 20%.
Descrição sumária de uma situação de supervisão (selecionada da experiência profissional observada e/ou vivenciada) realizando uma reflexão fundamentada com base nos elementos teóricos disponibilizados no decorrer da unidade curricular – 40%.
Regime de assiduidade
Obrigatória
Bibliografia
Leal, A. & Henning, P. (2009). Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar. Brasil: Revista Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, 251-266.
Maio, N.; Silva, H. & Loureiro, A. (2010). A supervisão: funções e competências do superviso. EDUSER – Revista de Educação, Supervisão pedagógica, 37- 51, Vol. 2(1).
Oliveira-Formosinho, J.(2002). A supervisão na formação de professores I - da sala à escola. Porto: Porto Editora.
Paquay, L., Altet, M., Charlier, E. & Perrenoud, Ph.(Éds.) (1996).Former des enseignants professionnels: Quelles stratégies? Quelles compétences? Bruxelles: De Boec.
Perrenoud, Ph. (2002). A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed.
Sá-Chaves, I. (2002). Práticas de supervisão: Tempo e memórias de formação. Infância e Educação: Investigação e Práticas (Revista do GEDEI), 4.
Sá-Chaves, I. & Amaral, M. J. (2000). Supervisão refl exiva: a passagem do eu solitário ao eu solidário. In I. Alarcão (org.). Escola Reflexiva e Supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora, 79-95.
Sá-Chaves, I. (2000). Formação, conhecimento e supervisão: contributos nas áreas da
formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Sergiovanni, T. & Starrat, R. (2007). Supervision A redefi nition. Boston: MCGraw-Hill.
Legislação:
Decreto Regulamentar n.º 11/2008 de 23 de maio. D. R. n.º 99, Série I
Decreto Regulamentar n.º 1-A/2009 de 5 de janeiro. D. R. n.º 2, Suplemento, Série I
Decreto-Lei n.º 270/2009 de 30 de setembro. D. R. n.º 190, Série I
Decreto-Lei n.º 75/2010 de 23 de junho. D. R. n.º 120, Série I
Decreto Regulamentar n.º 2/2010 de 23 de junho. D. R. n.º 120, Série I
Decreto-Lei n.º 41/2012 de 21 de fevereiro. D. R. n.º 37, Série I
Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 26 de fevereiro. D. R. n.º 37, Série I
|
|