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Respostas Sociais de Apoio à FamÍlia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: AF08    Sigla: RSAF
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 21 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Isaura Fernanda Graça PedroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Gina Lemos   1,66
Isaura Pedro   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da UC, o/a aluno/a será capaz de:
1. Analisar a família numa perspetiva ecológico-sistémica do desenvolvimento humano;
2. Identificar as mudanças e as transformações implicadas na transição para a parentalidade;
3. Perspetivar fatores que influenciam positivamente o processo de transição para a parentalidade;
4. Reconhecer a importância e a complexidade da participação e envolvimento das famílias em contexto escolar;
5. Elaborar um plano de ação e materiais no âmbito de uma intervenção socioeducativa;
6. Pesquisar e analisar informação e refletir criticamente, mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática.

Conteúdos programáticos

1. Abordagem ecológico-sistémica da família
1.1. Família como contexto de desenvolvimento humano
1.2. Importância das relações pessoa-contexto
1.3. Sistemas e subsistemas em relação
2. Transição para a parentalidade
2.1. Processo de transição como situação de stress
2.2. Mudanças e transformações da parentalidade
2.3. Especificidade das características do/a filho/a
2.4. Fatores que influenciam positivamente o processo de transição
3. Participação e envolvimento das famílias em contexto escolar
3.1. Importância da participação e envolvimento das famílias
3.2. Complexidade da comunicação entre escolas e famílias
3.3. Participação e envolvimento dos pais em contexto familiar
3.4. Participação e envolvimento dos pais em contexto escolar
4. Planeamento, formação e intervenção socioeducativa
4.1. Análise de um Programa de formação com pais
4.2. Estratégias de intervenção com pais em contexto escolar
4.3. Elaboração de um plano de ação e materiais
4.4. Apresentação e análise dos trabalhos de grupo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos abordados promovem uma visão global das várias medidas e políticas sociais de apoio à família, bem como a informação básica necessária para a compreensão do sistema familiar à luz de problemáticas atuais, permitindo atingir os objetivos desta UC de forma integrada.

Metodologias de ensino

As aulas desta UC privilegiam o recurso a técnicas de aprendizagem ativa, passíveis de serem exploradas em atividades individuais e dinâmicas grupais, desenvolvidas no âmbito dos conteúdos programáticos (ex. chuva de ideias, atividades de autoconhecimento, dinâmicas de hetero-conhecimento, partilha de ideias em pequeno e grande grupo, debate, resolução de problemas em pequeno e grande grupo). O recurso ao método expositivo serve eminentemente o propósito de sintetizar ideias-chave sobre os conteúdos programáticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As técnicas de aprendizagem ativa a que metodologicamente é dado privilégio favorecem a apropriação das competências consideradas nesta UC como fundamentais para o futuro profissional de Serviço Familiar e Comunitário. Além disso, o método expositivo facilita a integração dos conceitos teóricos abordados na realidade quotidiana e/ou profissional.
Para a realização dos objetivos de aprendizagem, para além das metodologias supramencionadas são potenciadas as seguintes estratégias:
a) O acompanhamento tutorial, de modo a apoiar, orientar e aconselhar o/a aluno/a no seu percurso de aprendizagem. O acompanhamento tutorial pode ser desenvolvido no decorrer das aulas, em sessões específicas destinadas a esse fim, e/ou sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas;
b) A participação ativa e interessada por parte do/a aluno/a, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pela docente, participação em atividades extracurriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.

Metodologia e provas de avaliação

No regime de avaliação contínua estão previstos os seguintes elementos de avaliação:
a) Realização de duas tarefas de grupo, com apresentação oral à turma, sobre os pontos 2 e 4 do programa;
b) Reflexão individual sobre dois pontos do programa.
Cada tarefa de grupo tem um peso de 30%. Na reflexão individual, cada ponto do programa tem um peso de 20% na classificação final.


Regime de assiduidade

A regulação da assiduidade dos estudantes do CTeSP decorre do normativo de funcionamento destes cursos.

Bibliografia

Correia, L. M., & Serrano, A. (2013). Envolvimento parental na educação do aluno com necessidades educativas especiais. In Luís M. Correia (Org.). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. (2.ª edição revista e ampliada) (pp. 155-164). Coleção Necessidades Educativas Especiais. Porto Editora.

Cruz, O. (2014, março). Que parentalidade? Comunicação apresentada na ação de formação Temas de Direito da Família e das Crianças. CEJ, Centro de Estudos Judiciários.

Garcês, I. M. et al. (2001). Família e intervenção social. In L. F. Silva (Org.), Acção social na área da família (pp. 35-99). Universidade Aberta.

Hidalgo, M. V. (1998). Transición a la maternidad y la paternidad. In M. J. Rodrigo, & J. Palacios (Coords.), Familia y desarrollo humano (pp. 161-180). Alianza Editorial.

Lacasa, P. (2004). Ambiente familiar e educação escolar: A intersecção de dois cenários educacionais. In C. Coll, Álvaro Marchesi, Jesús Palacios et al. (Coord.) Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar (Vol. 2). (2.ª edição) (pp. 403-419). Artmed Editora.

Martín, E., & Mauri, T. (2004). As instituições escolares como fonte de influência educacional. In C. Coll, Álvaro Marchesi, Jesús Palacios et al. (Coord.) Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar (Vol. 2). (2.ª edição) (pp. 389-402). Artmed Editora.

Mata, L., & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias: Construção de parcerias em contextos de educação de infância. Ministério da Educação/ Direção-Geral de Educação (DGE).

Palacios, J., & Rodrigo, M. J. (1998). La familia como contexto de desarrollo humano. In M. J. Rodrigo, & J. Palacios (Coords.), Familia y desarrollo humano (pp. 25-44). Alianza Editorial.

Rodrigo, M. J., & Palacios, J. (1998). Conceptos y dimensiones em el análisis evolutivo-educativo de la familia. In M. J. Rodrigo, & J. Palacios (Coords.), Familia y desarrollo humano (pp. 45-70). Alianza Editorial.

Silva, A. P., & Esteves, J. (2012). Parentalidade positiva. CESIS, Centro de Estudos para a Intervenção Social.

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Página gerada em: 2024-04-19 às 20:45:46 Última actualização: 2010-07-19