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Atualidade nos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: CS100007    Sigla: AM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 54 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Milton Cappelletti   2,00
Ricardo Nunes   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da UC os alunos devem estar aptos a:

- Perceber o processo de construção da agenda noticiosa
- Compreender os diversos factores que condicionam o exercício do jornalismo
- Identificar as rotinas profissionais dos jornalistas
- Analisar criticamente os critérios que determinam a noticiabilidade dos acontecimentos
- Avaliar a relação entre jornalistas e fontes de informação
- Refletir sobre a atualidade noticiosa na era digital
- Reconhecer as especificidades e técnicas da linguagem jornalística para os meios impressos e digitais
- Refletir sobre conceitos essenciais da comunicação multimédia e as suas implicações nos processos produtivos
- Perceber os desafios e oportunidades da produção em ambiente multiplataforma e dos processos de convergência da informação

Conteúdos programáticos

1. A agenda noticiosa
Os constrangimentos que condicionam o funcionamento do campo jornalístico
Rotinas profissionais dos jornalistas
A relação entre as agendas política, pública e mediática
Critérios de noticiabilidade: os valores-notícia
Jornalistas e fontes de informação
Os tipos de acontecimentos
A atuaidade noticiosa na era digital

2. A linguagem jornalística
A notícia como narrativa
Jornalismo e as esferas do consenso, do desvio e da controvérsia
Jornalismo de referência vs. Jornalismo popular
A polémica da objetividade no jornalismo
Informação vs. Opinião
Enquadramento noticioso
Hard news e soft news

3. A escrita jornalística para os meios impressos
Elementos básicos da notícia
Caracterização e produção de entrevistas
Caracterização e produção de reportagem

4. Convergências e linguagens do Jornalismo em ambiente digitais
Evolução e caracterização do Jornalismo Digital
Desafios e contextos das lógicas multiplataforma e processos de convergência da informação
Produção, armazenamento e disseminação da informação em ambientes digitais
Jornalismo de Dados e Visualização de Informação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos permitem aos alunos conhecer o processo de construção da agenda noticiosa, reconhecer as especificidades da linguagem jornalística e aplicar estes conhecimentos à produção de textos jornalísticos conforme os objetivos estabelecidos para esta unidades curricular.

Metodologias de ensino

A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.

Devido ao surto de covid-19 e ao estado de emergência decretado em Portugal, as aulas a partir de abril são lecionadas à distância com a utilização de ferramentas como Moodle, Zoom e E-mail. As estratégias de ensino à distância (Ead) incluem sessões plenárias e tutoriais com grupos de trabalho em período síncrono com o horário de aulas. Todas as sessões e exercícios terão por base textos previamente disponibilizados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas permite aliar um conhecimento dos conceitos essenciais para a compreensão da construção da agenda noticiosa ao mesmo tempo que possibilita que os estudantes consolidem e apliquem estes conhecimentos à análise de casos práticos e a produção de conteúdos noticiosos.

Metodologia e provas de avaliação

O modo de avaliação inclui:

Teste de avaliação de conhecimentos (40%)
Exercícios em sala de aula (30%)
Redação de notícias (30%).

Regime de assiduidade

Não aplicável

Bibliografia

Canavilhas, J. (org.) (2014). Webjornalismo – 7 características que marcam a diferença. Covilhã: Labcom.

Correia, J. C. (2011). O admirável mundo das notícias. Covilhã: Labcom.

Deuze, M. (2012). Journalism and Convergence Culture. In Stuart, A. (2012). The Routledge Companion to News and Journalism. Londres: Routledge.

Fontcuberta, M. de (1999). A notícia: pistas para compreender o mundo. Lisboa: Editorial Notícias.

Fowler-Watt, K.; Jukes, S. (2020).New Journalisms - Rethinking Practice, Theory and Pedagogy

Gray, J., Bounegru, L., Chambers, L., European Journalism Centre., & Open Knowledge Foundation. (2012). The data journalism handbook. Sebastopol, CA: O'Reilly Media.

Jenkins, H., (2006). Convergence Culture . New York: New York University Press.

Kovach, B. e Rosenstiel, T. (2004). Os elementos do jornalismo: o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público exigir. Porto: Porto Editora.

López, M. (1995). Como se fabrican las noticias: fuentes, selección y planificación. Barcelona: Paidós.

Ricardo, D. (2010). Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística. Lisboa: Casa das Letras.

Schudson, M (2011). The Sociology of the News. Nova Iorque e Londres: W.W. Norton & Company.

Sousa, J. P. (2000). As notícias e os seus efeitos. Coimbra: MinervaCoimbra.

Sousa, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.

Stuart, A. (2012). The Routledge Companion to News and Journalism. Londres: Routledge.

Traquina, N. (2002). O que é jornalismo. Lisboa: Quimera.

Wahl-Jorgensen, K. & Hanitzsch, T. (2009). The Handbook of Journalism Studies. Nova Iorque & Londres: Routledge.

Zelizer, B. (2016). What Journalism could be. Nova Iorque: Politybooks.

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Página gerada em: 2024-04-18 às 23:03:47 Última actualização: 2010-07-19