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Contextos e Práticas de Apoio a Idosos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: AF11    Sigla: CPAI
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 15 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Patricia Arguello ArguelloResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Patricia Arguello   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar as necessidades da família face aos idosos que nela se integram.
Conhecer redes de apoio informal (família, vizinhos, amigos) aos idosos: valorizá-las e incentivá-las.
Identificar espaços de formação ao longo da vida, especialmente os que se destinam às pessoas idosas.
Compreender a necessidade de apoiar formal ou informalmente os prestadores de cuidados no seio familiar
Incentivar no seio familiar a ligação das várias gerações da família aos idosos
Identificar atividades de lazer, exercício e atividade física adequadas à população idosa
Propor atividades sociocognitivas e socioeducativas intergeracionais e para toda a famíli

Conteúdos programáticos

Redes de cuidados formais e informais: diferenças, semelhanças, complementaridade.
O voluntariado no apoio aos idosos e os idosos como voluntários.
As instituições/organizações de saúde de apoio aos idosos no sistema de saúde português – serviços hospitalares, cuidados de saúde primários, rede de cuidados continuados integrados, rede de cuidados paliativos e de saúde mental.
As especificidades dos idosos nas relações interpessoais e de cuidados Necessidades da família e de outros cuidadores informais que apoiam aos idosos.
O papel e estatuto dos cuidadores informais
Especificidades no atendimento ao idoso dependente (conforto, higiene e alimentação).
O acompanhamento de idosos aos serviços de saúde – relação com os profissionais de saúde.
Atividades e dinâmicas de estímulo sociocognitivo e socioeducativo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

É proposta uma interação dos estudantes com vários programas, projetos e contextos de apoio a idosos e com diferentes abordagens de intervenção, quer aquela que é proporcionada pelos técnicos quer pelos cuidadores informais. O contacto e interação com uma diversidade de profissionais, possibilitará o entendimento da mais valia do trabalho de equipa e o papel profissional destes técnicos. Considera-se que os conhecimentos são construídos articuladamente pela observação e compreensão das práticas, conduzindo os estudantes a uma apropriação mais motivadora e contextualizada.

Metodologias de ensino

O processo de aprendizagem incluirá:
1. Análise e leitura, por cada um dos grupos, de textos que enquadram teoricamente um dos contextos/práticas que irão ser visitados online pelos estudantes e respectiva apresentação à turma.
2. Seminários temático com a presença de profissionais e técnicos associados a vários contextos e práticas de apoio a idosos,
3. Testemunhos de técnicos, cuidadores e idosos, no contexto da sala de aula( Ensino a distancia - HEaD - Horas Presenciais com Streaming HPS)
4. Visita online a um contexto de apoio aos idosos para conhecimento global da instituição e para a realização de uma entrevista ao responsável e/ou a técnicos da instituição (estudantes organizados em grupos de 3).

Como medida de contenção da pandemia de COVID-19, as metodologias de ensino serão implementadas em ensino à distância HEaD e em horas presenciais com streaming HPS, utilizando-se para o efeito as plataformas Moodle (Como base agregadora de todos os materiais utilizados), Microsoft Teams (mais adequada como suporte para as metodologias de carácter expositivo) e Zoom (mais adequada à elaboração de trabalhos de grupo) e o correio eletrónico

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas e abordagens desenvolvidos nas aulas e a respectiva articulação com o conhecimento dos contextos e dos cuidadores formais e informais, constituem a metodologia central da UC, considerando-se que esta permitirá aos estudantes apropriarem-se dos objectivos da UC, começando assim a perspectivar as bases e as exigências do trabalho de serviço familiar e comunitário na área dos idosos.

Metodologia e provas de avaliação

A Metodologia terá em conta os seguintes elementos:
- Participação nos trabalhos das aulas e seminários: individual -15%
- Apresentação– pesquisa da temática escolhida: T grupo - 30%
- Relatório do contexto on-line/apresentação: T grupo - 25%
- Glossário: T individual 15%
- Reflexão individual 15%

Regime de assiduidade

A assiduidade dos estudantes rege-se por um minimo de 75% de frequência nas aulas de aplicação excentuando-se os estudantes com estatuto especial ( Artigo 24º do RFA)

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

Osório, A; Pinto, F. ;As pessoas idosas. Contexto social e intervenção educativa, Instituto Piaget, 2007
Fonseca, A ;O Envelhecimento, uma abordagem psicológica, Universidade Católica:Coleção: Campus do Saber - Nº8, 2006
Pereira, J., Lopes, M., Rodrigues, T. (Coord.). ;Animação sociocultural, Gerontologia, educação Intergeracional. Estratégias e métodos de intervenção para um envelhecimento ativo na terceira idade, Intervenção., 2015
World Health Organization ;World report on ageing and health. World Health Organization. [Online] (http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/186463/1/9789240694811_eng.pdf?ua=1)
Pereira, F (Coord);Teoria e prática da Gerontologia - Um guia para cuisadores de idosos, Psicosoma, 2012. ISBN: 978-972-8994-341

Bibliografia Complementar

Desmet, L.,M (Coord);Envelhecer no Estrangeiro: retalhos de vida, Centro Editorial/SCML, 2015. ISBN: ISBN: 978-989-81712-26-4
Fonseca, A;O Envelhecimento, uma abordagem psicológica, Universidade Católica:Coleção: Campus do Saber - Nº8, 2006, 2006
Matos Viegas, S.;Gomes,C.;A identidade na Velhice, Amabar, 2007. ISBN: 978-972-43-1261-3
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