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Respostas Sociais de Apoio à FamÍlia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: AF08    Sigla: RSAF
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 15 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Isaura Fernanda Graça PedroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Isaura Pedro   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O programa desta Unidade Curricular pretende desenvolver uma perspetiva alargada da diversidade de contextos sociais em que se situam os sistemas familiares e o conhecimento de medidas, modelos, ações, direitos e técnicas de apoio à família, tendo por principais objetivos:

- Compreender a importância dos direitos humanos e localizá-los historicamente e na atualidade, identificando os que dizem respeito à família;
- Compreender e debater o conceito de necessidades básicas de vida e de bem estar social;
- Distinguir as diferentes perspetivas de Ação Social compreendendo a sua relação com as Políticas Sociais;
- Conhecer as bases do Estado de Providência e a sua importância face à exclusão social;
- Distinguir o que significa pobreza, privação e exclusão social, igualdade e equidade;
- Identificar, no âmbito das políticas sociais estatais, as que dizem respeito à família, percebendo quais as entidades governativas que intervêm sobre as questões da família;
- Conhecer os sistemas de proteção social à família;
- Identificar e diferenciar as diferentes respostas sociais apoiadas pela Segurança Social, bem como as regras que as regem;
- Identificar nas organizações sociais as respostas à família apoiadas pela Segurança Social;
- Relacionar as diferentes respostas sociais com as faixas etárias de maior vulnerabilidade social;
- Compreender as problemáticas da dependência social e equacionar formas de as superar;
- Contextualizar a abordagem sistémica da Família e o Modelo Ecológico de Desenvolvimento Humano nas famílias contemporâneas;
- Desenvolver estratégias de caraterização, intervenção e acompanhamento familiar.


Respeitando o artigo 6º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, a descrição do referencial de competências organiza-se de acordo com os domínios: conhecimentos, aptidões e atitudes.
No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:

No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:

CONHECIMENTOS
C1 Conhecimento da evolução histórica dos diferentes modelos de Ação Social;
C2 Conhecimento dos sistemas e âmbitos de proteção social à família;
C3 Conhecimento da intervenção social familiar dentro da abordagem sistémica e ecológica da pessoa e da família;
C4 Conhecimento de técnicas e dispositivos de caracterização e intervenção familiar.

APTIDÕES
AP1 Analisar e identificar apoios sociais à família na comunidade próxima e alargada;
AP2 Refletir sobre a instituição familiar atual e suas principais problemáticas;
AP3 Caracterizar e analisar os recursos da família face às suas necessidades de inclusão social;
AP4 Desenvolver respostas adequadas de mediação e acompanhamento de famílias;
AP5 Mobilizar e relacionar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares na compreensão e utilização dos conteúdos desta UC.

ATITUDES
AT1 Evidenciar autonomia e empatia na comunicação com a família e serviços de ação social;
AT2 Demonstrar capacidade de articular os diferentes meios, medidas e políticas sociais numa resposta integrada e assertiva face aos problemas identificados na família;
AT3 Evidenciar uma perspetiva educativa e comunitária no reconhecimento dos direitos sociais e na intervenção com as famílias.

Conteúdos programáticos

1. Abordagem ecológico-sistémica da família
1.1. Importância da relação pessoa-contexto
1.2. Sistemas e subsistemas em relação
1.3. Transformações e adaptações do sistema familiar
1.4. Qualidade dos contextos educativos locais
2. Dinâmicas de comunicação e regulação familiar
2.1. Distribuição e regulação de papéis familiares
2.2. Dinâmicas de comunicação na família
2.3. Regulação extrema nos processos educativos
2.4. Redes de suporte social e envolvimento escolar
3. Envolvimento da família na educação e aprendizagem dos filhos
3.1. Diferentes dimensões de uma parentalidade positiva
3.2. A formação de pais no âmbito da parentalidade
3.3. O envolvimento dos pais nas aprendizage dos filhos
3.4. A importân cia relação escola-família comunidade
3.5. Diferentes tiposde relação escola-família-comunidade
4. Respostas sociais e socioeducativas dirigidas à família
4.1. A proteção social à família – pobreza, exclusão social
4.2. Respostas educativas e culturais dirigidas à família
4.3. Os programas de educação e formação parental




Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos abordados promovem uma visão global das várias medidas e políticas sociais de apoio à família, bem como a informação básica necessária para a compreensão do sistema familiar à luz de problemáticas atuais, permitindo atingir os objetivos desta UC de forma integrada.

Metodologias de ensino

A gestão do programa desta UC e todo o seu processo de estudo e aprendizagem serão desenvolvidos através de métodos ativos e participativos:

- Análise e interpretação de documentos - artigos de investigação, artigos de imprensa, fotografias, representações artísticas da família, filmes e documentários;
- Produção escrita de pequenos textos de recensão crítica;
- Jogo dramático e jogo de papéis;
- Estudo de caso;
- Interpretação e construção de instrumentos de análise e avaliação familiar;
- Círculo de estudos e debate em pequeno e grande grupo;
- Feira de ideias e investigação intervencionista;
- Pesquisa descritiva (quantitativa e qualitativa);
- Criação de PIAF (Plano Individual de Apoio Familiar)
- Seminário sobre programas e práticas direccionadas ao bem estar familiar

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Tendo em conta o objeto de estudo desta UC, são privilegiados métodos ativos e participativos que permitem ao aluno situar-se de forma mais vivencial no seu processo de aprendizagem, num diálogo constante entre a sua realidade e uma perspetiva mais macroscópica dos fenómenos estudados. Concorrem igualmente para uma eficaz realização dos objetivos desta UC as técnicas de pedagogia da descoberta e a articulação entre o trabalho individual, de pequeno grupo e de grande grupo, oferecendo uma abordagem dinâmica e interativa das temáticas abordadas.

Devido ao surto COVID-19 as aulas teóricas e teórico-práticas presenciais foram substituídas por um ensino remoto, com realização de sessões/aulas síncronas realizadas através da Plataforma Colibri-Zoom no horário previsto para a Unidade Curricular. O acompanhamento ao trabalho autónomo dos alunos foi concretizado com tutorias nas Plataformas Colibri-Zoom, Teams e ainda através do correio eletrónico.
As dinâmicas de grupo presenciais foram substituídas por exercícios e role-playng concretizados nas sessões síncronas e em trabalho autónomo dos al

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua desta UC realiza-se em três modalidades complementares:

11. Texto de reflexão individual das aprendizagens realizadas na UC e das suas implicações para a atividade profissional em SFC (40%)
2. Trabalho de Grupo, 4 tarefas propostas em aula e apresentadas em PowerPoint(60%)


Regime de assiduidade

A regulação da assiduidade dos estudantes do CTeSP decorre do normativo de funcionamento destes cursos.

Bibliografia

Cruz, O. (2014, Março). Que Parentalidade? Comunicação apresentada na ação de formação Temas de Direito da Família e das Crianças. Lisboa: CEJ.

Garcês, I. M. & Baptista, F. (2001). Família e Intervenção Social. In L. F. Silva (org), Acção Social na Área da Família (pp.35-99). Lisboa: Universidade Aberta.

Hidalgo, M. V. (1998). Transición a la maternidade y la paternidade. In M. J. Rodrigo & J. Palacios (coords.), Familia y desarrollo humano (pp. 161--180). Madrid: Alianza Editorial.

Mata, L. & Pedro, I. (2021). Participação envolvimento das famílias – Construção de parcerias em contextos de educação de infância.
Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).

Rodrigo, M. J., & Palacios,J. (1998). Conceptos y dimensiones em el análisis evolutivo -educativo de la familia. In M. J. Rodrigo & J. Palacios (coords.), Familia y desarrollo humano (pp. 45-70). Madrid: Alianza Editorial.

Silva, A. P. & Esteves, J. (2012). Parentalidade Positiva. Lisboa: Cesis – Centro de Estudos para a Intervenção Socia

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