|  | Língua e Comunicação ProfissionalInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2020/2021 - 1S
| Código: | CS200021 |  | Sigla: | LCP |  
| Áreas Científicas: | Línguas e Literatura |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)Ao final da UC os alunos deverão estar aptos a:
 - Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente em atividades orais e escritas no ambiente profissional.
 - Compreender os tipos e as funções da comunicação verbal e não-verbal, promovendo o seu uso eficaz, em contextos profissionais e sociais.
 - Reconhecer e analisar a informação, os discursos específicos e o vocabulário próprio do seu contexto de intervenção profissional.
 
 Conteúdos programáticos1. Formas e Contextos da Comunicação Profissional 
 Comunicação oral e escrita, formal e informal
 Comunicação verbal e comunicação não-verbal
 
 2. A prática da Comunicação Profissional
 
 Atividades orais: debates, entrevistas de emprego, apresentações de projetos e trabalhos, comunicações em conferências.
 Atividades escritas: curriculum vitae, carta de apresentação e de motivações.
 
 
 Metodologias de ensinoA disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.
 Metodologia e provas de avaliaçãoO modo de avaliação inclui:
 Apresentação de grupo em público (componente oral): 25%
 Carta de apresentação (componente escrita): 25%
 Teste de avaliação global: 50%
 
 Regime de assiduidadeOs alunos em regime normal devem participar ativamente em pelo menos 75% das aulas.
Os alunos nos outros regimes podem ser avaliados exclusivamente através de um teste global e uma comunicação com powerpoint individual.
 BibliografiaAmaral, N. (2019). Impacto - Como comunicar em Público. Lisboa: Arena. 
Blanco, E. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Editorial Estampa.
 Bradbury, A. (2013). Como realizar apresentações com sucesso. Lisboa: Smartbook.
 Corraze, J. (1982). As comunicações não-verbais. Rio de Janeiro: Zahar.
 Davis, F. (1979). A comunicação não-verbal. 6. ed. São Paulo: Summus.
 Farinha, J. (2011). Psicologia da comunicação: manual pedagógico. Faro: UALG/ESEC.
 Fernandes, C e A. Campos (2005). Resumir é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
 Henriques, A. F. (2004) Comunicar com audiências... Segredos de especialistas? Editorial Presença.
 Pease, A. & Pease, B. (2017). Linguagem Corporal - O guia definitivo para a comunicação não-verbal. Lisboa: Pergaminho,
 Sanhá, F. (2006). A entrevista na óptica do entrevistado: fator decisivo no processo de seleção para emprego. Lisboa: Edições Ecopy.
 
 |  |