This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > SPFF06
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Formação e Desenvolvimento Profissional

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: SPFF06    Sigla: FDP
Áreas Científicas: Formação Específica na Área de Especialização
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PGSPFF Plano_estudos_2016 6,0 25 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,66

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC Formação e Desenvolvimento Profissional tem como objetivos gerais a compreensão das características e tendências de evolução do atual contexto sócio-económico, cultural e profissional, no qual a formação assume um papel determinante no desenvolvimento pessoal, social e profissional dos professores/educadores/formadores, no âmbito de um paradigma de Educação / Formação ao Longo da Vida. Pretende-se com esta UC promover a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento como processos contínuos ao longo da vida, tanto na perspetiva temporal como nos diferentes espaços e contextos em que ocorre: formais, não formais e informais. Procura-se potenciar a reflexão e a clarificação de conceitos, tendências e práticas que têm marcado os campos da formação de adultos e do desenvolvimento profissional de professores/educadores/formadores, de forma a promover a construção de quadros de referência que potenciem a intervenção formativa nos seus contextos profissionais. Procura-se contribuir para o desenvolvimento profissional de professores/educadores/formadores e para pensar as escolas e outras organizações educativas como organizações qualificantes, promovendo uma cultura de construção e valorização de projetos formativos.

Conteúdos programáticos

A sociedade contemporânea e os seus desafios
Educação e Formação de adultos: da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação de adultos, mutações sociais e práticas de formação
Formação e contextos de trabalho: desenvolvimento e reconhecimento de competências
Desenvolvimento profissional de professores: modelos e abordagens
A escola como organização qualificante e a formação inicial e contínua de professores
Das necessidades às potencialidades: a construção de projetos de formação estratégicos, coletivos e contextualizados.


Metodologias de ensino

As estratégias pedagógicas desenvolvem-se com base na articulação atividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários. O processo compreende pesquisa de informação, análise de textos, debate, discussão e apresentações orais. Está previsto o recurso a especialistas externos em algumas sessões de seminário.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na unidade curricular será objeto de avaliação contínua, o que pressupõe assiduidade de frequência às aulas (mínimo de 2/3 de presença) e será realizada com base na participação dos formandos no decorrer das sessões e na realização das atividades previstas. Pretende-se que os formandos realizem um trabalho de aprofundamento teórico sobre um dos temas do programa, que evidencie a sua reflexão sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.

Opções
Página gerada em: 2025-07-05 às 15:43:56 Última actualização: 2010-07-19