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Atualidade nos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: CS100007    Sigla: AM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 53 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Milton Cappelletti   2,00
Ricardo Nunes   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da UC os alunos devem estar aptos a:

- Perceber o processo de construção da agenda noticiosa
- Compreender os diversos factores que condicionam o exercício do jornalismo
- Identificar as rotinas profissionais dos jornalistas
- Analisar criticamente os critérios que determinam a noticiabilidade dos acontecimentos
- Avaliar a relação entre jornalistas e fontes de informação
- Refletir sobre a atualidade noticiosa na era digital
- Reconhecer as especificidades e técnicas da linguagem jornalística para os meios impressos e digitais
- Refletir sobre conceitos essenciais da comunicação multimédia e as suas implicações nos processos produtivos
- Perceber os desafios e oportunidades da produção em ambiente multiplataforma e dos processos de convergência da informação

Conteúdos programáticos

1. A agenda noticiosa
Os constrangimentos que condicionam o funcionamento do campo jornalístico
Rotinas profissionais dos jornalistas
A relação entre as agendas política, pública e mediática
Critérios de noticiabilidade: os valores-notícia
Jornalistas e fontes de informação
Os tipos de acontecimentos
A atuaidade noticiosa na era digital

2. A linguagem jornalística
A notícia como narrativa
Jornalismo e as esferas do consenso, do desvio e da controvérsia
Jornalismo de referência vs. Jornalismo popular
A polémica da objetividade no jornalismo
Informação vs. Opinião
Enquadramento noticioso
Hard news e soft news

3. A escrita jornalística para os meios impressos
Elementos básicos da notícia
Caracterização e produção de entrevistas
Caracterização e produção de reportagem

4. Convergências e linguagens do Jornalismo em ambiente digitais
Evolução e caracterização do Jornalismo Digital
Desafios e contextos das lógicas multiplataforma e processos de convergência da informação
Produção, armazenamento e disseminação da informação em ambientes digitais
Jornalismo de Dados e Visualização de Informação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos permitem aos alunos conhecer o processo de construção da agenda noticiosa, reconhecer as especificidades da linguagem jornalística e aplicar estes conhecimentos à produção de textos jornalísticos conforme os objetivos estabelecidos para esta unidades curricular.

Metodologias de ensino

A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.

Devido ao surto de covid-19 e ao estado de emergência decretado em Portugal, as aulas a partir de abril são lecionadas à distância com a utilização de ferramentas como Moodle, Zoom e E-mail. As estratégias de ensino à distância (Ead) incluem sessões plenárias e tutoriais com grupos de trabalho em período síncrono com o horário de aulas. Todas as sessões e exercícios terão por base textos previamente disponibilizados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas permite aliar um conhecimento dos conceitos essenciais para a compreensão da construção da agenda noticiosa ao mesmo tempo que possibilita que os estudantes consolidem e apliquem estes conhecimentos à análise de casos práticos e a produção de conteúdos noticiosos.

Metodologia e provas de avaliação

O modo de avaliação inclui:

Teste de avaliação de conhecimentos (40%)
Exercícios em sala de aula (30%)
Redação de notícias (30%).

Regime de assiduidade

Não aplicável

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 13:32:20 Última actualização: 2010-07-19