| 
 | 
                
                
                
Análise das Organizações no Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
| Código: | 
DESP03 | 
   | 
Sigla: | 
AOD | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências do Desporto | 
 
 
Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Apresentação:
 
 Do sistema das ciências infere-se quadros conceptuais, conhecimentos e métodos que permitem esclarecer a prática do exercício físico e do desporto, enquanto fenómenos sociais e culturais de relevância inquestionável na perspetiva do desenvolvimento humano.  As suas práticas materializam-se num conjunto de atividades de cariz formal e informal, enquadradas pelo sistema desportivo, contemplando a competição, o tempo livre, lazer e a recreação, desenvolvendo-se fundamentalmente, através de entidades e organizações desportivas.
 
 A analise do sistema desportivo nacional, tendo por base a sua complexidade, poderá ser realizada nas perspectivas social, económica, cultural e das organizações de índole desportiva, que se dispersam pelo conjunto dos territórios para aí realizarem no quadro do sistema desportivo, as mais variadas ações, estratégias ou missões. 
 
 Analisar e compreender como estas organizações funcionam e se comportam enquanto sistemas e quais as ferramentas e os métodos adequados à análise e/ou explicação do seu funcionamento, quer seja na vertente dos recursos humanos, económica ou ao nível das instalações e espaços, são importantes para a formação dos/as estudantes do curso de licenciatura em desporto.
 
 A compreensão do funcionamento das organizações desportivas e o contributo que estas transportam para o sistema desportivo é do mais elevado interesse para a formação graduada enquanto ciclo básico de estudos e de compreensão dos fenómenos da gestão do desporto que estão associados às organizações. O seu estudo na escala nacional e internacional é fundamental para a formação pessoal e profissional e tem por princípio a transmissão de conhecimentos e a resolução de problemas que decorrem no cruzamento dos domínios da gestão e das ciências do desporto.
 
 Objetivos:
 
 1. Aprender a terminologia utilizada no quadro dos conteúdos abordados no decorrer da unidade curricular.
 2. Compreender a gestão das organizações desportivas.
 3. Conhecer as características fundamentais das variáveis internas e externas implicadas na gestão das organizações desportivas.
 4. Dominar os métodos exploratórios e os instrumentos mais comuns que conduzem à análise e à síntese da explicação das organizações desportivas.
 5. Conhecer os fundamentos básicos e manifesta capacidade de descrição e de análise sobre as organizações desportivas.
 6. Elaborar produtos que demonstram como se utilizam os métodos e os instrumentos para descrever, analisar, compreender e explicar o funcionamento das organizações desportivas.
  
Conteúdos programáticos
1. HISTÓRIA DO DESPORTO
 1.1. O percurso geral da história do desporto: contextos e práticas
 1.2. História do desporto Internacional
 1.3. História do desporto em Portugal
 
 2. MOVIMENTO OLÍMPICO
 2.1. Evolução ao longo da história
 2.2. Programa Nacional de Educação Olímpica
 2.3. Curiosidades sobre o Movimento Olímpico, os Jogos Olímpicos e a participação portuguesa 
 
 3. PERSPETIVA SISTÉMICA E ORGANIZACIONAL DO DESPORTO
 3.1. Teoria e comportamento organizacional
 
 4. A MUDANÇA SOCIAL E A GESTÃO DO DESPORTO
 4.1. Análise do desporto enquanto atividade socioeconómica
 4.2. Abordagem sistémica e desporto
 4.3. Definição de ambiente organizacional
 
 5. ORGANIZAÇÃO DO DESPORTO NACIONAL
 5.1. A orgânica do sistema desportivo português
 5.2. A administração pública desportiva
 5.3. Atribuições e competências da administração desportiva 
 5.4. Atribuições e competências da administração pública desportiva local
 5.5. O desporto no contexto das autarquias locais
 
 6. ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS
 6.1. Comité Olímpico de Portugal
 6.2. Confederação dos Desportos de Portugal
 6.3. Federações e as Associações Desportivas
 6.4. Clubes Desportivos
 6.5. Outras entidades desportivas com e sem fins lucrativos
 
 7. PRINCIPAIS SUBSISTEMAS RELACIONADOS COM O DESPORTO
 7.1. Subsistemas abertos: atividade desportiva formal e informal
 7.2. Subsistemas fechados: desporto militar
 
 8. DESPORTO E AUTARQUIAS LOCAIS
 8.1. Plano de desenvolvimento desportivo local (Estudo de casos)
 
 9. ENQUADRAMENTO LEGAL DO DESPORTO
 9.1. Lei de bases da atividade física e do desporto (LBAFD)
 9.2. Regulamentação da LBAFD
 9.3. Legislação complementar
 
 10. A CARTA EUROPEIA DO DESPORTO - CONSELHO DA EUROPA
 10.1. O modelo europeu de organização do desporto
 10.2. Cartas; convenções; declarações; manifestos; recomendações e códigos internacionais relacionados com o desporto.
 
 11. NÍVEL DESPORTIVO E SITUAÇÃO DESPORTIVA
 11.1. O conceito de nível desportivo
 11.2. A análise da situação desportiva
 11.3. Elementos da situação desportiva
 11.4. Elementos desportivos
 11.5. Elementos paradesportivos
 11.6. Elementos extradesportivos
 11.7. Indicadores sociais/relação de prática desportiva
 
 12. POLÍTICA DESPORTIVA
 12.1. Conceito de política desportiva
 12.2. A matriz estratégica como instrumento de orientação política
 12.3. Metodologia da análise estratégica 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa/projeto, quer individual, quer em grupo, com vista ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese. Pretende-se, igualmente, desenvolver nos estudantes o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, através da discussão orientada de trabalhos de projeto, o ensino recíproco, o debate e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais. 
 
 Tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de raciocínio analítico e a apropriação de instrumentos relacionados com a gestão do desporto, os conteúdos programáticos são organizados numa perspetiva de complementaridade crescente ilustrados com exemplos práticos extraídos do sistema desportivo nacional. 
Metodologias de ensino
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza expositiva de apresentação de conteúdos e discussão de temas por parte dos estudantes, através de aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos. Nas aulas teórico-práticas a ênfase será dada na utilização de métodos demonstrativos e ativos, no ensino pela descoberta.
 
 No trabalho de projeto, privilegiar-se-á o ensino recíproco, o apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais. 
 
 O processo compreenderá: a) a exposição de temas pelo docente; b) a leitura e análise de textos científicos; c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A escolha das metodologias de ensino é efetuada com base nos objetivos de aprendizagem. Articulam-se aulas teóricas e práticas, sendo que as primeiras assentam num método expositivo e interrogativo, fazendo apelo a aquisição e aplicação de conhecimentos; as últimas procuram operacionalizar conceitos e basear-se em análise das organizações do desporto. 
 
 Privilegiar-se-á as metodologias ativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem de conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação às situações práticas.  
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação dos/das estudantes revestirá a forma de um processo continuado de produção de informações relevantes sobre os seus desempenhos académicos.
 
 Ao nível da Avaliação Formativa: 
 1. Práticas de interação com o/a estudante que permitam a reflexão sobre os seus processos de aprendizagem e o seu nível de desenvolvimento de competências (30%).
 2. Trabalho de Projeto (30%).
 
 Ao nível da Avaliação Sumativa: 
 1. Prova Escrita de Conhecimentos (40%)
 
 Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes. 
Regime de assiduidade
De acordo com o Regulamento das Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), versão 2021. 
Bibliografia
Anheier, H. K. (2005). Nonprofit organizations: Theory, management, policy. London: Routledge.
 
 Bilhim, J. (2001). Teoria organizacional: estruturas e pessoas. Lisboa: ISCS/UTL.
 
 Correia, A. et al (2019). Gestão do Desporto - Compreender para Gerir. Lisboa: Edições FMH. ISBN: 9727352364.
 
 Carvalho, A. (1994). Desporto e Autarquias Locais. Porto: Ed. Campo das Letras.
 
 Cunha LM (2007). Os Espaços do Desporto, Uma Gestão Para o Desenvolvimento Humano. Coimbra: Edições Almedina.
 
 Hoye, R. & Cuskelly, G. (2007). Sport Governance. Oxford: Elsevier.
 
 Slack, T. (1997). Understanding Sport Organizations. The Application of Organization Theory. Champaign: Human Kinetics.
 
 Teixeira, S. (1998). Gestão das organizações. Lisboa: McGrawHill.
 
 Terret, T. (2008). História do Desporto. Lisboa: Publicações Europa-América.
 
 Constantino, J. (1990). Políticas de desenvolvimento desportivo nas Autarquias. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.
 
 Cunha, P., Rego, A. & Cardoso, C. (2007). Tempos modernos: Uma história das organizações e da gestão. Lisboa: Edições Sílabo.
 
 Daft, R. (2002). Organizações – Teorias e projectos. SP: Thomson Pioneira.
 
 Pires, G. (1993), Situação Desportiva (Parte I), in Ludens, Vol. 13, n.º 2, Abr. -Jun, Ed. FMH/UTL, Lisboa.
 
 Pires, G. (1995), Mudança Social e Gestão do Desporto, in Ludens, Vol. 15, n.º 4, Out. - Dez., Ed. FMH/UTL, Lisboa.
 
 Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
 
 Pires, G. (2007). Agôn Gestão do Desporto – O Jogo de Zeus. Porto: Porto.
 
 Pires, G. (2005). Gestão do Desporto – Desenvolvimento Organizacional – Da Educação Desportiva à Alta Competição. Porto: APOGESD.
 
 Pires, G. (1988). Para um Projecto Multidimensional do Conceito de Desporto. Revista Horizonte, 5 (27), 101-104. Acedido de http://bibliotecas.utl.pt/cgi-bin/koha/opacdetail.pl?biblionumber=80 442.
 
 Slack, T. & Parent, M. (2006). Understanding sport organizations. Second Edition. USA: Human Kinetics. 
Observações
Os estudantes com estatuto especial, que não possam assistir a 80% das aulas, devem dar conhecimento desse estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos/as alunos/as implicados/as, de forma a permitir o acompanhamento da matéria e a respetiva avaliação contínua. 
  
             | 
                
            
                
 |