|  | Marketing CulturalInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2020/2021 - 1S
| Código: | CS30027 |  | Sigla: | MC |  
| Áreas Científicas: | Ciências da Comunicação |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: 
- Reconhecer a polissemia do termo cultura e as principais teorias associadas ao conceito.
 - Compreender as especificidades do setor cultural: economia da cultura, políticas públicas, criadores, instituições, intermediários e públicos.
 - Compreender a distinção entre o marketing cultural e os conceitos seus correlatos (marketing aplicado ao setor cultural, mecenato, patrocínio, etc).
 - Compreender as oportunidades e ameaças no desenvolvimento de estratégias de marketing cultural: para as empresas e para os públicos.
 - Compreender e aplicar os critérios de seleção de projetos culturais no âmbito das estratégias de marketing cultural em função dos resultados esperados.
 - Conceber projetos de âmbito cultural.
 
 Conteúdos programáticos1. definição de marketing, marketing cultural e conceitos correlatos 
2. o conceito de cultura no contexto da teoria social
 3. O setor cultural contemporâneo. O caso português.
 - economia da cultura
 - políticas públicas
 - criadores
 - instituições
 - intermediários
 - públicos
 4. As práticas do Marketing Cultural.
 - os objetivos para a empresa ou instituição
 - o processo privado de decisão do investimento
 - a associação da marca às atividades culturais
 - o ambiente político-legal
 5. Os projetos culturais.
 - Da concepção à avaliação
 6. Estudos de caso. Exercícios.
 
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCOs conteúdos programáticos seguem a mesma organização dos objetivos definidos. Os tópicos 1 e 2 dos conteúdos procuram dar resposta ao primeiro objetivo e os restantes quatro aos outros objetivos apontados. Metodologias de ensinoAs aulas serão divididas em secções teórico-práticas e práticas, de modo alternado, garantindo sempre sessões de cariz expositivo em que serão apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos. Acresce uma secção que propõe, a partir da leitura de textos ou análise de casos práticos relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate coletivo ou em grupo sobre essas questões, bem como a realização de exercícios de aplicação dos conceitos. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCConsidera-se que a metodologia expositiva seguida da participação dos estudantes na análise de documentos, casos práticos e exercícios, sempre orientada pela docente, contribuirá para o desenvolvimento das competências identificadas nos objetivos. O estudante terá a oportunidade de conhecer o pensamento teórico sobre os temas em análise e aprofundar a sua compreensão pela identificação e questões e obtenção de respostas e através da observação da sua aplicação em casos concretos. Acresce ainda o desenvolvimento das suas competências associadas à concepção de projetos de âmbito cultural. Metodologia e provas de avaliação1. Três trabalhos de grupo [60%] 
Reflexões críticas elaboradas após visitas a contextos ou participação em eventos culturais e artísticos seguindo um guião prévio.
 
 2. Teste de avaliação [40%]
 Avaliação de cariz individual.
 
 Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.
 
 Regime de assiduidadeParticipação dos estudantes regulares 
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise assim como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos e exercícios programados.
 
 Participação dos trabalhadores-estudantes
 Cada caso deverá ser negociado com a docente durante os primeiros 15 dias após o início das aulas.
 
 BibliografiaAAVV (s/d [várias]), A Indústria da Cultura. Lisboa: Meridiano.
AAVV (2003), Públicos da Cultura: Atas do Encontro organizado pelo Observatório das Atividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Lisboa: OAC.
 Adorno, Theodor (2003 [várias]), Sobre a Indústria da Cultura. Coimbra: Angelus Novus.
 Breton, Philippe; Proulx, Serge (1997), A Explosão da Comunicação. Lisboa: Bizâncio.
 Colbert, François (1993), Le Marketing dês Artes et de la Culture. Quebeque: Gaeten Morin Éditeur.
 Eagleton, Terry (2003 [2000]), A Ideia de Cultura. Lisboa: Temas e Debates.
 Hartley, John (2004 [2002]), Comunicação, Estudos Culturais e Media: Conceitos-chave. Lisboa: Quimera.
 Hesmondhalgh, David (2002), The Culture Industries. Londres: Sage.
 Melo, Alexandre (2002), O que é – Arte. Lisboa: Quimera.
 Mendes, José Vieira (1991), Marketing, Patrocínio e Mecenato. Lisboa: Texto Editora.
 Miège, Bernard (1989), The Capitalization of Cultural Production. Nova Iorque: International General.
 Reis, Ana Carla Fonseca (2003), Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: Teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Pioneira Thompson Learning.
 Reiss, Alvin H. (1997), Don’t Just Applaud – Send Money: The most successful strategies for funding and marketing the arts. Nova Iorque: TCG.
 
 
 Observações  |  |