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Dinâmicas de Envelhecimento

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: AF02    Sigla: DE
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 15 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves CerqueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Andreia Filomena Cerqueira   2,00
Patricia Arguello   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender o fenómeno do envelhecimento populacional nas sociedades ocidentais.
Compreender o processo de envelhecimento nos seus múltiplos factores e variáveis.
Dominar técnicas e cuidados básicos psicossociais que ajudem ao bem-estar da pessoa idosa.
Promover a cidadania activa da pessoa idosa e a sua inserção social.
Encaminhar e acompanhar a pessoa idosa a respostas sociais e serviços de apoio na comunidade.

Conteúdos programáticos

Perspectivas sociológicas sobre o envelhecimento nas sociedades ocidentais.
Perspectivas psicológicas sobre o self ao longo da vida e as mudanças que decorrem do processo de envelhecer (ciclo vital).
Os factores de crise associados à terceira/quarta idade e as influências socioculturais, assim como aspectos singulares da sua vivência.
Determinantes de saúde da pessoa idosa.
Problemas de saúde mais comuns.
Promoção de saúde da pessoa idosa – papel dos cuidadores informais.
Estímulos sociocognitivos e socioeducativos no processo de envelhecimento
O ócio e o tempo livre: dinâmicas de animação, cidadania e bem estar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos foram elaborados em estreita ligação com os objetivos do programa, permitindo avaliar no final de cada unidade se os mesmos estão a ser apropriados pelos estudantes e se estão a permitir que construam as aptidões e atitudes previstas, se é necessário reforçar algum tipo de conhecimento ou modificar a forma como estão a ser trabalhados. De referir ainda que os conteúdos apresentados são considerados relevantes, atendendo ao contexto local, regional, nacional e internacional nesta área do conhecimento.

Metodologias de ensino

Análise de documentos
Leitura de textos/extratos de trabalhos académicos/de investigação
Produção escrita de pequenos textos
Recurso a simulador do envelhecer
Jogo dramático (role play)
Discussão/debates em pequeno e grande grupo
Entrevista e construção da história de vida
Contacto com pessoas idosas e especialistas ligados a instituições da comunidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Procura-se investir em dinâmicas que considerem o estudante numa posição ativa, de construção do conhecimento e de atitudes adequadas face à pessoa idosa, pois as mesmas são estruturantes do papel profissional que se pretende que venham a exercer. Em todas as aulas se procura incluir a construção de situações práticas que estimulem a participação individual, a discussão e a reflexão em grupo. O contacto com pessoas idosas, nomeadamente construindo uma história de vida que será trabalhada ao longo das várias sessões, permitirá que os conteúdos se articulem naturalmente com a sua exploração de uma forma situada e contextualizada.

Metodologia e provas de avaliação

1- Fichas formativas (individual/40%):
Momento 1
Momento 2

2- Construção da história de vida de uma pessoa idosa (a pares) e respetiva análise e perspetiva de intervenção (40%):

3- Apresentação da História de Vida (20%)






Regime de assiduidade

A assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência nas aulas de aplicação, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 08:38:47 Última actualização: 2010-07-19