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Didática da Língua e da Literatura Portuguesas no 2.ºciclo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - A
Código: |
MEPHGP204 |
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Sigla: |
DLLP2 |
Áreas Científicas: |
Didáticas Especificas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEPHGP |
8 |
Planos de Estudo |
2º |
3,0 |
36 |
81,0 |
Nº de semanas letivas: |
30 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Mobilizar conhecimentos sobre desenvolvimento da linguagem e sobre didática.
• Transferir conhecimentos sobre língua, linguística e literatura para desenvolver capacidades e atitudes didáticas numa perspetiva profissional.
• Aprofundar o conhecimento de obras literárias para a infância e juventude, incluindo textos multimodais e experiências de literacia digital.
• Refletir criticamente sobre o ensino e a aprendizagem da Oralidade, da Leitura, da Escrita e do Conhecimento Explícito da Língua no 2º CEB.
• Analisar criticamente estratégias pedagógicas e didáticas de apoio ao ensino, à aprendizagem e à avaliação em língua materna e não materna.
• Planificar e implementar sequências de aprendizagem no 2º CEB.
Conteúdos programáticos
Princípios e documentos orientadores do ensino do Português
Instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo
Géneros textuais: orientações e estratégias de desenvolvimento
Oralidade: compreensão e expressão oral
-Géneros formais do oral
-Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da oralidade.
Escrita: leitura e escrita
- Compreensão de textos
- Literatura para a infância e textos multimodais
- Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da leitura e da escrita.
- Avaliação da leitura
- A avaliação da escrita
Da consciência linguística ao conhecimento explícito da língua
- Delimitação de conceitos: gramática, consciência linguística, conhecimento explícito de aspetos da fonologia, morfologia e sintaxe
- Alargamento da consciência lexical
- Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento do conhecimento gramatical
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC tem como finalidades desenvolver conhecimentos sobre língua, linguística e literatura para
consolidar o conhecimento didático da área do futuro professor do 2º CEB. Assim, os conteúdos programáticos incidem em temáticas essenciais da didática, como géneros textuais, aprendizagem e avaliação da oralidade, da in leitura e da escrita e do desenvolvimento do conhecimento explícito da língua.
Metodologias de ensino
A UC contempla sessões que configuram diferentes metodologias: (i) a leitura, análise e discussão de documentos normativos e orientadores doensino da língua e da literatura no 2.º ciclo; (ii) apresentação, discussão e sistematização de informação, com base em autores de referência; (iii)análise, seleção, elaboração, apresentação e discussão de sequências didáticas; (iv) Reflexão sobre as práticas e confronto com propostasdidaticamente fundamentadas. Serão utilizadas diferentes modalidades de trabalho, individual, a pares e/ou em grupo, incluindo tarefas a distância,com o recurso a plataformas digitais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Os estudantes deverão aprofundar e mobilizar conceitos básicos da didática da língua e da literatura, refletir criticamente sobre o ensino eaprendizagem dos diferentes domínios no 2.º ciclo e planificar e implementar sequências de aprendizagem. Assim, as atividades a desenvolver noâmbito desta UC que incluirão (i) leitura e discussão de textos de natureza normativa (orientações curriculares) e de natureza científica de autoresde referência, (ii) a exploração e análise crítica de materiais curriculares focados no ensino e na aprendizagem da língua e literatura portuguesas no2.º ciclo, e (iii) a planificação e implementação de sequências de aprendizagem permitir-lhes-á mobilizar e aprofundar conhecimentos fundamentaispara que possam analisar e refletir criticamente sobre o ensino e a aprendizagem da língua e da literatura, assim como planificar e implementarsequências fundamentadas, quer a nível científico, quer pedagógico-didático.
Complementarmente e a partir de problemáticas abordadas na UC, os estudantes deverão evidenciar competências de escrita académica, deexposição oral e discussão fundamentada; de leitura crítica e de pesquisa, seleção e organização da informação.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação contínua terá por base a construção em grupo (60%) de um portefólio reflexivo em formato digital, que incluirá uma componente de trabalho individual (40%): fichas de leitura e sínteses a partir de várias fontes e sequências didáticas.
Bibliografia
Costa, J. et. al.(2010). Guião de implementação do Programa de Português. Conhecimento Explícito. DGIDC.
DGE (2021). Aprendizagens Essenciais. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Pereira, L.A.& Cardoso, I. (2013). A sequência de ensino como dispositivo didático para a prendizagem da escrita num contexto de formação deprofessores. In Pereira & Cardoso (Eds.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Universidade de Aveiro.
Pinto, M. (2020).Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita. Revel-Revista Virtualde Estudos da Linguagem, 18(17).
Pinto, M. & Pereira, L. Á. (2016). Escrever para aprender: das conceções dos professores às práticas dos alunos. Revista Portuguesa de Educação,29(2), 109-139.
Silva, E. et al. (2011). Guião de implementação do Programa de Português. Leitura. DGIDC.
Silva, F. et al. (2011). Guião de implementação do Programa de Português. Oral. DGIDC.
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