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Comunicação Empresarial

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: CS100009    Sigla: CE
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 46 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Independentemente dos objetivos que as instituições persigam, os futuros profissionais devem conhecer as
condições básicas do seu funcionamento, enquadrando a atividade empresarial /comunicativa em contextos globais relacionados com a atual sociedade de consumo de produtos/imagens.
Esta unidade curricular (UC) pretende contribuir para alargar os conhecimentos no domínio da comunicação
empresarial (CE), facilitando a integração dos estudantes em contexto laboral de futuros jornalistas e técnicos
de comunicação (Com.).
Pretende munir os estudantes dos conceitos e instrumentos básicos para o exercício de atividades específicas
em Marketing (MKT) com uma componente aprofundada na CE.
Do vasto leque de competências específicas que o estudante deve atingir no final da frequência desta UC
destacam­-se os conhecimentos técnicos em organizações com e sem fins lucrativos, funções, características, fases de desenvolvimento, intervenientes, técnicas e condições de utilização.

Programa

1. Introdução e evolução histórica da CE
2. Conceito de gestão de Mkt (conceito, conceitos de gestão, mkt estratégico e mkt­mix)
3. Meio envolvente de Mkt (análise do microambiente, análise do macro ambiente, Análise SWOT)
4. Análise do comportamento e processo de compra e consumo
5. Gestão da comunicação (Com) de Mkt: funções, alvos e objectivos da Com., estratégias de Com., Plano de
Com. e elementos básicos da construção da Imagem Corporativa, Mix de Com. ­ publicidade, relações públicas,
promoção de vendas, merchandising, mkt direto e venda pessoal (conceitos fundamentais, funções e
objectivos)
6. Ferramentas da Com. Empresarial: suas especificidades, objectivos, alvos, públicos, actividades, principais
técnicas, estratégias, definições e conceitos fundamentais ­ destaque para as Campanhas Publicitárias, os
Mass media, ferramentas de Com. de Mkt, Patrocínio e Mecenato.
7. Tendências de Com. com os públicos
8. Limites éticos e legais em CE


Métodos de Ensino

Temáticas a abordar organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico­prático
com ênfase em métodos activos.Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos,
realização de exercícios, leitura, análise, interpretação e discussão de textos sobre elementos de com.,
elaboração e apresentação de textos, incluindo comentários críticos, apresentação e discussão de
trabalhos.Emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo,
com destaque para o recurso a estudos de caso, que podem implicar o visionamento de materiais de diversa
índole.Recurso à aprendizagem em B­Learning através de plataforma de ensino a distância.No que respeita à
avaliação, pretende­se auscultar o nível de aprendizagem atingido quer a nível individual através da realização
de prova escrita quer a nível grupal pela elaboração e apresentação em seminário de um trabalho de grupo em
que se aplicam os conhecimentos adquiridos em contexto real

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Da lista de obras aconselhadas, destacam­se pelo menos as seguintes:
From the list ofrecommended works stand out at least the following:
. Caetano, Joaquim, Rasquilha, Luís (2005) Gestão da comunicação, Quimera, 2ª ed.
. Lendrevie, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente (2008) Mercator XXI, Teoria e Prática do
Marketing, Publicações D. Quixote, 11ª Ed., Lisboa.

Opções
Página gerada em: 2024-06-04 às 17:58:50 Última actualização: 2010-07-19