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Sociedade e Saúde

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: AF09    Sigla: SS
Áreas Científicas: Sociologia e outros estudos
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 15 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Helena Maria Espada SimõesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,00
Ana Lúcia Caeiro Ramos   0,60
Ana Paula Gato   1,00
Helena Simões   2,00
Patricia Arguello   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Integra as dimensões biológica, psicológica e social na explicitação de conceitos na área da saúde.
• Identifica os determinantes da saúde e fatores que promovem a segurança dos indivíduos e das populações em geral e das famílias em particular.
• Identifica os construtos sociocognitivos (como as crenças, atitudes e representações sociais) presentes no universo da saúde.
• Analisa e reflete sobre problemáticas da saúde presentes na atualidade e no quotidiano das famílias.
• Discute ações de intervenção compatíveis com a ótica da promoção da saúde, da segurança e do bem-estar, para públicos específicos.

Conteúdos programáticos

• O conceito de saúde e seus determinantes
• Promoção da saúde e educação para a saúde - A educação para a saúde como estratégia de promoção da saúde
• Problemáticas da saúde da atualidade – perspetivas em confronto
• O processo educativo – complexidade do processo de aprendizagem e de mudança comportamental em saúde
• Estratégias e técnicas pedagógicas em educação para a saúde


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do campo de acção da promoção e educação para a saúde. Pretende-se assim desenvolver uma perspectiva abrangente e problematizadora dos conceitos de saúde, promoção da saúde e educação para a saúde, nas suas diferentes dimensões, aplicada a temas e problemáticas presentes no nosso quotidiano.

Metodologias de ensino

No sentido de dotar os estudantes com os quadros conceptuais que lhes permitam conhecer as ciências da saúde, compreender o seu papel na sociedade, desenvolver capacidades e atitudes para a prevenção e promoção da saúde a UC é organizada de forma modular com temas diferentes mas articulados entre si.
As aulas presenciais incluem sessões de índole teórica e teórico-prática, com exposição dialogada de conteúdos e sessões práticas de carácter diversificado. Na reflexão sobre diversos temas da saúde, pretende-se rentabilizar as vivências/experiências individuais em favor do entendimento das temáticas. O processo de aprendizagem incluirá atividades desenvolvidas de forma individual ou em pequeno grupo, incidindo sobre as seguintes situações de aprendizagem: pesquisas e análise de informação; participação em discussões ou debates; apresentação e comunicação; análise de propostas de intervenção na área da educação para a saúde; realização de atividades práticas com manipulação de materiais específicos.

Devido ao surto de COVID-19, as aulas presenciais, a partir do dia 12 de março, foram substituídas por tarefas de educação a distância, com recurso, designadamente, às plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino reflectem a diversidade de temas e abordagens dentro da educação para a saúde. A ênfase é colocada na realização de atividades práticas de natureza diversificada e na análise de estratégias e técnicas de educação para a saúde adequadas a contextos específicos e que permitam desenvolver de forma integradas as aprendizagens previstas.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e avaliação sumativa.
Avaliação contínua inclui a assiduidade e participação nos trabalhos desenvolvidos nas aulas, ao longo do semestre (10%).
Outros elementos de avaliação incluem:
Teste Individual - 30%;
Produtos resultantes das atividades desenvolvidas ao longo do semestre - 60%.
A classificação final resulta da média ponderada das classificações dos diferentes momentos de avaliação.

Os produtos de avaliação solicitados poderão, eventualmente, ser sujeitos a alteração devido ao surto de Covid-19.

Regime de assiduidade

Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de participação nas tarefas propostas na UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Bibliografia Principal

Barroso, A. & Rodrigues, M.;Educação para a saúde – Formação pedagógica de educadores de saúde., Formasau, 2005
Ewles, L. & Simnett, I.;Promoting Health: a practical guide (5th ed.)., Baillière Tindall, 2004
Neves, M. & Osswald, W.;Bioética simples., Verbo, 2014
Silva, L. F. (Org.);Promoção da Saúde, Universidade Aberta, 2002
Portal da Saúde da Comissão Europeia., 2014 (http://ec.europa.eu/health-eu/index_pt.htm)
Ministério da Saúde/Portal da Saúde., Obtido em setembro de 2014 (http://www.portaldasaude.pt/Portal/)
Programas de educação para a saúde/Direção Geral da Educação, Setembro de 2014 (http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaosaude/)
Rosa, I. & S. E C. B. Queiroz;Educar - Segurança!, IIE e ESE de Setúbal, 1995
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Página gerada em: 2024-04-19 às 16:59:13 Última actualização: 2010-07-19