|  | Artes PerformativasInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2023/2024 - 2S
| Código: | CS100002 |  | Sigla: | AP |  
| Áreas Científicas: | Ciências da Comunicação |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)Ao final da UC os alunos deverão estar aptos a:
 - Identificar e perceber a dimensão performativa em diferentes contextos: no palco e na vida 'real'.
 -  Definir o que é performance e as funções da performance.
 - Dominar os conceitos basilares das artes performativas e aplicá-los na análise da performance social.
 - Compreender a performatividade humana nos contextos de intervenção social e profissional.
 - Entender o papel dos media tradicionais e dos novos media enquanto 'palco' para a performatividade humana.
 - Analisar algo como performance.
 
 
 Conteúdos programáticos1. Artes performativas e performance ‘real’
Os estudos da performance
 ‘É’ performance vs. ‘como’ performance
 Performance na 'vida real' vs. performance no palco
 Os tipos de performance
 As funções da performance
 
 2. O mundo é um palco: a performance na vida ‘real’
 O homem como única espécie dramática
 A representação e o espetáculo como dimensões estruturantes da vida ‘real’
 Atores e papéis sociais
 Sujeito e representação
 Performance e identidades
 A arte de administrar impressões
 
 3. Performance nos media tradicionais e nos novos media.
 Figuras públicas e performance: a vida como espetáculo meticulosamente encenado.
 Persona: a versão pública do ‘eu’.
 Persona enquanto identidade performativa nas redes sociais.
 
 
 Metodologias de ensinoA disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.  Metodologia e provas de avaliaçãoA modo de avaliação inclui: teste de aferição de conhecimentos (40%), exercícios em sala de aula (20%) e trabalho em grupo (40%).  BibliografiaAlexander, J. C.; Giesen, B.; Mast, J. L. (2006). Performance: Symbolic Action, Cultural Pragmatics, and Ritual. Cambridge: Cambridge University Press.
Burke, P. (1992). O Mundo como Teatro: Estudos de Antropologia Histórica. Lisboa: Difel.
 Debord, G. (1972). A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Afrodite.
 Goffman, E. (1993). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio D’Água.
 Marshall, P. D.; Moore, C. & Barbour, K. (2020). Persona studies – an introduction. Nova Jersey: Wiley Blackwell.
 Monteiro, P. F. (2010). Drama e Comunicação. Coimbra: Imprensa da Universidade de
 Coimbra.
 Schechner, R. (2013). Performance Studies: An Introduction. Londres e Nova Iorque: Routledge.
 Schechner, R. (2003). Performance Theory. Londres e Nova Iorque: Routledge.
 Turner, V. (1987). The Anthropology of Performance. Nova Iorque: PAJ.
 
 
 
 
 
 
 
 
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