|  | Tópicos de MatemáticaInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2022/2023 - 1S
| Código: | PA17 |  | Sigla: | TM |  
| Áreas Científicas: | Matemática |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)−	Compreender, de uma forma aprofundada, e mobilizar conceitos e procedimentos associados aos seguintes temas da Matemática:
o	Geometria e Medida
 o	Organização e Análise de Dados
 −	Resolver problemas geométricos, recorrendo a modelos, à visualização espacial e ao conhecimento sobre formas geométricas bi e tridimensionais, usando, nomeadamente, ambientes de geometria dinâmica
 −	Usar, adequadamente, conceitos, ferramentas e fórmulas para determinar medidas, mobilizando conhecimento aprofundado sobre sistemas e processos de medição
 −	Conhecer e aplicar criticamente ferramentas e técnicas estatísticas na resolução de problemas da realidade
 −	Interpretar e analisar criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas recorrendo, se adequado, a recursos tecnológicos
 
 Conteúdos programáticosGeometria e Medida
- Visualização e representação
 Planificação e construção de modelos
 Representações bi e tridimensionais
 Cálculo de volumes e áreas
 Perspetivas e projeções
 - Transformações geométricas
 Isometrias no plano
 Dilações e semelhanças
 Transformações geométricas em R3
 - Simetria
 Padrões e frisos
 Pavimentações regulares e arquimedianas
 Simetria em polígonos e poliedros
 - Problemas geométricos
 Organização e análise de dados
 - Técnicas de amostragem
 - Análise, representação e redução de dados
 - Características amostrais: medidas de localização e dispersão
 - Distribuições bidimensionais
 - Regressão linear
 - Problemas de organização e análise de dados
 
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCEsta UC visa a compreensão aprofundada e a mobilização de conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida e Organização e Análise de Dados. Os conceitos serão abordados de forma a incluir numerosas e variadas experiências de resolução de problemas, através das quais se perspetiva o desenvolvimento da capacidade de pensar matematicamente e se valoriza a compreensão e o aprofundamento de noções abrangentes e especializadas dos diferentes temas matemáticos acima referidos. Metodologias de ensinoO trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando o desenvolvimento das competências referidas anteriormente. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos e a resolução e discussão de problemas que permitam abordar os conteúdos referidos. Será privilegiado o recurso a ferramentas de geometria dinâmica para abordar os conteúdos relativos ao tema Geometria e Medida. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCA participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, pretende contribuir para o seu aprofundamento sobre temáticas da UC. Perspetivando este aprofundamento com compreensão, o trabalho a realizar nas sessões presenciais privilegiará a resolução de problemas.  Metodologia e provas de avaliaçãoA avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral. 
Assim, estes estudantes deverão: (i) participar nas atividades em aula (10%),(ii) realizar um teste escrito individual, cujos conteúdos se relacionam com os temas Geometria e Medida e Análise e Organização de Dados (50%); (iii) realizar um trabalho escrito que envolve a resolução de um problema e a produção do correspondente relatório escrito (40%).
 
 
 
 Regime de assiduidadeA avaliação será contínua, aplicando-se o Regime de Frequência e Avaliação em vigor na ESE/IPS. Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |  
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 |  |  
|  | Total: | 0 |  BibliografiaCaraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Enzensberger, M. H. (2000). O diabo dos números. Porto: Edições ASA.
 Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às probabilidades e estatística. Lisboa: Universidade Aberta.
 Graça Martins, M. E., Loura, L. & Mendes, F. (2007). Análise de Dados. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
 Jacobs, H. (2003). Geometry. New York: W. H. Freeman and Company.
 Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A. & Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.
 Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
 Veloso, E. (1998). Geometria: Temas actuais. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
 Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
 |  |