|  | Pedagogia para  a InfânciaInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2021/2022 - 1S
| Código: | AF01 |  | Sigla: | PI |  
| Áreas Científicas: | Ciências da Educação |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)Esta Unidade Curricular (UC) assume-se como fundamental para a compreensão dos modos de “fazer pedagógico” em educação de infância, permitindo aos estudantes um conhecimento aprofundado do pensamento de pedagogos de referência para a educação de infância.
 Objetivos de aprendizagem
 . Conhecer, de uma forma aprofundada, os modos do “fazer pedagógico” em educação de infância, baseando-se em pedagogos de referência.
 . Compreender os contextos pedagógicos à luz dos conhecimentos construídos.
 . Mobilizar conhecimentos gerais sobre o agir em educação de infância mediante análise da literatura científica.
 Conteúdos programáticosOs modos do “fazer pedagógico” em educação de infância:
 Friedrich Froebel; Maria Montessori; Jonh Dewey; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Loris Malaguzzi; João dos Santos; Paulo Freire; modelos pedagógicos e curriculares inspirados pelas teorias construtivistas e socio-construtivistas: Movimento da Escola Moderna Portuguesa, Reggio Emilia e/ou HighScope
 
 
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCOs conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer os pedagogos de referência para a educação de infância, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos fundamentais da pedagogia para a educação de infância. 
 
 
 Metodologias de ensino
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
 -	Aulas de exposição de temáticas/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
 -	Aulas de análise de textos, exposição e discussão de trabalhos realizados pelos estudantes
 
 Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões presenciais e que analise e discuta os textos propostos e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC.
 
 
 
 Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCA articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza mais expositiva e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir pedagógico em educação de infância, favorecendo espaços de reflexão analítica.
 
 
 
 
 Metodologia e provas de avaliaçãoA avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e contemplará momentos de trabalho individual e de grupo, bem como atividades de expressão escrita e oral.
A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações:
 -	Assiduidade e participação –  10%
 -	Trabalhos realizados e apresentados em grupo, em contexto de sala de aula –  45%
 -	Trabalho individual realizado em contexto de sala de aula e de forma autónoma –  45%
 
 
 Regime de assiduidadeEspera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta os textos propostos e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).  BibliografiaAPEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância. Cadernos de Educação (publicação quadrimestral). Vários números. 
Branco, M. E. (2000). Vida, pensamento e obra de João dos Santos. Lisboa: Livros Horizonte. Bruner, J. (2000). Cultura da educação. Lisboa: Edições 70.
 Dewey, J. (2005). A Conceção Democrática da Educação. (M. A. Vieira, Trad.) Viseu: Livraria Pretexto.
 
 Edwards, C., Gandini, L., & Forman, G. (1999). As Cem Linguagens da Criança. A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed.
 
 Freinet, É. (1983) O itinerário de Célestin Freinet:: a expressão livre na Pedagogia Freinet. Lisboa: Livros Horizonte.
 
 Freire, P. (1971). Educação como prática da liberdade (3ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
 
 Freire, P. (2005). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa (31ª ed.).
 S. Paulo: Paz e Terra.
 
 Neves, M. C. (2006). Da vida na escola: histórias com crianças dentro. Porto : Asa.
 
 Niza, S. (2012). Escritos sobre Educação. (A. Nóvoa, F. Marcelino, & J. R. Ó, Edits.) Lisboa: Tinta-da-China.
 
 Nunes, A. (2002). Freinet, actualidade pedagógica de uma obra. Porto: Asa.
 
 Oliveira-Formosinho, J.; Kishimoto, T. M.; Pinazza, M. A., (2007). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado. Construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed.
 
 Palangana, I. (2001). Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vygotsky a relevância do social (5ª ed.). São Paulo: Summus Editora
 
 Pennac, D. (2009). Mágoas da escola. Porto: Porto Editora.
 
 Rohrs, H. (2010). Maria Montessori. Coleção Educadores. Recife: Editora Massangana
 Silva, C. V. (2020). A operacionalização do modelo Highscope em em 1º ceb: um estudo na escola-modelo em Portugal. Relatório da PES para obtenção do grau de mestre em EPE e ensino do 1º ceb. ISPA/ESEI Maria Ulrich. Lisboa
 
 Vygotsky, L. (1991). A formação social da mente. São Paulo. Livraria Martins Fontes Editora
 
 
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