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Comunicação Empresarial
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
CS100009 |
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Sigla: |
CE |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Alcina Velho Dourado da Silva | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Independentemente dos objetivos que as instituições persigam, os futuros profissionais devem conhecer as
condições básicas do seu funcionamento, enquadrando a atividade empresarial /comunicativa em contextos globais relacionados com a atual sociedade de consumo de produtos/imagens.
Esta unidade curricular (UC) pretende contribuir para alargar os conhecimentos no domínio da comunicação
empresarial (CE), facilitando a integração dos estudantes em contexto laboral de futuros jornalistas e técnicos
de comunicação (Com.).
Pretende munir os estudantes dos conceitos e instrumentos básicos para o exercício de atividades específicas
em Marketing (MKT) com uma componente aprofundada na CE.
Do vasto leque de competências específicas que o estudante deve atingir no final da frequência desta UC
destacam-se os conhecimentos técnicos em organizações com e sem fins lucrativos, funções, características, fases de desenvolvimento, intervenientes, técnicas e condições de utilização.
Programa
1. Introdução e evolução histórica da CE
2. Conceito de gestão de Mkt (conceito, conceitos de gestão, mkt estratégico e mktmix)
3. Meio envolvente de Mkt (análise do microambiente, análise do macro ambiente, Análise SWOT)
4. Análise do comportamento e processo de compra e consumo
5. Gestão da comunicação (Com) de Mkt: funções, alvos e objectivos da Com., estratégias de Com., Plano de
Com. e elementos básicos da construção da Imagem Corporativa, Mix de Com. publicidade, relações públicas,
promoção de vendas, merchandising, mkt direto e venda pessoal (conceitos fundamentais, funções e
objectivos)
6. Ferramentas da Com. Empresarial: suas especificidades, objectivos, alvos, públicos, actividades, principais
técnicas, estratégias, definições e conceitos fundamentais destaque para as Campanhas Publicitárias, os
Mass media, ferramentas de Com. de Mkt, Patrocínio e Mecenato.
7. Tendências de Com. com os públicos
8. Limites éticos e legais em CE
Métodos de Ensino
Temáticas a abordar organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teóricoprático
com ênfase em métodos activos.Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos,
realização de exercícios, leitura, análise, interpretação e discussão de textos sobre elementos de com.,
elaboração e apresentação de textos, incluindo comentários críticos, apresentação e discussão de
trabalhos.Emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo,
com destaque para o recurso a estudos de caso, que podem implicar o visionamento de materiais de diversa
índole.Recurso à aprendizagem em BLearning através de plataforma de ensino a distância.No que respeita à
avaliação, pretendese auscultar o nível de aprendizagem atingido quer a nível individual através da realização
de prova escrita quer a nível grupal pela elaboração e apresentação em seminário de um trabalho de grupo em
que se aplicam os conhecimentos adquiridos em contexto real
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Da lista de obras aconselhadas, destacamse pelo menos as seguintes:
From the list ofrecommended works stand out at least the following:
. Caetano, Joaquim, Rasquilha, Luís (2005) Gestão da comunicação, Quimera, 2ª ed.
. Lendrevie, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente (2008) Mercator XXI, Teoria e Prática do
Marketing, Publicações D. Quixote, 11ª Ed., Lisboa.
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