|
Formação e Desenvolvimento Profissional
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
SPFF06 |
|
Sigla: |
FDP |
Áreas Científicas: |
Formação Específica na Área de Especialização |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PGSPFF |
|
Plano_estudos_2016 |
1º |
6,0 |
25 |
162,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A UC Formação e Desenvolvimento Profissional tem como objetivos gerais a compreensão das características e tendências de evolução do atual contexto sócio-económico, cultural e profissional, no qual a formação assume um papel determinante no desenvolvimento pessoal, social e profissional dos professores/educadores/formadores, no âmbito de um paradigma de Educação / Formação ao Longo da Vida. Pretende-se com esta UC promover a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento como processos contínuos ao longo da vida, tanto na perspetiva temporal como nos diferentes espaços e contextos em que ocorre: formais, não formais e informais. Procura-se potenciar a reflexão e a clarificação de conceitos, tendências e práticas que têm marcado os campos da formação de adultos e do desenvolvimento profissional de professores/educadores/formadores, de forma a promover a construção de quadros de referência que potenciem a intervenção formativa nos seus contextos profissionais. Procura-se contribuir para o desenvolvimento profissional de professores/educadores/formadores e para pensar as escolas e outras organizações educativas como organizações qualificantes, promovendo uma cultura de construção e valorização de projetos formativos.
Conteúdos programáticos
A sociedade contemporânea e os seus desafios
Educação e Formação de adultos: da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação de adultos, mutações sociais e práticas de formação
Formação e contextos de trabalho: desenvolvimento e reconhecimento de competências
Desenvolvimento profissional de professores: modelos e abordagens
A escola como organização qualificante e a formação inicial e contínua de professores
Das necessidades às potencialidades: a construção de projetos de formação estratégicos, coletivos e contextualizados.
Metodologias de ensino
As estratégias pedagógicas desenvolvem-se com base na articulação atividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários. O processo compreende pesquisa de informação, análise de textos, debate, discussão e apresentações orais. Está previsto o recurso a especialistas externos em algumas sessões de seminário.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na unidade curricular será objeto de avaliação contínua, o que pressupõe assiduidade de frequência às aulas (mínimo de 2/3 de presença) e será realizada com base na participação dos formandos no decorrer das sessões e na realização das atividades previstas. Pretende-se que os formandos realizem um trabalho de aprofundamento teórico sobre um dos temas do programa, que evidencie a sua reflexão sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.
|
|