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Ciência, Tecnologia e Sociedade
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | 
CL0003 | 
   | 
Sigla: | 
CTS | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências da Natureza | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
2 | 
Plano de Estudos | 
1º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Revela uma atitude científica sobre a realidade.
 Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
 Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
 Problematiza as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
 Avalia o impacto da atividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
 Analisa os impactos sociais da C&T na qualidade de vida dos indivíduos
 Analisa as origens e a evolução do conhecimento científico e tecnológico.
 Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.
  
Conteúdos programáticos
1. Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
 1.1. A natureza da Ciência e da Tecnologia: características da atividade científica.
 1.2. Interacções CTS - estudos de caso: questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação.
 2. Origens e evolução do conhecimento científico.
 2.1. Das ideias de mundo a um mundo de ideias: a fundação da ciência moderna.
 2.2. A ciência contemporânea: novas descobertas e invenções.
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Numa unidade curricular em que se pretende discutir e analisar uma conceção multidimensional de ciência, parece ser adequado apresentar não só assuntos e acontecimentos que evidenciem a dinâmica do conhecimento científico e tecnológico, como os que ilustram modos e instrumentos diversos que os cientistas utilizaram e usam, na atualidade, para fazer ciência. Com o objetivo de analisar questões atuais que constituem fonte de preocupação e controvérsia entre cientistas, políticos, empresas e grupos de cidadãos, reveladoras das influências recíprocas da ciência e tecnologia na sociedade, elegeram-se alguns problemas ambientais, da biomedicina e das comunicações. Procura-se conferir aos estudantes uma maior cultura científica que contribua para a apreciação dos bons e maus usos da ciência e da tecnologia e para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos desafios do quotidiano dos cidadãos. 
Metodologias de ensino
As aulas presenciais ou a distância incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades teórico-práticas sobre problemas atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários com especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse das/os estudantes. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos variados; b) Elaboração de resumos e comentários em foruns on-line; c) Discussão orientada de temas; d) Análise de casos a partir das interações CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em seminário f) Recolha, seleção e análise de dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos científicos básicos, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia-se a realização de atividades práticas e a abordagem e a discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem a construção do conhecimento científico e tecnológico e as interações que se estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados
 
  
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%.
 As/os estudantes que não participem no regime de avaliação contínua, realizarão um exame final elaborado nos moldes dos testes da unidade curricular.
 
  
Regime de assiduidade
Em todas as sessões presenciais teórico-práticas a assiduidade desejável é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%. As sessões teóricas não exigem frequência obrigatória, à exceção daquelas em que decorrerão os seminários, sendo também necessário o acompanhamento das atividades através da página da UC na plataforma interativa moodle. 
 As/os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde que acompanhem as atividades. Estas/es estudantes deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).
 
  
Bibliografia
Allègre, C (2005). Um pouco de Ciência para todos. Lisboa: Gradiva
 Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
 Coutinho, A. (2005). Ora então, vamos à vida! In Lago, Teresa e outros (2005). Despertar para a Ciência. As Conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
 Fiolhais, C., & Marçal, D. (2012). Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência. Lisboa: Gradiva.
 Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa: Gradiva. 
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